Rebeca de Oliveira's profile

Vela aromática (passo a passo)

Cliente: Blog de artesanato 
Trabalho: Descrição de tutorial (passo a passo) e dicas 
Conteúdo: Velas aromáticas 


COMO FAZER VELA AROMATIZADA:
TUTORIAL COMPLETO E RÁPIDO

Aprender como fazer vela aromatizada, além de ser encantador, promove um jeito maravilhoso para passar momentos especiais, seja no trabalho ou em casa. A depender da fragrância, muitas sensações são estimuladas e o cheiro pode influenciar bastante as pessoas no ambiente onde a vela foi acesa, por isso é tão importante saber escolher as fragrâncias, sejam elas essências sintéticas ou óleos essenciais.

Outro ponto igualmente importante é o formato, a cor e a textura que a vela terá, sem falar na qualidade que ela precisa ter para durar bastante. Desse modo, vai ficar fácil aproveitar os seus benefícios, tanto os terapêuticos quanto os criativos. Fazer essas velas é uma arte e, provavelmente, você irá se encantar com o processo de feitura e com o uso diário dessas velinhas perfumadas.

* Como fazer vela aromatizada * 

A seguir, aprenda a fazer uma vela aromatizada de maneira simples e prática.

Além disso, os materiais são muito acessíveis e dá para aproveitar os benefícios na primeira tentativa.

Materiais necessários:

- Parafina em flocos;
- Essência ou óleo essencial;
- Hashis (talher japonês) ou pregador de roupa;
- Pavios;
- Moldes ou copinhos de vidro, ou até mesmo outros tipos de recipientes;
- Arranjos para decoração (opcional).

1º Passo: derreta a parafina em banho-maria e, de preferência, em uma panela esmaltada.

Atente-se ainda para o fato de que a parafina é um produto inflamável e, por isso, deve ser derretida em banho-maria.

2º Passo: prenda o pavio entre dois hashis ou prenda-o com um pregador de roupa, no centro do molde escolhido.

Ao invés do molde, pode-se usar também um copinho de vidro ou outro tipo de recipiente.

3º Passo: despeje a parafina no recipiente escolhido, com o pavio no meio.

4º Passo: coloque o óleo essencial ou uma essência da sua preferência na parafina que foi despejada e ainda está mole.

5º Passo: só retire o pregador do pavio quando a parafina endurecer novamente e, se for tirar a vela do molde, enfeite-a e decore à vontade (use arranjos, cordões, tecidos, etc.).

O processo de endurecimento da parafina também é conhecido como a fase na qual a vela seca.

Essa etapa demora cerca de 20 a 30 minutos, então, manter o pavio no lugar é indispensável e os itens mencionados servem bem para essa função.

Dica: para transformar velas comuns em velas aromáticas, basta apenas despejar algumas gotas de óleo essencial na cera derretida em volta do pavio.

A chama da vela irá espalhar no ambiente o aroma desejado, então, aproveite a dica ou faça a sua vela aromática artesanal para experimentar agora mesmo.

Veja o vídeo do tutorial completo: https://www.youtube.com/watch?v=WGbrB090vZc

* Onde colocar vela aromatizada? * 

A vela aromatizada pode ser colocada em vários cômodos diferentes da casa, mas o banheiro, a sala de estar/jantar e o quarto, são os principais.
Pode-se dividir ou categorizar os suportes, as escolhas de aroma e a decoração das velas, conforme o ambiente onde ela estar.

Só que muitos aspectos são gerais e podem servir para mais de um cômodo, no entanto, perceba algumas possibilidades por partes. 

No banheiro, as velas podem ser colocadas em recipientes que sejam do mesmo material de outros itens decorativos no ambiente, assim fica mais fácil deixar o espaço harmônico.

Um copinho de vidro ou vasinhos de barro ou cerâmica caem muito bem, por exemplo, por cima de suportes de madeira ou junto com outros vitrais.

As fragrâncias cítricas, como é o caso do cheiro de limão siciliano e do pinho, dão uma sensação ainda maior de frescor.

Além disso, o banheiro iluminado somente por velas vai transformar o ambiente em um verdadeiro SPA, ficando mais intimista e aconchegante.

Coloque as velas em nichos, prateleiras ou na própria pia do banheiro, em cima de algum suporte.

O mesmo cabe para a sala, que pode possuir nichos e prateleiras, mas também pode ter uma mesa, uma estante e outros apoios para serem usados como base para as velas.

O ideal é combinar a decoração da vela aromática com o ambiente em geral e colocá-las de acordo com a ocasião.

Por exemplo, se for fazer um jantar romântico, experimente fazer um centro de mesa com um castiçal para pôr as velas, deixando a iluminação menos intensa.

Contudo, se for fazer uma refeição com a família, deixe o ambiente mais iluminado e se atente aos aromas para não causar nenhum mal estar em alguém.

Afinal, nem todo mundo gosta de determinados aromas.

Velas dentro de garrafas de vidro, grandes ou pequenas, ficam muito charmosas, assim como as velas que ficam flutuando na água, em vasos ou copos.

No quarto, então, não é diferente.

É possível colocar as velas para complementar objetos decorativos, como vasos de flores, estatuetas, porta-retratos, entre outros.

Aposte em um aroma suave nos quartos, como o de rosas, alecrim, cânfora, lavanda, sândalo ou orquídeas.

Se quiser aproveitar o aroma durante o sono, acenda a vela aromatizada duas horas antes de ir se deitar.

Qualquer outro ambiente que não tenha muita ventilação, e nem materiais inflamáveis, pode ser usado para colocar as velas perfumadas.

Experimente, por exemplo, no seu local de trabalho, numa sala de leitura ou em um espaço para meditação. 

Veja como as velas podem ser inseridas em pequenos recipientes de vidro, de alumínio ou de madeira, e como elas ainda podem ser decoradas com pequenos retalhos e cordões.

Customize também esses materiais para personalizar esses itens decorativos, é o caso de pintar ou desenhar por cima de algum tecido ou pote.

* Quanto tempo dura uma vela aromática? * 

Quem pensa que o tempo da vela aromática varia de acordo com o tamanho dela, está muito enganado(a).

Na verdade, as principais causas que interferem no tempo de duração da vela, são:

- O tipo de cera utilizada na produção;
- A qualidade e o tamanho do pavio;
- O ambiente onde a vela vai queimar;
- Aditivos inseridos na parafina, como corantes, óleos ou essências.

É preciso uma pesquisa aprofundada sobre determinados tipos de vela que duram mais ou menos tempo, mas nada melhor do que a experiência para comprovar as indicações.

As velas, em geral, podem durar em torno de 2 a 3 horas, a cada 10 gramas de cera.

Existem, no entanto, marcas que se especializam em velas aromáticas e prometem duração de 20 a 30 horas.

Só que toda vantagem costuma ter seu preço, por isso é tão importante saber como fazer uma vela aromática com os melhores materiais para aumentar sua qualidade e duração.

Além dos materiais, outras dicas podem te ajudar a fazer com que a vela perfumada dure bem mais tempo.

* Dicas para fazer a vela durar mais tempo *

Ao fazer uma vela artesanal, analise a qualidade dos materiais, a data de validade deles, por exemplo, e todas as indicações e características do fabricante.

Garanta que os materiais são bons, sobretudo, o pavio e a cera utilizada.

Materiais de má qualidade resultam em piores resultados, atrelados à durabilidade e também à execução do efeito principal: o de aromatizar o ambiente.

Daí em diante, depois de pronta, não use a vela até a metade para queimá-la outra vez, tente deixá-la queimar totalmente, do contrário a queima pode ficar irregular.

O ideal é que as bordas sejam derretidas, então, quando somente a parte de dentro da cera for derretendo e descendo, significa que a vela vai acabar mais rápido.

Para evitar isso, não deixe a cera com resíduos, como fragmentos de pavio queimado, sujeira, etc.

Outra forma de evitar isso (a queima rápida) é, quando a vela apagar, não acender ela imediatamente, de modo que a cera esfrie antes de ser queimada novamente.

* Como fazer vela aromatizada colorida * 

Para colorir uma vela perfumada, o processo é semelhante ao de uma vela branca.

A diferença é que será preciso colorir a parafina, e um jeito para fazer isso é derretê-la juntamente com alguns pedaços de giz de cera, nas cores que quiser.

O ideal é fazer isso uma cor de giz de cada vez com a quantidade de parafina necessária para determinada parte da vela, assim, as cores podem ficar mais nítidas e organizadas.

As cores misturadas darão outro efeito, que também pode ser aproveitado para sua decoração.

Outro aspecto que ajuda muito nesse tipo de vela, é decorar também o recipiente ou o arranjo no qual ela ficará inserida.

Ou seja, faça carinhas felizes, pinte desenhos com as cores usadas na vela ou combine tonalidades para complementar a criação.

Uma bela embalagem também faz parte da ornamentação, portanto, explore sua criatividade e inspire-se.

Para começar, veja como fazer vela aromatizada colorida de maneira prática:

* Velas aromatizadas com canela * 

As velas com cheirinho de canela são ótimas para energizar e estimular, seja a criatividade, a força física ou o intelecto.

Dessa maneira, as velas amarelas combinam muito com esse tipo de aroma, pois é uma cor que promove esses efeitos.

Sabe-se da importância da aromaterapia e da cromoterapia, então, o ideal é saber exatamente qual aroma é mais apropriado para determinadas pessoas ou situações.

Combine ainda o aroma de canela com as cores quentes ou terrosas, como é caso também das cores vermelha, marrom e laranja.
Cores e aromas são muito importantes e impactam o ambiente de maneiras até mesmo inexplicáveis.

Essas velas, além de trazerem um aroma muito gostoso, será capaz de estimular boas energias para melhorar qualquer astral.

Alegria, confiança, vontade de viver e concentração, são palavras-chave para esse cheirinho tão bom.

* Velas aromatizadas para lembrancinhas * 

Quando o assunto é lembrancinha, a embalagem é muito importante, pois todo arranjo que for criado fará parte do presente e também trará a primeira impressão.

Dessa maneira, a vela aromatizada pode ser enfeitada com pequenas flores, com recipientes decorados, com fitas de retalhos, entre outros detalhes.

Faça etiquetas com nomes ou frases, colando uma mensagem que se apoie nos seus desejos para quem recebe a lembrancinha.

Criar laços majestosos e criativos, colocar as velas em potes de vidro, vasos de cerâmicas ou barro, pintar os vasos de alumínio, são outras maneiras de customizar esses presentes.

Pode-se também pintar recipientes ou fazer velas com moldes diferentes para deixá-las em um formato especial conforme o seu desejo.

Uma ideia muito simples é usar um cordão para dar um laço envolta da vela, dando, nesse caso, um toque rústico, especialmente se for um cordão cru (de juta ou barbante).

A cor da vela também chama a atenção e pode ser o grande trunfo da lembrancinha, afinal, é necessário expressar algo com esses mimos e as cores impactam o olhar.

A cor, o cheiro e o arranjo, serão os aspectos essenciais para serem decididos e vinculados ao tema do evento.

Assim, essas velas cheirosas ganham, para além da utilidade prática, um viés conceitual e artístico.

Elas servirão para as comemorações de aniversários, casamentos, chás de bebês, recepções diversas, encontros com amigos, entre outras situações.  

As opções são várias e o importante é colocar a sua marca, sua identidade e o seu amor na produção, para arrasar nos presentes.

Aprenda como fazer vela aromatizada e usufrua da experiência.  
Vela aromática (passo a passo)
Published:

Vela aromática (passo a passo)

Published: