Este trabalho é produto da disciplina de Projeto de Comunicação Visual ministrada por Carlos Azambuja. Fomos convidados a nos aventurarmos numa experiência mais comum no cotidiano das artes plásticas, no qual um tema é pinçado e trabalhado visualmente sem pretensões de uma comunicação objetiva em massa ou algo  mais amplo. Resolvi, então, buscar elementos da fotografia que sempre me foram atraentes de forma a procurar um motivo que os reunissem, propiciando uma execução que me fosse prazerosa e menos ‘comercial’.

Como há inúmeros estilos fotográficos, comecei buscando características diversas que me agradavam em fotos que vi como: alto contraste, cores vibrantes, reflexos, formas geométricas, etc. Inspirado em trabalhos similares com sequências de fotos, pensei em abordar algum objeto simples e que pudesse ser fotografado com facilidade. Surgiu então, aliado aos pontos iniciais, adotei meu motivo 'bolhas de sabão', que pelas propriedades naturais do material pode conferir variedade e beleza de acordo com variações simples.
 
Abaixo,  fragmentos do ensaio final.
Utilizou-se imagens em alguns dos quadros vindas de uma tela de cristal liquido por trás das bolhas, para enfatizar o volume e a cor acentuando-se a tridimensionalidade das estruturas transparentes multicoloridas.
Foi adicionado óleo derivado de petróleo à água para acentuar os reflexos multicoloridos nas bolhas. O óleo, sendo imiscível na água, produz também estruturas redondas que passeiam pela superfície das bolhas, ora claras ora escuras, deixando os close-ups mais interessantes.
Bolhas de Luz
Published:

Bolhas de Luz

Fotografia acadêmica experimental com bolhas de sabão.

Published: