MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS
AI! E AGORA?

O tema é o ensino de Primeiros Socorros para crianças mais especificamente em Portugal. O objetivo foi criar um objeto que informasse uma criança a como agir num caso de socorrismo, é algo importante e que pode fazer a diferença nos dias de hoje. Este manual de Primeiros Socorros é em formato dossier e esta dividido em 7 temas representado por cores diferentes e os subtemas.
Cada página do livro é trabalhada à sua maneira, com destaque algumas palavras chaves e “escrever” alguns apontamentos ao longo do texto, quase como se fosse a criança a tirar apontamentos durante a aula. A informação está exposta de forma a ser de rápida leitura e direta, normalmente o passo-a-passo está na parte de trás do cartão.
APP MOBILE
AI! E AGORA?

O projeto é acompanhado de uma app mobile, um tipo de tecnologia muito familiar nas crianças hoje em dia. É um jogo que pode ser individual, jogar entre amigos e com competição entre escolas. O jogo é dividido pelos temas e o utilizador pode escolher o tema em que quer jogar.

JOGO DE TABULEIRO
AI! E AGORA?

O jogo de tabuleiro em que a caixa é o próprio tabuleiro de jogo -  “Ai! E agora? A cidade chama por ti” - passado na cidade que é um espaço cheio de pessoas e onde vai surgir casos para as equipas socorrerem, cada casa de jogo é um caso a socorrer e as casas maiores que são emergências. Cada equipa lança o dado, segue a estrada pela direita e vai completando os desafios. Tira um cartão e pode calhar 4 desafios diferentes: mímica, desenho, palavras proibidas e pergunta. Faz o desafio antes do tempo do temporizador acabar e socorre a pessoa. A primeira pessoa a voltar à sua sede de socorro ganha.

PROJETO ESCOLAS
AI! E AGORA?

Outro ponto de comunicação, é o projeto escolas que é um conjunto de profissionais de várias áreas corre as escolas do país, numa carrinha. Cada aula é promovida antes por estes cartazes - foram pensados para tentar atrair as crianças sem as assustar com o tema, com objetos do quotidiano, como uma caneta, um telemóvel, um lápis e uma bola. Cada objeto com a sua crise, a caneta a ter uma hemorragia, o lápis com uma fartura e o telemóvel a ter uma crise epilética. E agora o que vão fazer? Cada cartaz, diz o dia, o local e o “sumário” dado. Desta forma, motiva a criança a querer saber mais sobre o que está a ver.
rita mendes | junho 2019

Projeto desenvolvido na unidade curricular de Design de Comunicação I e Multimédia 
do Mestrado de Design de Comunicação da Faculdade de Arquitetura - UL
AI! E AGORA?
Published: