Add to Collection
About

About

Participação no concurso para a concretização do logótipo da Festa Nacional da Ginástica 2013, em Guimarães. - Proposta não vencedora.
Published:
Concurso // 2012
Contest // 2012
 
 
Briefing: 
- Concurso promovido pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP) -
Apresentação de uma proposta para o logótipo da Festa Nacional da Ginástica, considerando o âmbito nacional do evento e todas as disciplinas da ginástica que o integram (Acrobática, Aeróbica, Artística Feminina, Artística Masculina, Trampolins, Rítmica, Ginástica para Todos, Hip Hop e TeamGym). Realização do manual de normas gráficas do logótipo e apresentação de algumas aplicações do mesmo.
 
 
Considerando todos os factores necessários e fazendo uma pesquisa acerca da entidade que propõe o evento, optei por abstratizar as formas de uma pessoa que pratica um movimento de ginástica, não recorrendo a elementos figurativos e óbvios para a concretização do símbolo da marca, nem concretamente a uma disciplina homenageada na festa. Este movimento representa noções de elasticidade e flexibilidade, conceitos que os ginastas desafiam frequentemente. Visualmente, o logótipo surge harmónica e equilibrada-mente, contendo esta noção de movimento através das formas livres e fluídas apresentadas. Cromaticamente, tratando-se de um evento nacional, são apresentados no símbolo tons que remetem para as cores nacionais.

     Relativamente ao ambiente festivo que se pretende ‘transportar’ para o logótipo, é possível reconhecê-lo através das formas, das cores e do modo como a pessoa representada abstratamente surge. O movimento praticado pressupõe não só um movimento gímnico, mas também um movimento de alegria, de festa, pela abertura positiva dos ‘braços’. Para cima é o sentido que se pretende, cima é sinónimo de alegria, é sinal de festa. O objectivo é que o símbolo apele à atenção do público, que nele provoque a intenção de tentar perce-ber o que é, o que representa, que se torne único pelo aspecto visual que possui, inequívoco ao evento que representa. Afinal... o Design é pensar mais além, é desmistificar e contornar conceitos.
Cartaz (420x594mm), flyer (105x148mm), papel timbrado (210x294mm) e convite (90x130mm)
 
 
 
 
 
 
Capa (216x305mm)
 
 
 
Merchandising - caderno A5, marcador, saco e pin
T-shirt
 
 
 
 
 
 
Website