Casa Muro 

Proposta acadêmica de residência unifamiliar de dois pavimentos com, aproximadamente, 230,00 m² de área total construída.
[Projeto Arquitetônico + Projeto de Interiores + Modelagem + Renderização + Pós-produção]

Tema: Residência Unifamiliar
Projeto: Laísa dos Santos​​​​​​​
​​​​​​​​​​​​​​A organização do projeto projeto seguiu princípios lógicos de ordenação, programa de necessidades, aproveitamento do lote e orientação solar. No terreno, predominantemente plano, estabelecidos os recuos frontal e de fundos, implantou-se a garagem, áreas sociais e espaço externo com piscina. A ampla garagem abriga dois carros, mas também pode receber motocicletas e/ou bicicleta. Foi pensada como espaço efêmero, podendo servir também para lazer.

Adentrando na residência, surge a escada de acesso ao pavimento superior. Em seguida, sala de estar, jantar e cozinha, com uma grande ilha central, por sua vez integrados ao espaço externo através de grandes portas de vidro de correr. Após, estão alocadas a área de serviço/lavanderia, lavabo e depósito, voltados para a área externa. Foram assim posicionados para que possam ser utilizados pelos moradores que estiverem desfrutando do espaço externo. O depósito foi pensado para armazenagem de equipamentos de manutenção do próprio jardim.

O projeto de interiores utiliza uma paleta de cores neutras, textura de concreto aparente e amadeirado. Os ambientes da área social integram-se de maneira genuína, a materialidade e iluminação trazem conforto e aconchego ao espaço. 


​​​​​​​O jantar possui mesa para até oito pessoas, enquanto na cozinha o destaque vai para a grande ilha central, foco do ambiente. As amplas portas de vidro permitem integração com o ambiente externo. No jantar, um móvel amplo serve de apoio aos utensílios da cozinha, que não possuí armários aéreos. Já na cozinha, demarcada por um leve rebaixo no gesso, o amplo móvel ao fundo oculta a churrasqueira, ao mesmo tempo que abriga os equipamentos. 
Os ambientes foram pensados com riqueza de elementos e vista para o exterior que as postas de acesso aos serviços e depósito tornam-se quase imperceptíveis ao fundo.

​​
​​​​​A área externa esta disposta em frente aos ambientes da área social da residência, incentivando seu uso integrado. Ao fundo do lote, a área de gramado foi pensada para o lazer dos moradores.


No segundo pavimento estão alocados três dormitórios e dois banheiros, bem como um espaço para escritório/home-office. A diferença entre a volumetria do pavimento inferior e superior, nos fundos, com a utilização de cobertura verde, cria um grande jardim também no pavimento superior.
​​​​​​​Na cobertura, existe um pequeno volume com os reservatórios. Neste nível, optou-se pela utilização da argila expandida como cobertura, justificada por suas características térmicas, bem como o desejo de uma volumetria baixa, eliminando a necessidade de grandes platibandas para esconder o telhado.
Casa Muro
Published:

Owner

Casa Muro

Published: