Add to Collection
About

About

MINIMOD 2013 | PORTO ALEGRE, RS BRASIL ----- ★ PROJETO PRE-SELECIONADO PELO BRASIL NA BIENAL IBEROAMERICANA DE ARQUITETURA E URBANISMO 2014
Published:
A EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM
AO EXPLORAR NOVAS GEOGRAFIAS 

MINIMOD é uma exploração projetual, sistemática, tecnológica e empírica. É o refúgio primitivo com uma releitura contemporânea, não é apenas um objeto, busca ser uma experiência. É a tecnologia aplicada à experiência da paisagem, um convite a habitar a fronteira entre a natureza e artifício. Um dispositivo silencioso que renuncia ao protagonismo para potencializar a experiência relacional entre usuário e paisagem. Silencioso mas nunca tímido: seu desenho compacto de alto desempenho e a alta qualidade de sua materialização distingue-se pela busca da excelência na pré-fabricação. A experiência de habitar MINIMOD é inseparável da experiência da paisagem. Habitar MINIMOD é habitar a fronteira entre a experiência da máquina e da eficiência pré-fabricada e a experiência existencial da magnitude da paisagem. 

O SISTEMA MINIMOD 
O ARTIFICIAL E A PAISAGEM 

MINIMOD nasce de uma lógica sistemática. Seus usos são tantos já que sua lógica modular é aliada da flexibilidade interna. E sua portabilidade é essencial para sua flexibilidade externa nómade. 
Sua produção em série pré-fabricada emprega a tecnologia do sistema steelframe e permite ao cliente a definição de seu programa de necessidades, a escolha dos acabamentos e opções de automação. Dependendo da composição dos módulos, podem-se abrigar diversos usos que vão desde um compacto refúgio de final de semana, pequenos showrooms para eventos, até programas mais amplos e elaborados, como hotéis e pousadas. 
Os módulos são 100% pré-fabricados e transportados ao destino desejado através de caminhão grua ou desmontados em partes menores e levados ao terreno para montagem final. Isto leva a uma obra limpa que não agride seu entorno natural. É importante destacar que a ampliação e incorporação de novos módulos pode ser realizada tanta na instalação inicial como em longo prazo, seguindo as necessidades e possibilidades econômicas do cliente. 

Compreendida como um sistema aberto, MINIMOD se apresenta como um projeto inacabado, um catalisador para futura exploração. 

------ 
MAPA 
Autores:
Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado 
Equipe de projeto: Camilla Pereira, Jaqueline Lessa, Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Emiliano Etchegaray, Camila Thiesen, Pablo Courreges, Mauricio Wood, Diego Morera, Felipe Lessa, Isabella Madureira, Aldo Lanzi, Guillermo Acosta, Emiliano Lago y Charlotte Pericchi 
Área protótipo: 27 m2 
Volumen protótipo: 81 m3 
Fotografias: Leonardo Finotti ©photo@leonardofinotti.com
110 1943
RJI
87 2138
238 5018
BIA
42 1141
CME
76 4569