isabela Santos's profile

Alimentação Saudável

                       Alimentação Saudável: Benefícios de uma boa alimentação.

   Você ainda tem dúvida se deve ou não mudar seus hábitos alimentares? Ainda não sabe o que deve ou não comer? Nesse artigo vou esclarecer as maiores dúvidas sobre como possuir uma alimentação saudável e quais os benefícios que ela irá trazer para o seu dia-a-dia.

1- O que é uma Alimentação Saudável?

   Antes de mudar os nossos hábitos devemos saber o significado do termo Alimentação Saudável. Então vamos lá!
   Definimos como alimentação saudável, o cardápio que é rico em macro e micronutrientes, ou seja, uma dieta que contemple carboidratos, proteínas, lipídeos (macronutrientes), vitaminas e minerais (micronutrientes).
   Uma alimentação saudável proporciona inúmeros benefícios para o organismo, contribuindo até mesmo para perca de peso.
Porém esses alimentos devem ser ingeridos na quantidade certa, sem exageros quantidade essa que é definida pela idade, podendo variar de acordo com cada individuo, por exemplo, a alimentação de uma mulher de 29 anos, se diferencia de para uma da mesma idade, porém gestante.

2- O cardápio é baseado em que?
 
   Há muitos questionamentos sobre qual a base usada para a definição do cardápio. Para facilitar o entendimento foi criado a pirâmide alimentar, a nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, em 1999, listou quais os alimentos deveriam ser mais consumidos e quais menos.
   Houve uma adaptação onde os alimentos foram substituídos por outros de fácil acesso pelas pessoas, porem com valores nutricionais equivalentes.
A leitura da pirâmide é feita da seguinte forma, quanto mais ao topo o alimento estiver, menos deverá ser consumido. E sempre ao procurar uma pirâmide alimentar, garantir que ela seja a brasileira.
   Para melhor entendimento vou exemplificar  os macro e micronutrientes e listar alguns alimentos indicados.

             Macronutrientes: são carboidratos, proteínas e lipídeos. Uma das principais fontes de energia para o nosso corpo, é o carboidrato, exigindo assim, o consumo diário e em grande quantidade desses alimentos. Alguns exemplos de alimentos que contem carboidrato e são indicados para uma alimentação saudável, são: pão integral, aveia, barra de cereais, biscoito de fibras, frutas com casca, entre outros. As proteínas, por sua vez, são responsáveis pela regeneração e o surgimento de novas células. As principais fontes são: carne de origem animal (vermelha, peixe e aves), derivados do leite e ovos. E por fim os lipídios, responsáveis por transportar vitaminas solúveis em gorduras. Essas são divididas entre monoinsaturadas, poli saturadas e saturadas. As melhores fontes de lipídeos são: soja, azeite de oliva, abacate, amendoim, entre outros. 

           Micronutrientes: são as vitaminas e minerais, substancias essenciais para o nosso organismo. As vitaminas são micronutrientes que o nosso corpo, muitas vezes não consegue produzir sozinho, dependendo assim da alimentação. A falta de vitaminas no organismo pode acarretar doenças como, infertilidade, acne, anemia, enxaqueca, diarreia, entre outros. As principais vitaminas as  A, C, B, entre outras. Já os minerais são de suma importância para todo funcionamento do organismo, incluindo os ossos. Os principais minerais são: ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e sódio.

3 – Quais os parceiros e inimigos para uma Alimentação Saudável?

   Um parceiro essencial para essa reeducação alimentar, é a água. A agua é o principal condutor de nutrientes para o nosso corpo. É recomendada a ingestão de 2 a 3 litros, ou 30 ml por quilo no dia. Lembrando que é água e não refrigerantes, sucos industrializados ou bebidas alcoólicas.
   Já o grande vilão, que muitas vezes não temos controle, é o tempo. A famosa frase: “não da tempo, vou fazer um lanchinho na rua”, é porta de entrada para a quebra da Alimentação Saudável.
   A solução para isso é sempre possuir na bolsa, barrinhas de cereais, frutas, sucos naturais, alimentos mais leve. E sempre que for almoçar fora de casa, em restaurante, por exemplo, montar seu prato com uma fonte de cada nutriente, contemplando e suprindo assim todas as necessidades do seu organismo.

4- Dicas para iniciar uma Alimentação Saudável.

   Bom, agora você já tem toda a teoria, é hora de colocar tudo isso que você leu em prática. Comece montando um cardápio seguindo as porções recomendadas na pirâmide alimentar, e sempre se atentando para os nutrientes oferecidos em cada alimento.  Nunca pule refeição e coma pelo menos de 3 em 3 horas. Evite consumir líquidos enquanto come, o ideal é dar uma pausa de uma hora, antes e depois, de cada refeição. E nunca se esqueça uma vida saudável depende somente dos seus hábitos, então além de opinar por uma Alimentação Saudável, comece também uma atividade física, 30 minutinhos por dia já faz toda a diferença.
Alimentação Saudável
Published:

Alimentação Saudável

Published:

Creative Fields