Thais Navarro's profile

BERRIÓ DO PIAUÍ | Branding, Visual Identity

Projeto gráfico realizado na Questtonó de março a setembro de 2020.
#obrigadauniverso e colegas de time por todo aprendizado durante o percurso.
Com ilustrações de Julia Navarro @labrujanavarro.
Berrió do Piauí: 
cerveja que 
exalta
o calor 
local.

CONHECIMENTO DO CONSUMIDOR
GERA EXPERIÊNCIAS DE VALOR

______________________

Dando continuidade ao projeto Roots, construímos junto à Ambev mais uma marca que dialoga com a cultura e a agricultura locais.
Criamos um território estratégico único e traduzimos esse simbolismo em uma identidade que celebra a cultura regional


Como traduzir a relação do Piauí com a sua cultura e economia locais, em uma cerveja que é a cara do piauiense? Dando continuidade ao projeto Roots, atuamos junto à Ambev na construção da Berrió do Piauí, uma nova marca de cerveja que exalta a essência de seu povo.

Encaramos o desafio criativo de pensar em uma marca que vai além do rótulo e da embalagem. Criamos um território estratégico único ao explorar o calor da terra e do piauiense para, então, traduzir esse simbolismo em uma identidade visual que dialoga com a cultura regional e celebra o orgulho de fazer parte do Piauí.



Um sol para cada um: a construção de marca e a identidade do Piauí. Para isso, celebramos a relação do piauiense com o sol. Sem um vasto litoral para chamar de seu, é no Piauí que se concentram 8 das 10 cidades mais quentes do Brasil. E é essa intimidade com o sol que dá origem a uma gente tão calorosa, receptiva e afetuosa. 

O protagonismo do sol na relação do piauiense com a sua cultura local é tão importante que até recebeu o apelido de b-r-o bró, expressão que remete aos meses solares de setembro, outubro, novembro e dezembro. E é justamente dessa expressão que também
se origina o nome da Berrió do Piauí.

 Para chegarmos a esse conceito, realizamos um extenso processo de pesquisa em diferentes regiões do Piauí. Nosso time de Pesquisa Estratégia ouviu diversas pessoas, entre especialistas e consumidores locais, para mergulhar a fundo nos símbolos mais potentes da região.

Após a etapa de investigação, em que aplicamos nossa metodologia proprietária What’s Up?, partimos para a etapa de protótipo e teste do novo produto. Em seguida, aplicamos o Quest, nossa abordagem ágil de inovação, realizamos um sprint criativo realizada junto com os profissionais da Ambev, trabalhamos a marca, o naming e a história da nova cerveja. ​​​​​​​

A entrega final consistiu em uma marca vibrante e um conjunto de expressões verbais e visuais que dialoga com a cultura local de forma genuína e duradoura. Mais do que colocar no mercado uma cerveja que é a cara do estado, cocriamos um produto que estimula a agricultura local e o orgulho de pertencer à região. Já são mais de 1,4 mil pessoas envolvidas no processo de produção da Berrió do Piauí, e cerca de 600 famílias impactadas com o projeto.
​​​​​​​



                 
BERRIÓ DO PIAUÍ | Branding, Visual Identity
Published:

Owner

Project Made For

BERRIÓ DO PIAUÍ | Branding, Visual Identity

Como traduzir a relação do Piauí com a sua cultura e economia locais, em uma cerveja que é a cara do piauiense? Dando continuidade ao projeto Roo Read More

Published: