Gonçalo Ribeirinho dos Santos's profile

Estúpido é não me lembrar - Young Lions 2013

"Foi óptimo, estúpido é não me lembrar"
 
RESUMO DO PROBLEMA
O consumo desregrado de bebidas alcoólicas (binge drinking) por parte dos jovens tem vindo a aumentar nos últimos tempos em Portugal, com forte adesão à moda do botellon, uma modalidade mais económica de consumo.
A mudança na lei que rege o consumo e a venda de álcool (em particular na fixação da idade mínima de 18 anos para o consumo de bebidas destiladas e as medidas de sanção associadas à venda a menores), surge como uma oportunidade para abordar publicamente este assunto, alertando e informando o público, numa perspectiva de prevenção.
 
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
O principal objectivo de comunicação desta campanha é informar e alertar os jovens para que tomem consciência dos malefícios do binge drinking, e paralelamente informar e justificar a mudança da lei.
A comunicação, cuja mensagem principal é “Álcool na adolescência é sinal de pouca inteligência”, será veiculada através do meio Outdoor, com uma rede de mupis de cartazes multi-tema.
Esta proposta toma a opção estratégica de se dirigir a dois targets distintos: por um lado, os jovens adolescentes, por outro, os adultos responsáveis, como pais e educadores, bem como comerciantes do canal HORECA.
A mensagem transmitida terá um conteúdo similar, mas a linguagem e a forma serão distintas para melhor se adequarem a cada um dos targets, numa relação sinergética que incrementa a consciencialização geral para o problema.
 
PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS
O target Jovens:
Após uma breve análise dos dados correspondentes ao consumo de álcool em Portugal, no que diz respeito aos jovens, rapidamente se tornou claro que a abordagem teria de ser feita por um prisma mais emocional e afectivo. Este público é pouco receptivo a mensagens em tom paternalista. Desta forma, o conceito criado em torno das peças que comunicam com este target, procura estabelecer uma relação com o mesmo, utilizando a sua própria linguagem integrada num grafismo moderno, com vários níveis de leitura e, por isso mesmo, mais interessante do ponto de vista dos jovens.
São peças que remetem para uma história, pela qual a maioria já passou. Aliado ao sentimento Carpe Diem que estes jovens tanto defendem e prezam, procura-se fazer alusão a determinados momentos pelos quais eles nutrem especial gosto – finais de tarde com amigos no verão e saídas à noite.
Estas peças, são dotadas de um tom irreverente e uma forma directa, pois o objectivo é que, ao serem confrontados pelas mesmas, sintam a necessidade de reflectir sobre este assunto. Estas mensagens, “não-paternalistas” permitem o estabelecimento de uma ponte mais eficaz, sem deixar de conter um carácter informativo relevante que lhe confere ao mesmo tempo seriedade e credibilidade.
O target adultos responsáveis:
A peça dirigida aos adultos, embora complementar às anteriores, contém mais informação e esta é transmitida de uma forma mais racional. Continua a chamar a atenção pois utiliza a irreverência/choque da imagem aliada a uma mensagem mais neutra/informativa por forma a criar um equilíbrio emocional/racional sem provocar rejeição e mantendo o mesmo registo de frontalidade e seriedade que caracteriza esta campanha.
 
CONCLUSÃO
Esta proposta, composta por três peças distintas, veicula o mesmo conceito e todas as peças são facilmente identificadas como fazendo parte da mesma campanha. A dupla leitura que as caracteriza, o lettering irreverente, a frontalidade e ironia, fazem com que esta campanha chegue a cada target com a força ideal e de uma forma eficaz. As mensagens são claras e provocantes e oferecem uma nova abordagem à questão do álcool, tanto para os jovens como para os adultos responsáveis. 
Estúpido é não me lembrar - Young Lions 2013
Published:

Estúpido é não me lembrar - Young Lions 2013

Trabalho apresentado a concurso na edição de 2013 dos Young Lions Portugal na categoria Roger Hatchuel Academy.

Published: