Paulo Mainardi's profile

Plano de ação para auxiliar no combate ao COVID-19

O objetivo desta ação foi apresentar as possibilidades de atuação da rede Fab Lab Livre SP no auxílio às autoridades municipais de saúde no combate à pandemia de COVID-19 na cidade de São Paulo. Devido à velocidade alarmante de disseminação da pandemia de COVID-19 na cidade, os equipamentos públicos de saúde enfrentam inúmeros desafios para atender a população. Um desses desafios foi proteger os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao Coronavírus.
Portanto, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) foi de extrema necessidade. Como os EPI’s não são produzidos em escala por uma única indústria e por não haver tempo hábil para sua aquisição pelo poder público, rapidamente eles entram em falta. Atualmente, esses equipamentos podem ser reproduzidos utilizando ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser.
No mês de Março e Abril de 2020 a principal necessidade apontada pelas instituições de saúde municipais é uma máscara de proteção facial, também conhecida como escudo facial (Face Shield).
Em virtude da emergência de saúde pública causada pelo COVID-19, a fabricação desses protetores faciais foi regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de acordo com a RESOLUÇÃO - RDC Nº 356, de 23 de março de 2020, publicada no Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-356-de-23-de-marco-de-2020-249317437
Dessa maneira, diversos makers, engenheiros, designers, programadores e profissionais da saúde ao redor do mundo adaptaram e aperfeiçoaram projetos de escudos faciais (Face Shields), visando atender às demandas locais cada vez mais urgentes dos equipamentos de saúde.
A rede Fab Lab Livre SP, maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital da América latina, adaptou sua estrutura e logística para a produção de máscaras de proteção facial. Foram concentradas 12 Impressoras 3D e uma cortadora a laser em um único laboratório, com boa capacidade de produção, sendo produzidas 1.000 unidades do modelo Prusa Face Shield Version RC2, e mais de 1.000 unidades da face shield fabricada com corte a laser.

Partes envolvidas: Paulo Henrique Mainardi Costa; Aline Soares Bravo; Adriano dos Santos Silva; Ana Luisa Martins de Moraes; Ingrid Mota Santos; Luiz Otávio de Alencar Miranda; Mutuyekiani João André; Priscila Corrêa Buracosky dos Santos; Ronei Teles dos Santos Lima; Tais Goularte dos Santos; Thiago Neri.
Publicação da ação: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=295911
http://www.capital.sp.gov.br/noticia/laboratorio-da-prefeitura-produz-mascaras-de-protecao-facial
Projeto disponível em: https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-protective-face-shield-rc2​​​​​​​
Plano de ação para auxiliar no combate ao COVID-19
Published:

Owner

Plano de ação para auxiliar no combate ao COVID-19

Published:

Creative Fields