Caroline Uliana's profile

Melhorar a produtividade: 6 dicas simples

Melhorar a produtividade: 6 dicas simples

Cada vez tem sido mais difícil para as pessoas se concentrarem completamente nas suas tarefas diárias. Uma simples tarefa como ler um livro pode ser prejudicada pela distração fácil, procrastinação, entre outros vilões da produtividade. 

Como afirma o psicólogo Daniel Goleman em seu livro “Foco - A atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, os nossos pensamentos são “o único grande fator de desperdício de atenção no local de trabalho”. Manter o foco nas atividades que mais importam é o primeiro passo para se obter sucesso pessoal e profissional. Mas, como fazer isso?

Para ajudar você a ter mais foco e conseguir conquistar aquele sentimento tão satisfatório de “tarefa cumprida” ao final do dia, elaborei uma lista com algumas dicas para auxiliar você a organizar melhor seu dia, ser mais produtivo e conseguir cumprir todas as suas tarefas diárias sem deixar de lado o cuidado com a saúde mental. Que tal colocar essas dicas em prática na sua rotina?

1) Elaborar uma lista de tarefas 

O primeiro passo para uma rotina de excelência é o planejamento do dia. Isso pode ser feito logo no começo da manhã ou à noite, antes de dormir. Planejar o dia listando cada atividade a ser realizada é uma forma de se manter focado, organizado e também de não esquecer de realizar alguma atividade muito importante do dia. Além disso, a sensação de “dever cumprido” ao marcar uma atividade como concluída é muito gratificante e aumenta a produtividade, já que serve de incentivo para o cumprimento da próxima tarefa.  

Para te auxiliar nessa etapa, ainda existem vários aplicativos de smartphone que permitem você criar a sua lista de tarefas do dia. Microsoft To Do, Todoist são alguns aplicativos super fáceis de utilizar e que podem ser seus aliados quando o assunto é otimização de tempo e organização. Planners manuais, agendas e até mesmo o bloco de notas do seu celular também podem ser utilizados nessa tarefa, basta você analisar qual funciona melhor para você. 

2) Realizar as tarefas mais demoradas e difíceis primeiro

Uma ótima forma de se manter focado e produtivo é começando pelas tarefas mais complexas e demoradas. O cérebro, quando são realizadas atividades mais prazerosas como assistir uma série e navegar nas redes sociais, atua através do sistema de recompensa, levando à secreção do neurotransmissor dopamina em altas quantidades, proporcionando prazer e motivação.

Ao deixar para realizar por último atividades menos prazerosas como estudar, ler um livro ou trabalhar em um projeto, naturalmente estaremos nos sentindo menos motivados, pois a quantidade de dopamina que estará sendo liberada durante essas atividades é muito menor, logo, o nível de motivação e produtividade também cai. 

Sabendo disso, uma boa dica é organizar a sua lista de tarefas de acordo com a ordem de complexidade ou demora da atividade, assim, você chegará à metade do seu dia tendo realizado tarefas consideradas menos animadoras e podendo realizar aquelas mais tranquilas e prazerosas, com um sentimento de recompensa e satisfação. 

3) Organizar o seu espaço

O simples hábito de arrumar a sua cama pela manhã é um grande aliado da produtividade. Ao realizar tarefas pequenas e fáceis do dia-a-dia, temos a sensação de “tarefa cumprida”, que aumenta a nossa ideia pessoal de capacidade de realização.

Se você conseguiu realizar uma simples tarefa como arrumar a sua cama pela manhã, você se sentirá capaz de realizar outras mais complexas do seu dia. 

4) Realizar uma atividade física

Não é novidade que os exercícios físicos são extremamente benéficos para a saúde. Mas, além disso, a liberação do hormônio endorfina - responsável pela sensação de bem-estar, proporciona uma sensação tão gratificante e satisfatória que eleva a produtividade a níveis mais altos. E o melhor, para obter esses benefícios, basta uma simples caminhada, pular corda, alguns polichinelos ou uma sessão de abdominais

Com um alto nível de endorfinas na circulação, o seu nível de motivação, produtividade e até mesmo criatividade se elevará de forma significativa. Então, por mais desmotivado que você possa estar, levantar do sofá e praticar alguma atividade física pode fazer você se sentir muito melhor.

5) Estabelecer horários para as redes sociais

Um dos maiores vilões da produtividade é, sem dúvidas, as redes sociais. Uma das formas de resolver esse problema é através da função “Não Perturbe”, que, quando ativada, silencia todas as notificações do seu celular, de forma que o controle sobre quando você irá mexer no seu celular ou verificar novas mensagens, está completamente nas suas mãos. 

Além disso, existem aplicativos como o Forest, que funciona de uma forma bastante criativa: você planta uma árvore virtual no momento em que quiser se manter focado e, enquanto o tempo passa, a árvore cresce e também desbloqueia outras árvores que vão sendo plantadas e crescendo ao longo do tempo; se você sair do aplicativo, ou seja, sair do foco, a sua plantação de árvores morre. Um grande incentivo, não é mesmo? 

Outra técnica é estabelecer horários para as redes sociais. Reserve um momento do dia para você verificar o Instagram, Facebook, responder mensagens do WhatsApp e utilizar todos os aplicativos de lazer que normalmente tiram o seu foco, tempo e atenção. 

Mas não se engane, como já foi mencionado, o celular pode ser um grande aliado da organização e produtividade. Basta dosar. Além disso, seguir pessoas inspiradoras e perfis que geram conteúdo de valor e aprendizado pode contribuir muito para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, sem que você perca tempo com conteúdos que, muitas vezes, roubam o seu tempo e servem de distração para o que realmente importa. 

6) Comer chocolate amargo

Sim, é exatamente isso que você leu. Para os amantes de chocolate, essa dica vai ser animadora e tornar o caminho para a produtividade ainda mais fácil e prazeroso. A ingestão de chocolate amargo proporciona a secreção de endorfina, serotonina e dopamina, neurotransmissores associados ao bem-estar, felicidade, prazer e à recompensa. Com todos esses benefícios, o chocolate pode fazer uma grande diferença no seu dia para ajudar no processo de realização das suas tarefas, de forma gostosa e saudável. 

Mas atenção, o chocolate precisa ter um teor de cacau de 70% ou mais para proporcionar esses efeitos no organismo e deve ser consumido com cautela - em torno de dois quadradinhos por dia - para não se tornar um vilão da saúde. 

Gostou das dicas? Você já experimentou alguma delas no seu dia-a-dia? Como elas têm lhe ajudado? Deixe seu comentário contando a sua experiência! Garanto que o seu relato será muito importante para outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você e também para você conhecer como outras pessoas têm lidado com esses sentimentos em suas rotinas!

Se esse post foi útil para você, e acredita que pode beneficiar as pessoas que você mais gosta com as dicas que aprendeu aqui, compartilhe esse post com elas! 
Melhorar a produtividade: 6 dicas simples
Published:

Melhorar a produtividade: 6 dicas simples

Published:

Creative Fields