Matheus Paulino's profile

Redesign de Unidades - Reconstrutores da Natureza

          O Clube de Desbravadores Reconstrutores da Natureza foi fundado em 1996 na cidade de Santa Rita/PB e fornece diversas atividades de camping para juvenis dos 10 aos 15 anos.

          A última atualização dos emblemas de suas unidades ocorreu em 2013 quando o clube decidiu adotar o nome de árvores em extinção para cada uma, porém com o passar dos anos tornaram-se datados. Além disso eu sei que os arquivos originais se perderam e eles usam as imagens dos perfis nas redes sociais quando precisam produzir algum material. Isso faz com que as imagens percam resolução e limita as possibilidades de aplicações devido a compressão dos servidores de internet.

          O objetivo desse projeto foi criar uma identidade visual para as unidades do clube e ao mesmo tempo manter a individualidade de cada uma.
          Primeiramente eu procurei identificar os problemas existentes e nisso notei que as formas básicas eram muito diferentes entre si, não havendo uma linguagem visual consistente que demonstrasse que elas faziam parte de um mesmo sistema.
          Olhando mais profundamente cada emblema percebi alguns problemas técnico que sugiram durante a construção e outros que surgiram devido a perda de qualidade decorrente do uso na internet.

          É importante pontuar que os Desbravadores dividem o território nacional em campos* e não há essa informação nos emblemas. Inserir isso será útil em eventos que reúnem diversos campos como um campori sul-americano, por exemplo.

*áreas administrativas a que cada clube e suas unidades pertencem






          Para solucionar o primeiro problema eu decidi padronizar os emblemas usando o triângulo como base para todos, porém fazendo distinção entre unidades masculinas e femininas através da direção do desenho. Isso porque o sistema de unidades do Clube de Desbravadores define que meninos e meninas devem estar em unidades separadas.
          Como as unidades já tinham cores bem definidas eu não fiz nenhuma mudança incisiva, apenas ajustei as matizes e saturações para ter uma melhor harmonia. A única exceção foi a unidade Braúna.

          O clube Reconstrutores da Natureza possui uma quinta unidade inativa chamada Violetas da Montanha, fundada após a criação dos quatro primeiros símbolos, que usa uma cor próxima da Braúna. Para aumentar a força visual e considerando o pedido da unidade de trocar sua cor para azul, eu uni o útil ao agradável.








A realização desse projeto foi especialmente gratificante pra mim pois pude usar minhas habilidades como designer para o movimento do qual participo com muito orgulho. Sou designer por formação, desbravador por paixão e hoje compartilho com você o resultado dessa união.
Muito obrigado e até a próxima.
Redesign de Unidades - Reconstrutores da Natureza
Published:

Owner

Redesign de Unidades - Reconstrutores da Natureza

Published: