| Objecto para sentar

  • 142
  • 12
  • 2
  • Projecto académico // 2012
    Academic work // 2012
  • x + y = Design

    Não é uma equação difícil. São duas variáveis, cada uma delas com o seu peso: funcionalidade e estéti-ca. Mas e quando a estética assume uma maior importância em relação ao conforto do utilizador de determi-nado objecto? O meu objectivo foi, portanto, desenvolver um objecto para sentar funcional, não recorrendo a elementos decorativos. A beleza estética pode estar numa forma, num pequeno detalhe ou na simplicidade do material, não na quantidade de elementos decorativos.

    Deste modo, em conformidade com aspectos ergonómicos, a determinação da forma do objecto para sentar surgiu de uma forma cúbica. A partir dela, foram estudados os modos de subtracção das partes do cubo até à criação de uma forma que pudesse compor o objecto final. Pelas suas características de resistência, coloração e dimensão, o material a utilizar na produção final do objecto será o contraplacado de madeira.

    Outro aspecto a considerar (sendo este um dos mais importantes na concretização do projecto) foi a conservação e desperdício do material. Um dos propósitos da utilização deste material é assumi-lo e usufruir das suas características naturais, mostrando que a natureza do material é um dos aspectos que mais os distingue e os torna únicos. A utilização do contraplacado atribui à cadeira, ainda, uma leveza não só em peso, como visual. Contudo, como fora referido, o principal propósito deste projecto é demonstrar que o Design não precisa de excessos para ser bom, e que a necessidade de satisfazer uma vontade (neste caso, a de sentar) não obriga à criação de objectos meramente estéticos. A funcionalidade contribui para a correcta utilização de um produto e este é um aspecto incontornável. 
  •  
    Materiais utilizados na construção da maqueta escala 1:3:
    placa de contraplacado 3mm
    cola branca
    limas e lixas de madeira (diversas)
    máquinas de corte