O projeto visa a elaboração de uma nova proposta de marca para a empresa Capcom, atualmente uma das maiores desenvolvedoras de games, conhecida por grandes sucessos como exemplo o jogo Street Fighter. O projeto visa o desenvolvimento do manual de identidade da marca contemplando as diversa etapas projetuais. O redesign da marca será empregado como uma das formas de se aproximar mais o usuário do produto, melhorando, desta forma a comunicação por meio da integração do significado e da percepção visual da marca.
 
 
 
 
 
METODOLOGIA
 
 
 
 
 
MERCADO DE GAMES
O videogame construiu sua linguagem a partir de mídias tão diversas quantos jogos de tabuleiro, cinema, televisão, desenhos animados e etc. O videogame foi a primeira mídia a permitir o jogo em um espaço navegável em uma tela e o primeiro a permitir o controle de avatares com influência direta nos elementos de jogo.
O videogame está estabelecido como mídia e como fenômeno sociocultural. Por traz dele existe, hoje, uma indústria tão rica e poderosa quanto a do cinema e as implicações de suas influências fazem parte de nosso dia a dia pelas mídias tradicionais. Hoje, quase todo dispositivo com uma tela possui um jogo, proporcionando interatividade e experiências de entretenimento para uma população diversificada. A criatividade de nossos desenvolvedores e editores produz uma variedade cada vez maior de jogos para escolher em diferentes formatos e em todas as plataformas.
 
 
 
GRANDES MARCAS
A disputa de consoles, começou mesmo em 2000 com o lançamento da Sony, Playstation 2, que logo se tornou o console mais vendido da historia com mais de 100 milhões de unidades comercializada até 2006. Outros consoles como o GameCube da Nintendo e Xbox da Microsoft entraram nessa ‘guerra dos consoles’. Atualmente há uma nova geração de sistemas que estão competindo pelo mercado são Xbox 360, Wii e o Playstation3.
CAPCOM
Com um começo humilde como um fabricante de arcade no Japão durante os primeiros anos da indústria de videogames, a Capcom tem construído uma reputação criando tecnologia de ponta e franquias de jogos altamente memoráveis ​​desde a sua fundação em 1983. 
Ao longo de sua história de 25 anos, a Capcom criou alguns dos personagens mais icônicos e franquias em jogos. Desde o onipresente Mega Man ®  e franquias Street Fighter ®, ResidentEvil ® e Devil May Cry ®, a Capcom utilizou seu talento para criar jogos reconhecíveis e divertidos para todo o mundo.
 
 
Com o intuito de compreender como está a atual aplicação da marca Capcom  e também, entender o trabalho já efetuado pela empresa, este projeto apresenta algumas formas da marca.
Foi feito um levantamento histórico com base nas telas de introdução em jogos desde 1994 , onde pode notar-se que a marca passou por adaptações para as atuais resoluções de tela, mas manteve seu logotipo.
 
 
 
 
 
ANÁLISE DE SIMILARES
Com o intuito de compreender como anda o cenário do mercado de games atualmente, ou seja, as concorrentes da empresa Capcom. Foram analisadas as marcas de grandes desenvolvedores. 
A empresa, hoje, possui como característica a qualidade dos serviços, para que haja um destaque visual da marca Capcom o projeto fará levantamento de marcas concorrentes, permitindo identificar as propriedades e características de cada uma das marcas que competem e podem influenciar a marca.
5 Marcas foram análisadas quanto a sua cor, símbolo, tipografia e área de proporção.
 
 
 
 
 
 
REDESIGN
A busca por elementos para a construção de um símbolo forte foi baseada em conceitos tecnológicos, em algumas características do passado da marca, como suas origens nas máquinas arcades, e elementos que envolvem o mercado de videogames. E também o significado do nome Capcom (Capsuled Computer).
Foram adotados parâmetros para a seleção do símbolo sendo eles: simplicidade, conceito e dinamismo. Durante esse processo os símbolos foram apresentados sem sua composição acromática, para que essa não influencie durante o processo de seleção, e para que posteriormente haja um estudo para a sua correta solução.
 
 
 
 
ESCOLHA SÍMBOLO
Quanto a tipografia, foi preparada aquela que é mais pertinente a este projeto e melhor se enquadra nas necessidades do mesmo, baseado também nos parâmetros adotados para a escolha.
CAPCOM | REBRAND
Published:

CAPCOM | REBRAND

Projeto para redesign da marca CAPCOM.

Published: