user's avatar
Quebra-Cabeça: identidade visual e site
Quebra-Cabeça
Quebra-Cabeça é uma empresa que atua na revisão, preparação e normatização de textos e, mais recentemente, no ensino de redação para concursos e provas.

A necessidade de redesenhar a marca surgiu para que ela possa se posicionar no mercado de educação online, se conectar com seus diferentes públicos e fortalecer sua imagem e reputação.​​​​​​​

Atributos da marca:

Discreta                  Profissional                 Confiável                 Moderna                 Elegante

Respeitadora                 Estável                 Atual                 Sábia                 Madura

Logo:

O logo da Quebra-Cabeça foi construído a partir da fonte Sofia, da Mostardesign, uma fonte geométrica, elegante e contemporânea.

A fonte foi usada em caixas altas com espaçamento entre as letras para criar um visual elegante e moderno. O hífen foi usado como recurso estilístico e para dar simetria à assinatura da marca.
Símbolo:

A construção do símbolo da marca foi inspirada no próprio nome da marca e em sua história.

“O nome da empresa veio de um conceito, ciência como quebra-cabeça, de Thomas Khun. A ideia é que a atividade científica, de pesquisa, de escrita por sua vez, aproxima-se de um jogo de quebra-cabeça. Partimos sempre de peças dadas para chegarmos a quadros preestabelecidos de ideias. No caso da empresa, a ideia de associar um jogo à atividade de escrita contribui para transformarmos essa prática em algo lúdico. E isso é o que pretendemos: que nossos clientes vejam na escrita uma atividade lúdica, mais leve e fácil de ser aprendida”.

O desenho foi feito com base no tangram, um quebra-cabeça geométrico chinês composto por 7 peças, com as quais é possível criar mais de 5 mil combinações.

Com o objetivo de criar um símbolo simples e estável, a exploração das peças do tangram me levou, no fim das contas, a criar o símbolo usando o desenho do quebra-cabeça inteiro, se somando a outros.
Cores:

Com objetivo diferenciar as áreas de atuação da empresa - revisão e redação - de maneira dedutiva, exploramos o uso das cores como ponto de diferenciação dos serviços prestados. 

O azul, cor da intelectualidade e da confiança, foi escolhido como cor predominante para as atividades de revisão; já o amarelo, uma cor jovem e otimista, é a cor predominante para as atividades de ensino de redação. 

O magenta, como cor principal da marca, traz um ar moderno e sensível para a composição.
Assinaturas:

Foram criadas versões horizontais e verticais das assinaturas da marca, além de aplicações com a diferenciação de cores no símbolo, para identificar cada serviço.
Tipografia de apoio:

A escolha da tipografia buscou atender dois objetivos: ser moderna e altamente legível, principalmente em telas, já que se trata de um negócio digital. Foi escolhida a fonte Source Sans Pro, de Paul D. Hunt, uma fonte open source que funciona muito bem em interfaces digitais. 
Obrigada pela atenção :)
Quebra-Cabeça: identidade visual e site
13
83
3
Published:

Quebra-Cabeça: identidade visual e site

13
83
3
Published: