Paloma Diniz's profile

Produção de uma capa

NOVO PROJETO!
Ainda está em sigilo mas, como o projeto é meu, vou apresentar um pouquinho.
Comecei um projeto diferente. Decidi escrever uma história longa; porém é tão longa, tão longa que ao invés de eu fazer um quadrinho, optei por fazer em forma de livros.
Sim, livros.
O primeiro livro que escrevi está pronto. Amarrei toda a ideia,comecei a criar os conceitos visuais. Isso faz mais de 2 anos. Só então, eu comecei a ilustrá-lo.
Estou fazendo sem pressa e antes de iniciar os desenhos, estou estudando e esboçando bastante depois de muitas leituras e muita pesquisa.
Abaixo segue imagens das primeiras etapas da arte da capa: 
Da esquerda para a direita:
° Para o esboço da composição eu usei proporção áurea para dividir o espaço do papel de forma harmônica e equilibrada, cabendo assim as duas figuras no mesmo espaço. E reservando espaço para um futuro letreiro.
°Após estudar referências de figuras e roupas, etnias e mitos, eu tive segurança pra criar a capa e futuros desenhos internos.
°Este é um desenho de técnicas mistas; a composição em geral, delineei com mina azul. Na figura masculina, eu defini o volume, luz e sombra, com lápis grafite sobre papel. Usei lapiseira com mina 2B e lápis grafite 6B; apliquei técnicas de sfumatto com cotonete e esfuminho [lápis de papel]. Usei borrachas diferentes para criar efeitos também. Eu evito usar os dedos porque eu transpiro muito pelas mãos. Eu escolhi um papel bem resistente pois pretendo usar materiais diversos.

Eu usei referências fotográfica. Porém, fica a dica: esboce sua ideia livre! De forma rápida, assim que eu tive a ideia, peguei o lápis e rabisquei minha ideia.  Com a ideia definida, busque imagens para dar maior embasamento realista para a figura masculina e referências míticas para a figura feminina. Abaixo, as usadas para este desenho:
Para escorço da figura masculina escolhi o modelo Christian Houge que tem o porte físico que procurava pra esta personagem que é um ferreiro grego.
Como falei, meu personagem é um ferreiro grego; logo, eu busquei um rosto grego masculino adulto que se assemelhasse as estátuas gregas da antiguidade, período que se passa minha história. Dentre os pesquisados, escolhi o modelo Marios Lekkas. Um grego ateniense que é exatamente o que buscava! Ele tem o mesmo porte do Christian Houge porém, não tem uma musculatura tão evidente como a de fisiculturista, (a do Houge). Lekkas é mais delgado, longilíneo. A escolha de Marios Lekkas foi pelo cenho e nariz que são típicos dos que vivem no mediterrâneo e i-dên-ti-co as esculturas antigas! Se pintar ele de branco, vira uma estátua de Paxiteles.
Figura e composição definidos, vamos colorir!
Selecionei tom de pele numa paleta com diversas tonalidades de cores que criei para mais diversas etnias. As pessoas do mediterrâneo são naturalmente bronzeadas com o Marios Lekkas. Há um dourado ocre e  natural em todo o corpo.
Apliquei uma fina camada uniforme para definir cor base e fixar o grafite no papel; a goma arábica, base da aquarela, é um tipo de cola e evitará que o grafite já colocado no desenho borre quando eu voltar a manusear o desenho.
Integrar as nuances do volume da figura feitas com grafite aos tons de pele da aquarela era minha meta. Além de buscar o tom dourado quente e natural da pele grega do Marios Lekkas.
Para finalizar cor e texturas da pele, utilizei lápis de cor da Faber-Castell [o básico].
Escolhi os tons de ocre e marrom avermelhado [base da cor de pele dele] associado a violetas e azuis [cores complementares do ocre] verde seco, laranja e marrom sépia para criar o resultado final.
.
Produção de uma capa
Published:

Produção de uma capa

Published:

Creative Fields