eduardo souza's profileGabriela Araujo's profile

Vlado

Xilogravura revitalizada
Esse livro foi publicado em comemoração à abertura do Consulado da Eslovênia em Pernambuco. Por isso, as ilustrações de Pablo Borges retomam uma imagem e uma técnica característica do Nordeste brasileiro para celebrar nossa união diplomática com a Eslovênia. Cada tradução da narrativa inicia em uma capa e se encontram na página-dupla central do livro, que remete à própria diplomacia que motivou a publicação do livro.
Explorando as limitações
Para adequar o projeto ao orçamento, utilizamos apenas duas cores em um volume que desse igual importância à narrativa nas duas línguas. Decidimos colorir as impressões originais das xilogravuras com ciano e magenta para criar um contraste de cores que ajudasse a revitalizar a linguagem visual do cordel, atualizando tanto a técnica quanto a própria linguagem por meio de sua incorporação e transformação no projeto gráfico. Além disso, elas foram utilizadas de diferentes maneiras ao longo do livro, rompendo com a lógica tradicional de isolar as ilustrações em uma das páginas.
Tipografia como expressão de identidade
As tipografias escolhidas fazem uma ponte entre os dois países, remetendo tanto ao corte dos formões da xilogravura nordestina quanto aos castelos e dragões medievais eslovenos. Por fim, a elaboração de padrões a partir das texturas gravadas permitiu caracterizar cada uma das traduções e demonstrar a união e diálogo nas páginas centrais do livro.
Esse projeto foi ganhador do prêmio Brasil Design Award de 2019
Vlado
Published:

Vlado

Livro ilustrado com xilogravuras de Pablo Borges digitalizadas e recoloridas

Published: