Silvio Couto's profile

Aguardente, cachaça e pinga

Explicamos a diferença entre aguardente, cachaça e pinga
Você, assim como muitas pessoas, já deve ter caído em alguma roda de discussão se perguntando: afinal de contas, qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga? Se esta também é sua dúvida, você não está só. E para resolver de uma vez por todas esse dilema, criamos esse artigo para poder explicar as diferenças entre delas. Acompanhe com a gente então o post de hoje.
Cachaça ou Aguardente?
A cachaça é um destilado do mosto, fermentado da cana-de-açúcar, tendo uma graduação de 38% à 48% de álcool, e só pode ser chamado de cachaça se for produzido aqui no Brasil. Assim como nós não podemos produzir qualquer destilado a partir de cereais e chamar de vodca, outros países não podem chamar seus destilados de cana-de-açúcar de cachaça.
Existem alguns tipos de aguardentes, por exemplo de caju e de banana, que as pessoas confundem com cachaça, mas estas não podem levar este nome, pois cachaça obrigatoriamente tem que vir da cana-de-açúcar. Além da aguardente poder ser produzida a partir de diversas fontes, ela também possui um teor alcoólico mais elevado que a cachaça, entre 38% à 54%.
Existem algumas características das cachaças que as dividem em classes, como: prata, outro, envelhecida, armazenada, premium e extrapremium.
Este é mais um mérito para a bebida do nosso país, pois é o único destilado do mundo que possui essa variedade de envelhecimento. Possuímos cachaças envelhecidas em bálsamo, carvalho, jequitibá, feijó, jacarandá, pau-brasil, entre outros. Já outros destilados como o uísque, o rum e a tequila são envelhecidos apenas no carvalho.
Cachaça Prata
Essa é uma cachaça branca e não descansa por nenhuma madeira. Assim que termina a destilação ela descansa apenas em tanques de aço inox antes de ser engarfada.
Cachaça Envelhecida
Segundo a legislação, para uma cachaça poder levar o nome de envelhecida, ela precisa ficar armazenada por, pelo menos, um ano e em barris de 700 litros ou menos.
Cachaça Armazenada
A cachaça armazenada não é tão restrita como a envelhecida. Ela pode ficar armazenada por períodos de apenas dois meses, cinco meses e em tonéis grandes, com capacidade acima de 700 litros.
A coloração desses dois tipos de cachaças é bem distintas também. Mesmo que as armazenadas fiquem mais tempo estocadas que as envelhecidas, pelo fato de as envelhecidas estarem em barris menores, elas terão coloração mais forte.
Cachaça Ouro
Pela legislação, um produtor de cachaça pode pegar uma cachaça que esteja sendo envelhecida, dentro das devidas condições citadas e misturar com uma nova recém-destilada (tipo 50-50). A partir daí se forma a cachaça ouro.
Cachaça Premium
Esta é apenas uma classificação da cachaça envelhecida. Para ganhar o rótulo de premium, a cachaça precisa ser envelhecida em um período de 3 a 5 anos em barris de madeira. Com esse período de armazenagem ela pode receber esse rótulo.
Cachaça Extra Premium
Novamente uma classificação de envelhecimento da cachaça, mas para se conseguir este rótulo a cachaça precisar ficar a partir de 3 anos sendo envelhecida, tipo cinco, dez, quinze anos, dependendo do produtor.
E a danada pinga?
Não nos esquecendo da pinga, este é nome mais popular da cachaça. Apesar de não haver confirmação oficial, a história de sua origem conta que a bebida ganhou este apelido na época dos escravos que eram encarregados do processo final da produção da cachaça, a destilação. Quando o caldo da cana-de-açúcar era fervido nos engenhos, o vapor do líquido se condensava no teto e pingava sobre eles, dando origem ao nome.
Pronto, agora na próxima roda de conversa no bar, você já vai ser o expert sobre cachaça e já poderá explicar para seus amigos a diferença entre um tipo e outra da bebida.
Se quiser ficar sempre por dentro das novidades e conhecer mais sobre estes e outros tipos de bebidas, siga nossa página no Facebook!
Aguardente, cachaça e pinga
Published:

Aguardente, cachaça e pinga

Explicando as diferenças entre as bebidas mais famosas do país.

Published: