Vânia Simões's profile

SHOPPING BRASÍLIA

S H O P P I N G  B R A S Í L I A
T R A B A L H O  D E  G R U P O
P R O J E T O  R E A L I Z A D O  E M  Â M B I T O  D A  U C  P R O J E T O II  P A R A  O C O N C U R S O 
"A  T U A  I D E A  F A Z  P A R T E"  D O  S H O P P I N G  B R A S I L I A

G R U P O

ALEXIA MATTAR
BEATRICE WERDER
DANIELA MOREIRA 
VÂNIA SIMÕES
━━━━━━━ ⟡ ━━━━━━━
Em âmbito da Unidade Curricular Projeto II e do concurso de ideias do Shopping Brasília “A tua ideia faz parte” foi proposto a realização de um projeto de renovação das áreas comuns do Shopping Brasília, localizado na Boavista. 

O Shopping Center Brasília foi o primeiro centro comercial da cidade do Porto e do país e está aberto ao público há mais de 42 anos. Durante este hiatos, nunca sofreu qualquer obra de remodelação das suas áreas comuns, dessa forma é proposto para a execução deste projeto a substituição integral de tetos falsos e remodelação da iluminação de corredores, a remodelação dos vãos das escadas rolantes, a alteração das escadas metálicas (colocação de laje), remodelação do pavimento, das clarabóias e dos WC’S, instalação de sinaléticas, de um painel digital na entrada da rotunda e de diretórios digitais pelas áreas comuns. 
D E S E N H O S  T É C N I C O S  I L U S T R A D O S
E N T R A D A  R O T U N D A  D A  B O A V I S T A
Na Entrada da Rotunda da Boavista criou-se uma zona de estar no Piso -1, localizada na área redonda à esquerda das escadas rolantes, composta pela peça de mobiliário de contraplacado marítimo redonda pintada a vermelho e com vegetação. No Piso 0 implementou-se uma zona de trabalho/estar e uma zona de comer — foi criada uma zona de comer na vertical uma vez que em frente encontra-se um café/restaurante — à volta das guardas com mesas, que disponibilizam carregamento USB, e bancos em contraplacado marítimo e com vinte Bancos 786-B da Adico nos tons bege e vermelho. Ainda neste piso, sugere-se a aplicação de um Painel Digital numa das colunas com um conjunto de letras em néon sobre o mesmo a fim de incentivar os visitantes a tocarem nele, caso seja interativo. No Piso 1 foi igualmente criada uma zona de trabalho/estar idêntica à do Piso 0. Na Clarabóia desta zona foi implementada uma Instalação de arcos de luz descendente a fim de criar um ambiente mais iluminado e, através da utilização de cores diferentes, divertido e conceitual para algum evento a realizar dentro do Shopping. 
H A L L  C E N T R A L  E S C A D A S  M E T Á L I C A S
No Hall Central: Escadas Metálicas, optou-se, tal como é proposto, por fechar o vão e criar uma laje de vidro, esta que vem a disponibilizar luz para os pisos inferiores. Todos os pisos, portanto, possuem, ainda, interligação devido ao projeto de uma escada suspensa sustentada por vigas de contraplacado marítimo vermelho. No Piso -1 criou-se uma zona de estar/descanso com uma estrutura de incorporação de quatro Sofás 273 em tom cinza-escuro e com formas de sentar em contraplacado marítimo vermelho; esta estrutura é acompanhada por vasos que incluirão vegetação. No Piso 0 aplicou-se uma zona de Bar/Café com oito mesas 528 e trinta e duas cadeiras portuguesas da Adico juntamente de um bar em contraplacado marítimo. No Piso 1 criou-se uma zona de estar e uma zona de trabalho com uma mesa alta de contraplacado marítimo — que disponibiliza carregamento USB — sustentada pelos pilares e vigas de madeira e dezesseis Bancos 786-B da Adico. A zona de estar é composta por quatro sofás encostados às colunas e duas mesas de noventa graus de contraplacado. 
Á R E A  E S C A D A S  R E D O N D A S
Nas Escadas Redondas foram aplicadas vigas de contraplacado como guardas e o corrimão das escadas modificado para vidro e cromado cobre/coral. Na grande extensão da parede, de aproximadamente nove metros, seria aplicada uma camada de vegetação para dar expressão a essa zona de passagem e, ainda, a fonte existente seria revestida por pastilha azul-clara para criar uma aparência de piscina interior — algo extremamente usado no estilo retro dos anos oitenta.
E N T R A D A  R U A  J Ú L I O  D I N I S
Na Entrada da Rua Júlio Dinis criou-se várias zonas de estar e de descanso. No Piso 0 encontra-se a estrutura de incorporação de quatro Sofás 273 em tom cinza-escuro e com formas de sentar em contraplacado marítimo vermelho juntamente de outras formas de sentar orgânicas, sendo que uma está ao lado da escada rolante e a outra à volta da coluna. No Piso 1 e no Piso 2 aplicou-se uma zona de estar de um dos lados do vão — uma vez que um dos lados possui uma área reduzida — onde estão cinco Sofás 273-A encostados às guardas, dois vasos com plantas e uma estrutura de contraplacado para pousar as compras ou as crianças se sentarem. Na Clarabóia, tal como na entrada da rotunda, encontra-se uma Instalação de arcos de luz que criam intersecções e uniões, quando vistos por baixo, e ilumina ainda mais o espaço, sendo possível criar ambiente através da mudança de cor.
E N T R A D A  A V E N I D A  D A  B O A V I S T A
Na Entrada da Avenida da Boavista, devido ao espaço reduzido, aplicou-se apenas uma zona de trabalho no Piso 0 composta por mesas de contraplacado marítimo pintado a vermelho, com carregamento USB, e aproximadamente vinte e seis Bancos 786-B.
R O O F T O P
Para uma Proposta do Rooftop, criou-se um Cinema ao ar livre, um Bar e um Parque Infantil. O bar é construído em contraplacado marítimo e o restante do espaço é composto por vinte e uma Mesa 528 e oitenta e quatro cadeiras portuguesas. Todo o piso seria revestido por vegetação e dividido por vigas de contraplacado pintado a vermelho.
P R O J E T O  E M  3 D
E N T R A D A  R O T U N D A  D A  B O A V I S T A
H A L L  C E N T R A L  E S C A D A S  M E T Á L I C A S
E N T R A D A  R U A  J Ú L I O  D I N I S
R O O F T O P
SHOPPING BRASÍLIA
Published:

SHOPPING BRASÍLIA

Published: