QUEROVEST
Vestibular de maneira facil e digital.

Este projeto foi a conclusão do curso de UX Design promovido pela UILab em parceria com a Quero Educação. Visando desenvolver um projeto centrado na experiência do usuário real, passando pelas por todas as etapas como: briefing, estratégia, pesquisa, validação, geração de ideias, design de interface e prototipação.

Desafio
A guerra de preços entre marketplaces não é mais um diferencial competitivo no mercado de educação. Além dos novos e tradicionais concorrentes, as faculdades também começam a oferecer descontos e preços agressivos para não perder alunos. Com isso, no cenário atual sobressai o serviço que encanta tanto o aluno quanto às faculdades. Com isso, o desafio e trazer conveniência para o aluno durante o processo de ingresso na faculdade (rapidez na marcação de prova, conforto para realizar a prova, facilidade e controle na admissão e segurança dos seus dados.

Porque fazer?
Faculdades adotarão nosso próprio vestibular e com isso passamos a ter uma gestão financeira dos alunos compartilhada. (Se tornar parceiro) Demonstramos ser parceiros e não canibalizadores, pois eles reduzem tempo e burocracia da admissão e matrícula. Alem disso, fazemos com que a experiencia do usuário no ambiente escolhido seja feita de forma agradável e que ele se sinta confortável.

Dados iniciais
Com essa premissa e objetivo, utilizamos algumas ferramentas para comecar nosso projeto. Como forma de nortear, a ferramenta que mais se adequou foi a Matriz CSD. Como resultado dela conseguimos extrair bons insights e gerar algumas duvidas que gostariamos que fossem validadas na pesquisa.

Pesquisa e Validação
O segundo passo é o de imersão no problema, buscar dados factíveis que permitam ver o problema através dos olhos do usuário, em seu contexto, e de como é a sua experiência com essa categoria de serviços.

Para isso, foi fundamental realizar uma pesquisa que permitisse coletar dados reais, qualitativos e quantitativos, para assim, traçar o perfil do usuário, interpretar de ponta a ponta como ele se desenvolve nesse processo e entender o que configura-se como sendo uma boa ou uma má experiência para ele.

A pesquisa gerou dados bem relevantes:
- 94% dos entrevistados tem familiaridade no uso de produtos digitais
- Destes, a maioria ja tiveram experiencias com cursos online
- Estao buscando aprimorar ou ingressar em um curso novo.
- Se sentem confortaveis com ambiente de cursos online
- Acreditam que a maior parte da experiencia de fazer vestibular online possa estar na questao de nao ter deslocamento e diminuicao das burocracias.
- Sentiriam mais confiança, se a plataforma for bastante utilizada e tiver bons feedbacks e reviews.
- Se preocupam com a seguranca e compartilhamento dos seus dados.
- Se interessariam mais se a plataforma oferecesse algum beneficio para ela.

Estratégia
Uma vez coletados e analisados os dados que permitiram compreender melhor as dores e necessidades dos usuários, é hora de estruturar melhor o problema para propor uma solução, para isso, utilizei o método 5W1H, por ser uma ferramenta de estratégia dinâmica que permite abordar os pontos-chave no processo.

Why? Porquê
Queremos trazer a conveniência para o aluno durante o processo de ingresso na faculdade (rapidez na marcação de prova, conforto para realizar a prova, facilidade e controle na admissão. Alem disso deixar que ele se sinta em um abiente seguro e confortavel em um momento onde a pressao pscicologica muitas vezes atrapalha.

Who? Quem
Definido o problema, é hora de determinar o público-alvo. Utilizando a criacao de uma persona baseada em todos os dados coletados da nossas pesquisas.


Com a persona definida elaboramos o Journey Map para ter uma melhor visualizacao do processo que esse usuario faria para atingir a sua meta.

Utilizamos tambem a tecnica de How Might We para tentar transformar os desafios em oportunidades. E o que filtramos deste resultado foi:

- Melhorar a experiencia do vestibular online de forma que fosse mais agradavel e confiavel.
- Tornar mais facil a matricula na universidade sem sair de casa
- Deveriamos deixar a utilização da plataforma mais motivadora
- Deixar o ingresso na universidade menos burocrático
- Facilitar a bolsa de estudos e condicoes de pagamento

Com algumas destas questoes ja definidas nos imaginamos um cenario de onde esta solucao estaria daqui a alguns anos, ou seja, qual seria nosso objetivo medio e longo prazo para ele.

O objetivo desta solucao a medio e longo prazo, seria primeiramente facilitar o acesso a Universidade, ou seja, ajudar as pessoas com melhores opcoes a realizar seu sonho com a melhor experiencia possivel sem precisar sair da sua casa e em segundo plano estar presente na maioria das faculdades pelo Brasil a fim de fornecer uma parceria solida para oferecer melhores opcoes de pagamento, cursos e descontos.

Priorizando recursos
Nesta primeira fase de desenvolvimento decidimos priorizar o que teria mais impacto em um menor tempo de desenvolvimento, o chamado MVP.

Com isso definimos como prioridade ter no primeiro momento uma solucao que atingisse o primeiro objetivo de escolher um curso com o melhor preco e nas melhores IES, realizar o vestibular e matricula de forma simplificada e segura, e ser um ambiente com usabilidade de facil acesso.

UserFlow
Definimos tambem quais seriam os passos que esse usuario teria que cumprir para atingir o seu objetivo

Prototipo
Com base nestes dados criamos um prototipo de baixa fidelidade para exemplificar os insights gerados anteriormente.
Conclusão
Essa foi a primeira vez que coloquei em prática todo o conhecimento adquirido em UX/UI, trabalhando num case real. Foi muito prazeroso e gratificante passar por todas as etapas desse processo, da escolha do problema até a prototipação. E o mais importante de tudo: sempre colocando o usuário como o centro de todo o processo, pensando soluções que possam tornar a vida dele um pouco mais fácil, e sem deixar de lado é claro, os objetivos de negócio.

Pesquisa, foi sem sombra de dúvida a ferramenta mais poderosa, pois ela que permitiu mergulhar no problema e entender as dores e necessidades reais dos usuários, norteando todo o processo, seja apontado quais os caminhos mais seguros a seguir, ou então, dando suporte para todas as outras fases e ferramentas de design de produto.

Como parte mais importante, ela foi também a mais desafiadora, pois foi necessário pensar as perguntas certas, sem enviesar o usuário, para coletar dados factíveis relevantes e seguir em frente. Interpretar os dados obtidos e traduzi-los em soluções palpáveis também foi desafiador, cada escolha ou decisão de design tem algum impacto, e é necessário selecionar as que entregaram mais valor e trazem mais benefícios para o usuário.

Foi um trabalho em conjunto com a Karen Dinalli e Amanda Alves, um período curto, e fiquei muito satisfeito com o resultado, o valor mais importante que esse projeto me trouxe, foram os aprendizados, sair da teoria e mergulhar na prática não tem preço, é muito recompensador.

Muito obrigado mais uma vez e até qualquer hora!




QueroVest
Published:

Owner

QueroVest

Published: