Concurso Maratona 24h
ANO: 2019
Por se tratar de um projeto em um ambiente educacional nos propusemos em criar uma edificação que seguisse os critérios da neuroarquitetura, âmbito da arquitetura que procura  trazer uma melhor eficácia projetual em relação a ambientes educacionais, viabilizando um conforto mental e instigando os 5 sentidos humanos.
Primeiramente trouxemos a biofilia como norteador na forma plástica da edificação, criamos uma forma orgânica e leve que remetesse a natureza e conversasse com o paisagismo proposto no local. O grande enfoque que procuramos colocar como prioridade também, foi a flexibilidade do ambiente. Tanto quanto no telhado e no mobiliário, criamos a possibilidade de deslocamento e adaptação da edificação para diferentes eventos. 
A materialidade foi escolhida seguindo nosso pilares projetuais:
Madeira de reflorestamento laminada foi utilizada para fazer as grandes vigas em formas orgânicas e apoiadas em pilares de concretos que seriam mais eficazes para aguentar os esforços locais e vencer grandes vãos. A madeira é bem resistente à umidade e ao fogo, sendo antibacteriana e anti fungo.
Por se tratar de um uma cobertura móvel, logo precisaríamos de um material leve e resistente, optamos então em utilizar a membrana tensionada de fibra de vidro com teflon, que viabiliza a cobertura móvel. O material oferece alta durabilidade, absorve pouco calor e consequentemente garante conforto térmico. Também permite criar vários efeitos de iluminação e efeitos plásticos devidos a sua flexibilidade.
Tentamos criar um ambiente que não prejudicasse a circulação do ar das salas de aula ao lado criando vigas em diferentes inclinações e tamanhos, para auxiliar no fluxo dos ares que vêm do leste. Para ajudar nas temporadas de chuvas fortes foram criados paredões verdes  que auxiliam na climatização do ambiente além de servir com brise para as chuvas fortes. O mobiliário foi definido pensando nos usos dos espaços que poderiam ser variados. Eles são fixados por trilhos e podem ser deslocados de acordo com o uso. Na prancha há um diagrama de movimentação do mobiliário que mostra que o ambiente por baixo da cobertura pode ser bem amplo, da mesma forma que pode ser utilizado como palcos de grandes encontros e reuniões.
O canteiro em obras é um local de muita importância na integração dos alunos do curso e tende a promover diversos momentos e ótimas oportunidades de aprender na prática tudo aquilo que é ensinado no curso. O ambiente de convivência deve ser um espaço de união e de felicidades, trazendo boas energias para sempre manter o aluno disposto a aprender.
Flex
Published: