Diana Martins's profile

Realidade Aumentada em estratégias de Marketing

Realidade Aumentada aplicada em estratégias de Marketing

Published on 9th December 2019

O Marketing apresenta novidades a todo momento. E como a Realidade Aumentada não só já é uma forte tendência para chamar atenção do público, como também já faz parte do cotidiano e nem sequer alguns de nós percebemos?

A tecnologia sempre foi algo fascinante e foi em 2016 que aconteceu o boom de uma tecnologia que há muito tempo já existia, mas que agora vinha para ficar de vez: A Realidade Aumentada.

O jogo Pokémon Go, lançado na metade do ano de 2016 no Brasil, trouxe ao público não apenas um novo jogo, mas também mais interação, mudanças de comportamento e moveu gerações antigas e novas a um mesmo objetivo de capturar monstrinhos virtuais no próprio mundo, misturando virtual e real em um único lugar.
Com o lançamento do game, a Realidade Aumentada se tornou um dos focos do Marketing. Isso se deve ao fato de que a NIANTIC e a Nintendo uniram a tecnologia e a interação. Como muitos que estão ingressando na carreira do Marketing devem saber, o Inbound Marketing trouxe a interação do cliente com a empresa de maneira feroz. E Pokémon Go mostrou isso com mais clareza ainda.

Este vídeo mostra claramente a interação do público com o jogo e como ele é capaz de mover todos em um objetivo em comum. De forma simples, usando apenas localização para Realidade Aumentada, a Nintendo inovou seu mercado mais uma vez e encantou o público, além de causar uma grande comoção mundial. É fascinante como a tecnologia pode unir as pessoas em prol de algo comum. E como esta tecnologia é usada no Marketing?

Como funciona a Realidade Aumentada no Marketing?

Como já dito anteriormente, interação é o foco principal da Realidade Aumentada nas estratégias de Marketing.

Por exemplo, existe uma campanha da Coca-Cola em parceria com a WWF Internacional (Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental), onde em um museu britânico, as pessoas presentes podiam interagir com ursos polares em suas pelotas de gelo do Ártico que como sabemos, estão sob ameaça constante do Aquecimento Global e da ação do homem.
Para esse tipo de ação de Marketing Social, o público percebia a preocupação da marca com este problema ambiental, que afeta tanto a vida dos ursos polares, símbolos da Coca-Cola.

Já a Timberlad, empresa global de manufatura, em 2014 trouxe para seus clientes uma maneira nova de experimentar roupas. Sabemos que experimentá-las nos dias corridos de hoje é um tanto quanto chato, certo? Então essa loja decidiu mostrar como as pessoas poderiam provar as roupas, escolher facilmente e enfim, comprar as peças. 

Provavelmente em um futuro não tão distante – porque ele já está acontecendo! – teremos as lojas com esse ótimo utensílio ao nosso favor.
Esses são apenas dois formatos do uso da Realidade Aumentada no Marketing. É possível percebermos que vivenciamos o uso dessa tecnologia todos os dias. Já está inserida nas nossas vidas e às vezes nem sequer percebemos. Se pensarmos bem, utilizamos aplicativos que contém a realidade aumentada todos os dias, como o Google Maps e o Uber, por exemplo, utilizando a nossa localização em tempo real.

As inovações tecnológicas são muito populares entre usuários e clientes potenciais. Uma empresa ou marca que escolhe usar a Realidade Aumentada, se arma de uma alavanca de comunicação ganhando, não só em visibilidade, mas também, em imagem.

O cliente que vai à loja, hoje busca informações sobre a mesma antes de visitá-la. Ele pode compartilhar a seguir sua opinião a respeito da decoração da loja, ou o atendimento que obteve. Ou seja, com a tecnologia, o consumidor passou a ter ainda mais poder. Por isso, é necessário que as empresas tenham a mente aberta a novas experiências para apetecer os desejos de seus consumidores, se adaptando às novas tendências e adequar a marca aos novos parâmetros de comportamento do consumidor final.

Usando a Realidade Aumentada em estratégias de Marketing e seus benefícios

“Os fatores culturais exercem a mais ampla influência sobre o comportamento do consumidor.” (KOTLER, 1993)

A forma como os consumidores compram, está em constante mudança. A Realidade Aumentada em meio a isso está sendo revolucionária para o mercado, atraindo cada vez mais clientes e aproximando-os das marcas. Esse pode ser o passo inicial para se chegar no nível de interação sem barreiras e quando isso for percebido, todos já estarão adaptados.

Com o consumidor querendo agilidade nos processos de compra, cada vez mais ansioso pelo novo, o Marketing nas empresas só se torna ainda mais importante e deve ser cuidadoso. O consumidor tem o controle total do que quer e deseja, escolhendo o melhor lugar para adquirir seus produtos e ele certamente vai recordar das marcas que lhe proporcionou experiências diferentes e inovadoras.

A Realidade Aumentada certamente já é uma tendência no meio do Marketing e sendo usada cada vez mais pelas empresas, vai tornar o consumo mais prático, mais fácil, rápido e essencial nos próximos anos. Esta tecnologia só impulsiona ainda mais a maneira como o consumidor tem o poder em suas mãos, além de deixa-lo mais propenso a consumir o que deseja.

O consumidor tem o controle total do que quer e deseja com a Realidade Aumentada.
O uso dessa tecnologia certamente causará cada vez mais impacto no Marketing, personalizando a experiência de compra e assim, tornando a possibilidade de manter o cliente fiel a uma marca que mostra saber o que está fazendo e oferecendo. A Realidade Aumentada vem complementar o mercado do Marketing e assim torná-lo mais fascinante.
Realidade Aumentada em estratégias de Marketing
Published:

Owner

Realidade Aumentada em estratégias de Marketing

Published: