Rafael Meireles's profile

O Alienista / Machado de Assis

O Projeto

O Alienista. Machado de Assis

Redesign da obra Machadista da série Bom livro 1996. Editora Ática.
1º Edição lançamento do conto em 1882.
 
Trabalho de sintaxe projetual e tipográfica, aplicação conceitual de dispositivos de imagens e narrativas no curso da leitura.
Projeto iconográfico aplicado em Ilustrações  manuais em time line.

Abordagem do estilo de época como, tipografia e estilo Artístico.
O Objetivo 

Propor uma intervenção na leiturabilidade dos sentido de leitura e segmento de grid convencionais, devidamente apoiado  em acordo com o tema do livro.. Essas condições levam a mostrar traços das situações e dramas vivido pelos personagens do livro, que foram no decorrer da história subjulgados pela metodologia psiquiátrica do Alienista. Agradando uns e incomodando outros, esse livro conta a novela pelo ponto de vista desse profissional analítico, cético e nada democrático com seus pacientes(cobaias).
Solução
 
Explorando melhor um Grid que proporcione uma leitura mais ergonômica e confortável para o leitor, por se tratar  de uma leitura mais complexa e diálogos cansativos, requerendo mais atenção e persistência do mesmo, sem a necessidade de ajuste de angulo do livro durante a leitura por motivos de (desconforto linear de leitura). Como o livro é em  um formato  22x20, e um grid de 30º, o mesmo o impede de mexer na angulação, mas possibilita posicioná-lo  para uma leitura convencional.
 
O ajuste angular impede que um tipografia clássica como a Baskerville seja substituída por uma contemporânea ou uma família não serifada, Podendo assim preservar as raízes de um projeto Clássico, possibilitando soluções não definitivas e sim alternativas para este fim. 
Identicidade iconográfica e time line dos dramas e enredos abordados no conto/novela _ O Alienista
O Alienista / Machado de Assis
Published:

O Alienista / Machado de Assis

O Alienista_ Obra Machadista_ Redesign

Published:

Creative Fields