user's avatar
Território da Leitura

User Interface Design
Editora Moderna / Grupo Santillana, 2019

O Território da Leitura é um projeto com foco na formação leitora no Ensino Fundamental 1 que oferece uma curadoria de obras literárias e um conjunto de atividades integradas que instigam a imaginação, a criatividade e a capacidade do aluno de interpretar, argumentar e conduzir suas relações, situações cotidianas e responsabilidades, tendo a literatura como fio condutor.


The Challenge

O projeto foi idealizado pela equipe pedagógica em 2018 e ainda não possuía um site próprio. A equipe comercial ia à campo com os kits físicos contemplados na proposta e apresentava o serviço de assessoria pedagógica que guia a implementação do projeto em cada ano do contrato. O Grupo Santillana possui um extenso catálogo de livros e a seleção do Território da Leitura era apresentada em um catálogo impresso ou em PDF, havendo a necessidade de facilitar essa consulta. A área restrita já estava prevista como parte do projeto para facilitar o acesso dos professores e alunos aos materiais, enquanto a área aberta teria objetivo de divulgação.


Design​​​​​​​​​​​​​​

O desafio de design no projeto foi adaptar os wireframes de baixa fidelidade desenvolvidos pelo time de Produtos Digitais às necessidades de negócio do Território da Leitura, que já possuía uma construção de marca consolidada.
 A expansão do universo visual da marca e a materialização dos kits do projeto foram os pilares principais das decisões de interface que tomei nesse projeto, evoluindo a proposta inicial de hierarquia de informações. As variações de layout orientadas para cada device, não previstas no protótipo de baixa fidelidade, foram resolvidas na etapa de UI, na qual conectei o universo de marca com as necessidades do negócio e dos usuários.


Território da Leitura
3
57
0
Published: