Nicole Gröff's profile

Dose Fit Marmitas



NICOLE GRÖFF              BRAND DESIGN 2020

Dose Fit
Naming, Id Visual, Embalagem e Estratégia

INTRODUÇÃO

Dose Fit é uma marca de marmitas saudáveis que atua na região metropolitana de Porto Alegre. A empresa produz uma variedade de marmitas fit congeladas, com a oferta de alimentos bem elaborados, pesagem das quantidades e sabor de comida caseira. Seu público é formado por homens e mulheres entre 20 e 60 anos, classe média e alta, que estejam debilitadas, em recuperação de cirurgias, ou ainda, que buscam proativamente formas de manter a saúde e o bem-estar. São pessoas com dificuldade em seguir uma rotina alimentar adequada, vivenciando experiências negativas de consumo de marmitas devido à qualidade e sabor.

Os principais desafios deste projeto foram: 1) criar um nome que transmitisse a essência da marca; 2) projetar um design disruptivo, que contribuísse para a quebra de preconceitos relacionados à comida saudável; 3) identificar oportunidades estratégicas para a diferenciação da marca. As características mais fortes da marca são: sábia, acessível, criativa, ousada, "mente aberta".

NAMING

"Dose", segundo o dicionário português, corresponde à quantidade do que entra em uma composição - no universo da marca, é a quantidade de nutrientes da comida, devidamente preparada e fracionada. "Dose" pode assumir ainda o papel de sigla, representando o "quarteto da felicidade". O quarteto são 4 hormônios - dopamina, oxitocina, serotonina e endorfina - responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar que sentimos, sendo que a combinação de suas iniciais formam o termo DOSE. Da mesma forma que esses hormônios atuam em nosso corpo, a marca busca através de seus alimentos proporcionar maior saúde e bem-estar aos seus clientes. Unindo o termo "DOSE" a "FIT", atribui-se ao nome um significado mais completo. "Fit", conforme sua definição, é saudável, forte, em forma; o que é correto, adequado para algum propósito ou pessoa. Portanto, "Dose Fit" é a porção de alimento adequada para as pessoas que buscam maior saúde e bem-estar no seu dia a dia.

DESIGN

O que dá sabor à comida? Esse foi o ponto de partida para a busca de inspirações visuais que ajudassem a ressaltar um dos pilares mais importantes da marca: o gostinho de comida caseira. A pesquisa de marcas concorrentes apontou para tendências como o uso de folhas e as cores verde e laranja no logotipo principal. Afinal: Como construir um design que se diferencie dos já existentes, represente a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, que não desperte no cliente a memória de experiências ruins que ele já teve com marcas similares?
...
Considerações estratégicas:
1) Verde e laranja atuam na maioria das vezes como "protagonistas" nas cores de marcas de alimentação saudável - por que não mantê-los, mas como "coadjuvantes"? 2) O uso de folhas verdes já é muito saturado no mercado, podendo ser tal elemento o gatilho para as memórias e experiências ruins dos clientes. De que forma trazer a "saúde" para o design sob uma nova perspectiva? 3) Como transmitir os atributos da marca, unindo sua personalidade criativa e ousada a características como acessibilidade e sabedoria, ressaltando ainda a preocupação com equilíbrio e sabor?



DIFERENCIAL
Uma mensagem de carinho


Uma das propostas de diferenciação vem ao encontro do questionamento sobre como a marca gostaria de ser vista pelos clientes. Em resposta, a palavra "carinho" inspirou a ideia de criar uma mensagem e enviá-la com as marmitas, swja na forma de um cartão impresso ou QR Code, ressaltando o amor e cuidado com o qual o alimento foi preparado.




DIFERENCIAL
Uma marca sábia e facilitadora

"Dose Fit Surpresa" consiste em um brinde para os clientes fidelizados. A ideia é presenteá-los mensalmente com um "novo sabor" - uma amostra de um ingrediente ou alimento saudável que eles possam usar/consumir em seu dia a dia. Os clientes receberão também um cartão informativo, listando os benefícios daquele alimento, seus ingredientes, sugestões para consumo e possíveis restrições. Essa estratégia possibilita à Dose: 1) destacar o lado "sábio" da marca, compartilhando conteúdo de valor; 2. atuar como "facilitadora" ao oferecer opções que seus clientes nem sempre tem acesso ou conhecem; 3. reforçar sua preocupação e esforço em ajudar as pessoas com hábitos de alimentação saudáveis, visto que a marca busca apresentar sabores diferentes para que os clientes não enjoem do mesmo, além de contribuir para romper com o preconceito de que comida saudável é comida sem sabor, instigando as pessoas a descobrirem novas possibilidades na cozinha. 4. avaliar oportunidades de expansão, pois caso os clientes gostem de algum dos alimentos ofertados, esse interesse e demanda podem indicar à sócia um novo segmento para atuação.





Obrigada | Thank you!
...
Interessado em um design para sua marca? Entre em contato
Are you interested in Brand or Packaging Design? Contact us

Nicole Gröff
Site   |   Facebook   |   Instagram   |   Pinterest




Dose Fit Marmitas
Published:

Owner

Dose Fit Marmitas

Published: