Add to Collection
About

About

Com a selecção de um designer (entre três apresentados) organizar uma exposição itinerante, determinando um conceito plausível e a sua imagem grá… Read More
Com a selecção de um designer (entre três apresentados) organizar uma exposição itinerante, determinando um conceito plausível e a sua imagem gráfica. Read Less
Published:
Projecto académico // 2012
Academic work // 2012
__

Recorremos à capacidade das tecnologias de áudio e imagem em diversas ocasiões. Porém, nem sempre olhamos para determinado objecto como um projecto de Design que outrora marcou uma época e/ou influenciou épocas posteriores. Aqui entram os projectos de Dieter Rams, perfeitos clássicos de Design que em décadas remotas se destacaram pela sua minúcia formal, como complemento da função que possuiam.

Toda a visão racionalista de Dieter Rams tornou-se um dos aspectos mais referidos ao longo da História do Design. Contudo, a sua importância não ficou apenas pela sua distinção, mas também pela influência notória em alguns designers de épocas posteriores às suas, como Jacob Jensen, Richard Sapper, Naoto Fukasawa, Jasper Morrison e Jonathan Ive.

Será abordada a evolução social e tecnológica dos objectos, que mantêm contudo, uma coerência formal que se estende de forma intemporal. Independentemente do contexto temporal e histórico em que foram criados, estes projectos têm em comum a simplicidade formal, porque a forma segue a função. Com projectos de Dieter Rams e dos seus seguidores, a exposição traz o Design de volta... ao actual.
 
__
___
 
International Association for Rams' Followers

A IARF nasceu da itinerância da exposição, sendo um complemento adicional que não pertence ao briefing. O objectivo da sua criação foi permitir, de forma fictícia (tal como a exposição, aliás) apostar no Design, dando a oportunidade a estudantes e profissionais do Design (portugueses e estrangeiros) de partilhar projectos da sua autoria baseados na filosofia de Dieter Rams.

Mais do que de Design, precisamos do bom Design, e é esse o objectivo da Associação... dar continuidade à filosofia iniciada por Dieter Rams.