Gabriel Branco's profile

Reticent Reminiscence (do álbum Ancient Future)

Reticent Reminiscence (reticência reminiscente) é uma música composta por meio da colaboração de dois expoentes da música eletrônica e experimental contemporânea - Ryuichi Sakamoto e Christopher Willits.
A música, como seu título sugere (bem como o do álbum), remete a marcas de um passado que se perpetua e que se interliga com o futuro, promovendo uma ode a genealogia e a perpetuação da vida - vida embrionária e vida em seu limiar, cada uma pulsando silenciosamente - manifestando-se na música por meio de prolongados acordes de guitarra e piano timbrados, como ecos.
A espécie de água viva Turritopsis nutricula é conhecida por ser o único animal imortal do planeta, morrendo apenas se for completamente destroçada. Como metáfora de resiliência ao tempo, ela é perfeita. É moribunda e gestante de si própria. Seus tentáculos são testemunhas e marcas de sua história. Aqui, eles são representados por meio de curvas similares a ondas sonoras e círculos, que representam respectivamente os ecos de suas vidas passadas (em azul) e cada uma delas (em verde), como raízes de uma árvore genealógica.
Esta ilustração foi feita como parte de um dos exercícios da disciplina Imagem e Representação na Comunicação Visual (DSG1322), lecionada pela professora Izabel Oliveira, do Departamento de Artes & Design da PUC-RIO.
Primeiro esboço com anotações dos conceitos a serem incorporados na ilustração.
Reticent Reminiscence (do álbum Ancient Future)
Published:

Reticent Reminiscence (do álbum Ancient Future)

Published: