Cátia Costa's profile

Exposição "Design sem aspas"

Nesta proposta de trabalho pretendia-se que o aluno desenvolvesse um projecto de desenho da primeira edição da série de exposições “Design sem aspas”, que teria lugar na Sala de Exposições do Colégio das Artes. 
 
Esta exposição reuniria na reunião de material ilustrativo da obra de 5 grandes nomes do design português:  Sebastião Rodrigues (1926–1997),  Sena da Silva (1926–2001), Maria Keil (1914–2012), Victor Palla (1922–2006) e António Garcia (1925– ).
 
O aluno deveria pensar o espaço e conteúdos a expor nesse local, a forma como os iria distribuir e enquadrar, bem como os recursos a utilizar e tipos de dispositivos tecnológicos possíveis. O aluno deveria conceber também toda a parte gráfica da exposição, desde a sinalização dos espaços expositivos, textos de parede, tabelas de obra e folhas de sala.
 
Pretendia-se, sobretudo, que o aluno recorresse a novas formas de apresentação dos projetos, por exemplo, através da utilização de dispositivos com uma componente tecnológica mais acentuada, e que usasse o design de comunicação para organizar a informação e os métodos de pesquisa.
 
 
 
ENTRADA
 
 
CONCEITO PARA AS SALAS 1 + 2
 
 
 
 
 
 
SALA 1
DESIGN GRÁFICO/ EDITORIAL
VICTOR PALLA
 
 
 
SALA 2
DESIGN GRÁFICO/ EDITORIAL
SEBASTIÃO RODRIGUES
 
 
CONCEITO PARA A SALA 3:
 
 
 
 
 
SALA 3
ILUSTRAÇÃO
MARIA KEIL
 
 
 
 
SALA 4
DESIGN DE MOBILIÁRIO
ANTÓNIO GARCIA & SENA DA SILVA
O conceito desta sala é levitar objectos. Tratam-se de maquetas de mesas, cadeiras, cadeirões em fomato miniatura desenhados pelos autores em exposição: António Garcia e Sena da Silva.
 
Para tal, os objectos modelados em 3D depois de impressos iriam pousar sob a peça flutuante do equipamento que se segue abaixo. A mesa possui um tampo de vidro fusco esbranquiçado que permite aramzenar os equipamentos dando a sensação de que os objectos de facto estão a levitar.
 
Equipamento “Fascinations Levitron Revolution Platform With EZ Float Technology”, cujo preço ronda os 70€ (disponível em lojas online como Amazon, ebay entre outras)
 
1 — Mesa vista de cima com as maquetes das cadeiras expostas. Simula o funcionamento de uma câmara instalada no tecto.
 
 
2 — Paredes da sala permanecem brancas.
 
3 — Há uma alteração significativa no mapa de pixeis do canto superior direito, pelo que há algum tipo de interação na “Cadeira Articulada Relax 2” de António Garcia.
 
4 — Essa informação activa o projector que recebe imagens da cadeira real (ou esquiços) juntamente com o respectiva tabela de obra.  Esta imagem será projectada na parede que se encontra em frente do visitante.
 
 
 
 
 
SALA 5
DESIGN NO DIA-A-DIA
ANTÓNIO GARCIA
 
 
Esta sala é uma espécie de sala de descanso. Está dividida em duas: a sala de estar e o quarto. 
 
Na sala de estar, as obras a expor são cadeiras, mesas, estantes com livros, garrafas de vinho do Porto, cartas e papel de carta. Estes elementos vão estar dipostos de forma casual, ao acaso, como se fosse o dia a dia. Cartas e papelada em cima da mesa, estante com livros, cadeiras e mesas tal como uma sala de estar comum. 
 
No quarto, temos desde camas, mesas de cabeceira, estante, livros, tabaco, mesa de estudo, cadeira relax.
 
Estes elementos estão identificados por um qrcode que nos dá mais informações sobre o trabalho em questão.
 
Haverá também a proposta de um jogo para as crianças, uma espécie de peddypaper onde as crianças tem que explorar o espaço.
 
 
 
SALA 6
FOTOGRAFIA
SENA DA SILVA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CARTAZ
 
 
 
 
 
TIPOGRAFIA
 
Optei por me restringir a uma fonte tipográfica portuguesa. Faz todo o sentido usar um tipo de letra nacional na promoção do design português.
 
Ainda assim, senti a necessidade de criar uma fonte minha, algo que me permitisse ter uma maior ligação com a exposição. 
 
Inspirada nos azulejos de Maria Keil (triângulos e  quadrados) eis que se vai desenvolvendo uma fonte — Maria Font.
 
 
Optei pela GrotzecCond associada à serifada Rongel, ambas fontes de Mário Feliciano.
Esta escolha teve também alguma influência no trabalho de Victor Palla. O uso de fontes condensadas era muito comum. 
 
 
 
GROTZEC & RONGEL de Mário Feliciano (Feliciano foundry)

 
 

SINALÉTICA
 
Inspirada na obra de Sebastião Rodrigues e de Victor Palla.
Exposição "Design sem aspas"
Published:

Exposição "Design sem aspas"

Nesta proposta de trabalho pretendia-se que o aluno desenvolvesse um projecto de desenho da primeira edição da série de exposições “Design sem as Read More

Published: