Botenas: Um Gesto de Beleza é uma tese escrita por Dângela Nunes Abiorana, em 2020. Sua pesquisa textual gira em torno dos questionamentos contemporâneos sobre corpo, gênero e identidade, questões que também se desdobraram em uma pesquisa artística, exposta no Museu da Imagem e do Som – Campinas, em 2019, a partir de assemblages de bonecas e brinquedos de plástico, também documentadas nessa obra pela fotógrafa Amanda Areias.

O projeto gráfico da tese foi iniciado em 2019, no período de qualificação doutoral da autora, porém, muitas potências expressivas não foram exploradas nessa primeira versão. Em 2020, para a versão final da tese, o layout ganhou uma abordagem mais ilustrativa, que propõe um diálogo com as provocantes e surrealistas obras da autora-artista (imagens acima). Cada capítulo se apresenta com uma parte do corpo humano: cabeça, mãos, busto, quadril e pés – imagens criadas no software Cinema 4D e retrabalhadas no Adobe Illustrator; o corpo e seus "tons de pele" também aparecem na paleta de cores usada nos elementos gráficos do trabalho.

Tipograficamente, foram utilizadas as fontes GoodDog New, que reforça o caráter lúdico e infantil, que compõe as esculturas da autora-artista, nos capítulo, subtítulos, paginação e em alguns diagramas e mapas redesenhados exclusivamente para a tese; e, também, a fonte Skolar Sans, utilizada em todo corpo textual, no qual, optou-se pela justificativa à esquerda, deixando sua lateral direita visualmente orgânica e sinuosa. 
A diagramação do projeto foi realizada no software Adobe Indesign, com tratamento de imagens no Adobe Photoshop e está em vias de publicação online na biblioteca digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Botenas
Published:

Owner

Botenas

Published: