Zeca Machado's profile

Bahiana | Artigo: 3 especializações em Odontologia

3 especializações em Odontologia que você precisa conhecer
Você pensa em ser dentista, mas já pensou qual das especializações da Odontologia você poderá atuar?

Neste texto iremos tratar a respeito da profissão do dentista ou odontólogo, suas principais características, o mercado de trabalho e algumas especializações que são extremamente pertinentes para a conquista de um bom posicionamento na carreira de Odontologia.

A profissão do odontologista

O profissional em Odontologia é o responsável por cuidar da saúde bucal das pessoas, e as funções atribuídas a sua profissão são: diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças ligadas a mordida, gengiva e os dentes.

Apesar das suas principais responsabilidade estarem ligadas à saúde, esse profissional também é muito procurado para a realização de tratamentos estéticos. Outra atuação destinada a essa profissão e a identificação de doenças através de exames clínicos, laboratoriais e radiografias, podendo assim diagnosticar doenças, e conduzir os seus pacientes ao tratamento necessário, e se preciso, receitar medicamentos.

A área de atuação do cirurgião-dentista é extremamente diversificada, possuindo uma série de campos e especializações adequadas a diversos segmentos no mercado, que agora trataremos com mais detalhes sobre as suas características e vantagens.

O mercado de trabalho da Odontologia

Em termos de estatísticos, a Odontologia é a segunda profissão da área de saúde com maior remuneração do país, sendo vencida apenas por Medicina como apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Embora o mercado seja bastante promissor, a maior concentração de cirurgiões-dentistas do país, se encontra na região sudeste - uma disparidade, tendo em vista que a média de profissionais no Brasil é de um para cada 800 brasileiros, o que é considerado um excelente número.

No Brasil, o Odontologista pode atuar no setor privado, em clínicas ou consultórios, e também de forma particular, tendo o seu próprio negócio. É possível ainda trabalhar no setor público, e prestar concurso para a atuação em algum órgão do estado, seguir carreira acadêmica, ou trabalhar na fabricação de materiais e equipamentos odontológicos necessários para clínicas e consultórios.

Como mais um destaque da profissão, é possível para o odontologista especializar-se em uma grande diversidade de áreas, podendo assim enriquecer o seu currículo e adquirir vantagens na conquista de vagas de trabalho e possíveis promoções no setor privado.

Os empregos no setor público acabam por ser os menos procurados. Serviços em prefeituras, Unidades básicas de Saúde do SUS, e programas sociais, possuem desvantagem em termos de remuneração se comparados a empresa privadas, bem como também as vantagens que normalmente são dadas aos profissionais pelas empresas do setor privado. Ainda assim, o setor público é um dos maiores fornecedores de emprego para Odontologistas em todo o Brasil.

Vamos agora para a lista das 3 especializações as quais o profissional em Odontologia podem exercer em sua profissão.

Especializações em Odontologia

Implantodontia

O cirurgião-dentista com essa especialização odontológica trabalha com implantes dentais. Esse tipo de recurso funciona com a implantação de um pino de titânio, que servirá a partir disso como uma raiz artificial para o dente. Nela é encaixada a prótese dentária, que por sua vez pode ser feita de resina ou porcelana.

Especialista em Prótese Dentária.

O cirurgião-dentista que possui essa especialização odontológica atua na reposição de dentes e tecido bucal que foram perdidos, tanto para a parte funcional, quanto para a saúde. Sua função é de cuidar da reabilitação bucal como um todo, para fins estéticos (forma dos dentes), restituição da fala, e mastigação (fonética).

É importante que não se confunda prótese dentária com implante dentário. Próteses podem ser tanto fixas quanto móveis, No caso das fixas, elas geralmente são usadas apenas para a reposição de alguns dentes, ou seja, para o caso de pacientes que ainda possuem dentes na boca. As móveis, também conhecidas como dentaduras, são utilizadas por pessoas que já não possuem dente nenhum na boca. Diferente dos dois, o implante consiste na aplicação de um pino no osso e um dente fixado em cima.

Odontologia Cirúrgica e Traumatologia Bucomaxilofacial

Trata-se de uma especialização que capacita o cirurgião-dentista a realizar correções de anomalias faciais, tais como: doenças de diversificados tipos, que só podem ser resolvidas através da cirurgia, assimetrias ocasionadas por acidentes, alterações no crescimento, e uma vasta gama de problemas como a extração de tumores bucais, reconstruções faciais, implantes dentários, e até mesmo apneia e a realização de enxertos no osso. 

De forma resumida, esse profissional realiza diagnósticos para traumatismos, lesões e anomalias na face e nos órgãos de mastigação, além de atuar nas intervenções cirúrgicas necessárias para o tratamento desses males. 

Clínico geral (não é uma especialização)

Apesar de não se tratar de uma especialização odontológica, é importante descrevermos aqui sua área de atuação. O clínico geral possui um conhecimento amplo de diversas áreas da Odontologia, porém, não com muito aprofundamento. Por isso, nos casos em que o paciente precisa de um tratamento específico, o mesmo será encaminhado a um especialista apto lidar com a patologia apresentada pelo paciente.

O clínico geral é o profissional em Odontologia que atua na prevenção, diagnóstico e no tratamento de uma série de patologias ligadas aos dente e a gengiva. E de forma mais objetiva: o Clínico Geral atua na manutenção da saúde da boca e através da higiene oral.

Por isso, é comum que o paciente seja recebido primeiramente por um Clínico Geral em seu primeiro contato com o dentista, e este irá realizar os tratamentos e procedimentos iniciais no mesmo. Tais procedimentos como: aplicação de flúor, raspagem de tártaro, remoção de cáries e dentes de  leite, limpeza dental, restaurações, polimentos e ajustes de peças dentárias e atendimentos de emergência.


Odontologia na Bahiana

A formação da Bahiana para o cirurgião-dentista, possui um sólido conteúdo teórico e treinamento laboratorial e ambulatorial intenso (totalizando 80% da carga horária total do curso). O aluno desse curso realiza atendimentos clínicos desde o quarto semestre, estando incluso o internato em Odontologia Hospitalar, que é raramente oferecido por outras instituições de ensino em todo o país.

O curso da Bahiana é dividido em dez semestres, tendo um total de 4.470 horas de aula que são divididas entre 4.248 horas destinadas ao conteúdo curricular e 222 horas voltadas para atividades complementares. Durante esse tempo, o aluno irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos que serão utilizados durante a sua atuação, e antes mesmo disso, em sua vivência acadêmica e prática durante o tempo de curso.

Quer saber mais? Conheça o curso de Odontologia da Bahiana!
Bahiana | Artigo: 3 especializações em Odontologia
Published:

Bahiana | Artigo: 3 especializações em Odontologia

Published: