Filipe Prado's profile

Projeto de Louças

Painel Semântico, onde mostra os principais elementos do culto a jurema no nordeste
Painel estilo de vida, representando o estilo de vida dos praticantes, onde a simplicidade é um elemento chave, abstenção de riquezas, o foco principal da religião é o respeito pela natureza, o ciclo de vida e pelos mais velhos, onde a natureza é o elemento chave, para que tudo ocorra bem no meio religioso e no meio familiar. 
No painel de expressão do produto, poderemos perceber que os os exemplos que foram mostrados seguem em conjunto com o do estilo de vida, focando na simplicidade das formas. O produtos carregam uma expressão leve, onde representa bem o culto da jurema, onde adeptos e visitantes se sentem mais 'leves' e 'livres' quando frequentam, levando em conta que o uso dos produtos remete a natureza, seja em formas ou em material, mostra outro ponto característico do culto da jurema, já que a 'Jurema' é uma arvore que se é encontrada em grande abundancia pelos biomas nordestinos. 
A linha de louças aborda em contraste com os outros painéis, onde a estética é simplista, mas que os elementos que se estão presentes são característicos da religião e de suma importância para adeptos, os boiadeiros, a arvore representante do culto, os pajés e os tambores cada elemento tem um grande significado. 

Os boiadeiros: Que trazem a sabedoria dos homens mais velhos, do povo sertanejo que aprende com a vida a se 'virar' em meios as adversidades climáticas, onde muitas vezes o povo sofre com a escassez, mas não abandona a fé que tem no sagrado e nem na esperança de melhoria, a confiança que a chuva vem depois da seca para renovar suas plantações é um fato, nos ensinando que a espera é importante para poder colher ótimos frutos. 

A árvore da jurema: Que traz em seu tronco o conforto, a seiva que enche a barriga daqueles que precisaram migrar para regiões mais distantes devido a seca, as folhas que servem de cura para feridas causadas pelos espinhos e cortes nos pés cansados dos imigrantes, onde quem está perdido e sem esperança pode encontra conforto e sossego em baixo da árvore da jurema, que a muito tempo o menino Jesus derramou lágrimas sobre o tronco no jardim de Getsemani. Essa planta que hoje é lembrada e usada para fins medicinais e ritualístico dos praticantes.

Pajés: Povo que a muito tempo era nativo do Brasil e devido a colonização sofreu escravidão e muitos atos desumanos, esse povo que aprendeu com a natureza a usar suas plantas e ervas para beneficio próprio e de outros, onde junto com boiadeiros dividem espaços nas terras respeitando o espaço do outro, unem forças para lutar contra quem comete crimes ambientais, sua sabedoria é passada e mostrada através do rituais e palavras de grande sabedoria atemporal. 

O tambor: Que representa o inicio e termino dos rituais na casas de candomblé, onde através desse objeto considerado sagrado é um instrumento insubstituível dentro da religião, se exige um preparo e conhecimento sobre esse instrumento para que tudo ocorra bem, já que o mesmo é quem controla boa parte das reuniões. 

Saravá e Jurema sagrada: Saudações características da religião, usada como forma de respeito aos mais velhos e conhecimento passado por eles. 

As cores presentes em algumas peças, representam especificamente os tópicos a cima citado, pois em suma essas cores dentro da religião são representadas pelas entidades dessa falange (Boiadeiro) e o Tambor muitas vezes precisa ter uma cor quente, para se destacar em meio a o branco predominante nas vestimentas dos praticantes da jurema sagrada. As outras peças que estão em preto e branco, não possuem uma cor representante, já que muitos pajés usam vários tipos de cores cada um com seu significado ou representação da tribo que ele mora, por isso foi utilizado o preto e branco para não provocar favoritismo e que pudesse representar a Classe dos pajés e não suas tribos e a representação da Jurema não se utiliza cor, já que a árvore da jurema existe duas espécies, a branca e a preta, sendo assim, o preto e branco contido nela representa as duas espécies que é cultuada. 
Projeto de Louças
Published:

Owner

Projeto de Louças

Published: