Rafael Bighetti's profile

XI Semana de Rádio e TV

Título: XI Semana de Rádio e TV
Finalidade: Evento acadêmico e anual do curso de Comunicação Social: Radialismo da UNESP de Bauru, que tem como principal objetivo fazer uma integração do curso com o mercado de trabalho, futuros ingressantes e a sociedade.
Funções Exercidas: Coordenação de Divulgação; Social Media; Vice-Coordenação Geral.
Data de Realização: 17 a 21 de Setembro de 2018.
Capa de Facebook para Organização do Evento. Identidade Visual criada por Matheus Gonçalves
A XI SRTV
Capa de Facebook do Evento. Identidade Visual criada por Matheus Gonçalves
Entrei para a organização deste evento durante o meu segundo ano de graduação na UNESP. Com o objetivo de divulgar o curso para a comunidade Bauruense, e se ficar como um evento importante no calendário da universidade, tínhamos como função criar uma semana consistente e abrangente. 

Deste modo, tratamos todos os itens e áreas o mais profissionalmente possível, e fomos atrás de nomes de alto nível do mercado audiovisual. Conseguimos desde de exibição exclusiva de filme (O Crime da Cabra - 2016, Ariane Porto) com entrevista da diretora, até participação de nomes como Lia Renha (Diretora de Arte). Com 18 Oficineiros e Palestrantes, o evento foi um sucesso e agradou a todos os participantes.
Coordenação de Divulgação
A divulgação da XI SRTV tinha como objetivo trazer o maior número de pessoas possíveis para o evento. Nas edições anteriores, tinha a média de aproximadamente 70 a 80 pessoas inscritos, e colocamos como meta chegarmos a 100. Em três pessoas nessa área (João Paulo de Oliveira e Luigi Tudisco), além dos parceiros, contatos e auxiliares, angariamos 120 inscritos para o evento.

Para chegar nesse número, criamos alguns itens de divulgação, como: Evento na UNESP para abertura de Inscrição; Divulgação na Televisão; Venda de Itens com nossa marca; Cartazes; Contato com Universidades; Web-série; Site.​​​​​​​
Mas o principal item estava na "cara" do evento, a aparência que a XI SRTV teria. Para isso, remodelamos a marca da Semana acadêmica em parceria com o projeto "Inky Design". Com toda a identidade visual, responsiva, criada por Matheus Gonçalves, conseguimos usar das mais variadas formas.

Marketing Inbound
Inscrição, pagamento e divulgação do cronograma são feitos no mundo digital. Não apenas para a SRTV, mas para diversos eventos. Precisávamos criar um ambiente singular, conectado, profissional e atrativo para que não fossem apenas textos e imagens jogados nas redes sociais.

Para isso, fechamos parcerias com os mais diversos projetos da UNESP, que organicamente acabavam por nos auxiliar na divulgação do evento. A ACI (Assessoria de Comunicação Interna da FAAC) realizou a cobertura fotográfica e jornalística; a FAAC webTV fez transmissão ao vivo de palestras; a Locomotiva Empresa Jr. fez a cobertura em formato de vídeo; a TV UNESP transmitiu comerciais e divulgação, além de diversos outros parceiros.
Por parte da XI SRTV, criamos um padrão de postagens, onde explicávamos a rotina do evento, os convidados, o cronograma e os eventos passados. Pensando em unificar o evento com a história do curso, também foi criada um websérie, com o apoio de primeiro-anistas do curso, onde foram realizadas entrevistas contando o desenvolvimento do curso de Comunicação Social: Radialismo e da Semana Acadêmica.
Marketing Outbound
Para termos uma conversa assertiva com o público e atrairmos um número grande e diverso de pessoas, além das bolhas que a Internet e as redes sociais acabam criando, partimos para uma experiência intensa de Marketing Outbound. Com cartazes, panfletos, mala direta pra diversas instituições de ensino superior da cidade, nosso alcance se tornou mais abrangente.

Proporcionamos também um diálogo com futuros inscritos, fazendo visitas nos mais diversos cursos de variadas faculdades, para assim, sanar dúvidas e convidar os participantes cara a cara, algo que trouxe muitos inscritos para a XI SRTVI.
Site
Abaixo seguem prints do site criado para divulgação da XI SRTV. Programado em HTML por mim, o site tinha como objetivo passar um aspecto mais profissional para o projeto, conseguindo dialogar melhor com apoiadores, docentes e a UNESP em si.
Vice-Coordenação Geral
Coordenado por Tainá Arcanjo e Gabriela Almeida, meu papel como vice-coordenador era o de auxiliar as demandas, principalmente financeiras. Em contato direto com a Universidade, Coordenação do Curso de Comunicação e Departamentos, ajudei na manutenção do caixa. E contando com um evento extremamente interligado com a Área de Divulgação, acabei por ajudar a orientar os acontecimentos.
Peças Audiovisuais
Como Coordenação de Divulgação em uma equipe reduzida, realizei a confecção de algumas peças. Em parceria com o Inky Design fiz a criação de um Comercial que circulou na TV UNESP (disponível no link: https://www.behance.net/gallery/91051069/Comercial-XI-SRTV), vídeo explicativo sobre o Inky Design (disponível no link: https://www.behance.net/gallery/91096873/Mini-DocIdentidade-VisualXI-Semana-de-Radio-e-TV-) e fiz "foguetes" para as transmissões ao vivo, como este abaixo:
Para mais informações sobre o evento, e como tudo isso foi aplicado na prática: fb.com/unesp.srtvi/
XI Semana de Rádio e TV
Published:

XI Semana de Rádio e TV

Published: