Marcela Brandão Bilatto's profile

Pão de queijo: curiosidades e origem

Você já parou para pensar um pouco sobre a história do pão de queijo? O alimento típico de Minas Gerais, de poucos ingredientes e fácil de fazer, faz parte da mesa do café de muitos brasileiros diariamente.

São diversas as histórias a respeito da origem do pão de queijo. Em meados do século 18 em Minas Gerais, havia certa dificuldade em se encontrar farinha de trigo, ingrediente base para produzir alimentos panificados no período, entretanto, o polvilho, oriundo da mandioca, era abundante no local.

Com isso as cozinheiras das fazendas preparavam o pão para seus senhores utilizando o polvilho e adicionavam na massa os queijos que sobravam. Assim elas misturavam os ovos e o leite, enrolavam toda a massa e assavam. Dessa forma, por acaso, surgia o pão de queijo. Entretanto o pão de queijo apenas se tornou efetivamente popular a partir de 1950.

Além de conquistar o paladar de todos os brasileiros, essa iguaria mineira é exportada, em sua forma congelada, para outras partes do mundo, como Europa, Japão, Estados Unidos e América Latina. Todavia, esses locais não possuem a força de consumo encontrada no Brasil.

Agora que você já sabe qual é a história do pão de queijo e também um pouco mais sobre essa iguaria mineira, não perca tempo e a inclua já em seu cardápio. Não se esqueça de que existem vários tipos de receita. Você deve, portanto, experimentá-las e, assim, encontrar a sua preferida.
Pão de queijo: curiosidades e origem
Published:

Pão de queijo: curiosidades e origem

Published: