Ligia Camolesi's profile

Livro de Memórias - Memory Book

O “Livro de Memórias” foi um experimento do meu projeto de graduação em design, na modalidade experimental. O tema do projeto era a Experiência da Nostalgia, entre o design e o brincar. Realizamos entrevistas sobre a infância e o lúdico com cinco jovens e utilizamos esse material como base de experimentação em design.

Este livro foi pensado como uma forma de exploração de diversas linguagens, entrelaçando elementos visuais, textuais e poéticos. Nosso objetivo aqui era brincar com os elementos visuais e sensoriais a partir do relato de infância/nostalgia da entrevistada Ana Cláudia, junto a nossas memórias pessoais.
A inspiração para a criação desse livro se deu tanto nos próprios diários pessoais, em que as pessoas relatam seus momentos e experiências particulares da vida, como nos álbuns fotográficos, que deixam gravados para sempre alguns dos melhores dias que já vivemos. Também houve uma forte inspiração nos livros de artista (que permitem uma grande liberdade em termos de experimentação visual e de interpretações subjetivas do próprio autor), além dos livros infantis ilustrados e os livros pop-up. 
O livro cria um diálogo com as memórias particulares da entrevistada, fazendo referências à sua história de vida, e explorando seus relatos a respeito da infância e da nostalgia como uma linha condutora para a criação do conteúdo e do projeto gráfico. 

A partir da entrevista, identifiquei quatro temas principais para nortear a criação do livro: a família (e as pessoas que formam nossas memórias), a diversão (incluindo a música e as festas), os medos, e por fim, o presente (a consolidação das experiências do passado na pessoa que nos tornamos hoje).
Livro de Memórias - Memory Book
Published:

Owner

Livro de Memórias - Memory Book

Published: