Mês da Mulher 2018


A campanha Mês da Mulher 2018 foi criada para fomentar discussões sobre os papéis de gênero nas mídias sociais do Governo da Bahia.

Quem são os baianos?

A Bahia tem a quarta maior população do Brasil: são aproximadamente 15 milhões de baianos e baianas distribuídos ao longo dos 417 municípios. E, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% se concentrava em áreas urbanas em 2010.

Em 2018, o Instituto apresentou o perfil de gênero, étnico-racial e etário dos baianos com os seguintes dados: 


Violência doméstica em pauta

A realidade das baianas vem acompanhada de índices alarmantes relacionados à violência doméstica: só entre os anos de 2017 e 2018, foi registrado aumento em 9% dos casos dessa ordem e em 30% de concessões de medidas protetivas, de acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Justiça. A masculinidade tóxica foi indicada como a causa principal.

Diante desses dados, ficou claro que toda a comunicação tinha que ter a finalidade política de conscientizar a coletividade.


O que fizemos?
De posse dos dados que evidenciam a pluralidade dos baianos, foi desenvolvido um key visual (KV) compatível com os objetivos traçados em parceria com a social media Carolina Aguiar.



As ilustrações foram pensadas para enfocar a diversidade feminina da Bahia e para abrir espaço para mensagens políticas de desconstrução de crenças sexistas, promovendo debates on-line e reflexões coletivas. Além das mídias sociais oficiais, a campanha foi desdobrada em ação de endomarketing na Secretaria de Comunicação do GovBa.


Mês da Mulher
Published:

Owner

Mês da Mulher

Published: