Daniele Gama's profile

Movi - App para corredores

Projeto de UX: Como ajudar corredores amadores a evitarem lesões?
Esse projeto fez parte do curso Formação em UX Design da Mergo. O grupo foi composto por Daniele Gama, Daniel Monteiro, Daniela Danelon, Mariane Ortega, Karina Cardoso e William Avila.

O projeto de UI foi feito por mim, baseada nos dados trabalhados em grupo.

Objetivo:
O objetivo inicial desse projeto foi: “Como nós podemos ajudar corredores amadores a evitar problemas físicos e lesões, orientando uma preparação e um treinamento adequado para a sua condição física e suas metas?”.

Desafios:
Receber esse desafio me tirou da zona de conforto. Não tinha experiência alguma com com corrida de rua, pois nunca pratiquei ou convivi com alguém que praticasse. Achei esse projeto muito desafiador já que me permitia adentrar um novo universo…

Processo:
O projeto foi dividido em 5 etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e fase de teste.
1. Empatia: entendendo mais sobre corredores amadores.
Nesta fase do projeto, o intuito era entender melhor o nosso usuário: começamos com uma pesquisa em sites e produtores de conteúdo especializados em corrida para entender melhor os tipos de lesões e quais hábitos as causam.

Após o levantamento de dados, em grupo discutimos algumas dúvidas, certezas e suposições sobre corridas de rua para seguir para a próxima etapa: entrevista com três usuários (duas mulheres e um homem).
Com isso, pudemos entender, não apenas, mais sobre os hábitos alimentares e de saúde dos corredores amadores, mas também verificar que é comum utilizar aplicativos para acompanhar suas metas, assim como a falta de informações confiáveis sobre saúde é uma das dores do nosso usuário.

Para complementar nosso processo, produzimos um questionário, que foi divulgado em grupos de corredores nas redes sociais, no Google Forms para ter uma amostra maior de usuários.
Resultados principais da pesquisa por questionário
2. Definindo o projeto e entendendo o nosso usuário modelo.
Na fase de definição do projeto fizemos a criação da persona (nosso usuário modelo) e qual seria sua jornada diária e onde nosso aplicativo poderia se encaixar.
3. Ideação - criando soluções para os problemas que encontramos

Dentre os problemas que encontramos foi possível perceber que informações fáceis de encontrar, como tutoriais de alongamento, dicas de saúde e de sapatos adequados poderiam ajudar os corredores amadores a se machucarem menos.

Correr é uma atividade democrática que pode ser feita sem nenhum tipo de aconselhamento, por isso muitos corredores começam a praticar sem nenhum conhecimento sobre lesões.

Como produto, criamos o Movi como um aplicativo para corredores que não tem só cronômetro e contador de calorias, como também, muita informações de saúde e dicas para previnir lesões.

Abaixo, a definição do passo-a-passo que o usuário fará no aplicativo. Definimos dois fluxos: o primeiro para o usuário que quer apenas utilizar o app para correr e o segundo é um fluxo para encontrar o tênis ideal.
Fluxo de telas e ações para o usuário que quer apenas correr
Fluxo de telas para o usuário que quer encontrar um tênis adequado
4. Prototipação - colocando as ideias no papel
Nessa fase, fizemos o nosso protótipo em papel das telas.
5. Testando com os usuários
Com o protótipo navegável em papel, recrutamos 2 potenciais usuários que estivessem dentro do perfil que procuramos e apresentamos a eles 3 tarefas (encontrar tênis, correr e identificar lesões e desconfortos).

Durante o teste, os usuários indicaram que o fluxo de começar a correr e terminar com alongamentos e marcando desconfortos era muito longo e ambos desistiram antes do final. Haviam também pop ups de dicas de saúde antes da corrida, o que não agradou.

Não havia um botão direto na home para começar a corrida. Era preciso passar pela aba de Treinos, para depois escolher um treino e começar a correr.

Resultados
A partir dessa parte do projeto, eu produzi o design sozinha. Com o final do curso, cada aluno pode produzir o seu próprio protótipo de alta fidelidade.

Como a tarefa de procurar o tênis ideal não era primordial para o app, pois ele não é de venda, mas sim, de corrida, optei por deixar de fora do protótipo abaixo. Porém, no futuro, após a aceitação do aplicativo, acredito que seria um recurso muito bem-vindo :)


Movi - App para corredores
Published:

Movi - App para corredores

Published: