Eric Ricardo's profile

Copa de Judô - Branding e Design de Medalha

Copa Santa Maria de Judô
Criação de Identidade Visual para evento esportivo do Colégio Santa Maria
No dia 21 de setembro de 2013, o Colégio Santa Maria realizou a primeira edição de um campeonato de Judô entre seus alunos e atletas convidados.

Três semanas antes, o Prof. Haroldo Queiroz Costa, Coordenador de Educação Física do Colégio, solicitou para mim a criação de uma identidade visual para o evento e também o design da medalha que foi entregue a todos que participaram.
 
Confira o processo criativo, dividido em 3 etapas:
1. Design da medalha
2. Criação de logo do evento
3. Produção de material promocional
 

1. Design da medalha

O briefing pedia a criação de uma medalha baseada em O-soto-gari, uma das técnicas mais difundidas do Judô.

Ao fazer os primeiros rascunhos, percebi que era necessário exagerar na representação do golpe para evidenciar o movimento característico dos atletas. Após obter a posição ideal, meu objetivo era limpar o desenho, cortando traços redundantes e mantendo somente os necessários para composição da figura. Também reduzi o número de cores que a medalha deveria receber.
 
Definidas as texturas e as áreas de relevo da imagem, encaminhei para a Metalvest, empresa responsável pela concretização do projeto e produção das medalhas.
 
A fita da medalha, de cor azul, recebeu o logo que criei para o evento e o selo de comemoração que criei para os 110 Anos do Colégio Santa Maria.
2. Criação de logo do evento

Para criação do logo, utilizei as fontes Berlin Sans e Chow Fun. Inseri o logo do Colégio Santa Maria e a mesma imagem vetorizada que criei para a medalha.

Para dar movimento, acrescentei uma transição de cores frias para cores mais quentes, que também serviram ao meu propósito de fazer alusão ao "calor de uma batalha".
 
As primeiras versões (logo abaixo) foram descartadas. A segunda imagem, por exemplo, apresenta a silhueta de um atleta desferindo um golpe que não é de Judô.
3. Produção de material promocional

Para divulgar o evento, me pediram para produzir um cartaz, um panfleto e uma imagem para o site do Colégio.

Para confecção do cartaz e do panfleto, criei uma nova versão da imagem que desenhei para a medalha. Simulei uma tridimensionalidade e apliquei textura metalizada e cores quentes para diferenciar as partes que compõem a imagem. Para contrastar o amarelo característico do logo e da imagem, utilizei um tom mais escuro de azul no background.
 
Por causa do orçamento, me pediram que o panfleto fosse feito em tons de cinza:
Para o site do Colégio, produzi um banner para a área de destaque,
com o logo do evento sobre o mesmo background do cartaz:
 

THANK YOU!
--------------------------
blogdoericricardo.blogspot.com

Follow me at 
Instagram | Facebook | Twitter | Flickr
 
Copa de Judô - Branding e Design de Medalha
Published:

Copa de Judô - Branding e Design de Medalha

Criação de medalha para um campeonato de Judô, bem com sua identidade visual, considerando todo material promocional relacionado, como banner, ca Read More

Published: