user's avatar
Sankofa - Jogo da Memória
Ao longo da história, nas mais diversas áreas, mulheres negras ocuparam a linha de frente da luta pela liberdade, pela garantia de direitos e de possibilidades de futuro. Com batalhas travadas tanto no campo de guerra, como na articulação política, na produção intelectual e artística, mulheres negras utilizaram, e seguem utilizando, de variadas ferramentas que hoje moldam um acervo extremamente rico de legado e estratégia.

Mas o apagamento das suas histórias pelo racismo e o sexismo (e outros ismos coloniais), acarretaram no desconhecimento da existência dos nomes e dos rostos de mulheres negras por boa parte das pessoas, mulheres que de fato abriram caminhos para as conquistas de direitos usufruídos hoje, não só por mulheres negras, mas também pela sociedade de modo geral, afinal, como afirmou Lélia Gonzalez, “trazemos conosco a marca da libertação de todos e todas”.

A história contada a partir do olhar do colonizador distorceu e silenciou todo esse legado, por isso, o esforço de pensar em ferramentas que disputam essas narrativas hegemônicas impostas é urgente.

O Jogo da Memória Sankofa tem como objetivo ser mais uma dessas ferramentas, que contribuem para manter viva a memória e a história de mulheres negras  dos países da América Latina. Trazer à memória esse legado para os dias de hoje significa não só reconhecer o passado, mas nos serve como inspiração e projeção de futuro. O nome Sankofa foi escolhido justamente por isso, que segundo a filosofia do povo Akan, significa “nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”. 

A peças do jogo trazem ilustrações de 12 mulheres que marcaram a história de 6 países da América Latina: Lélia Gonzalez, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Maria Felipa, Mãe Stella de Oxóssi, Antonieta de Barros, Dandara, Maria Remedios Del Vale, Amy Ashwood Garvey, Argelia Laya, Sanité Bélair e María Elena Moyano.

Escolhemos o jogo da memória justamente para brincar com os sentidos e significados que envolvem o jogo, além de ser uma ferramenta didática que se comunica com os mais variados públicos. 

O material é gratuito e está disponível em duas versões: para imprimir e o para jogar on-line, pensando justamente no alcance e na acessibilidade de cada um desses formatos.


Criadoras: 

Sankofa - Jogo da Memória
117
3.1k
4
Published:
user's avatar
Taynara Cabral

Sankofa - Jogo da Memória

O Jogo da Memória Sankofa tem como objetivo ser mais uma dessas ferramentas, que contribuem para manter viva a memória e a história de mulheres n Read More
117
3.1k
4
Published: