Lorrany Coelho's profile

Ao meu amigo com TDAH

Ao meu amigo com TDAH.

Olá, meu rei. Como você está? Tomei a liberdade de te escrever.
Recentemente, você recebeu o diagnóstico de TDAH. Você não gosta de rótulos, mas esse te causou um certo alívio, pois pela primeira vez você pôde nomear algo que você nunca conseguiu.
As coisas não serão fáceis daqui para frente, mas serão diferentes por saber do que se trata. Farei um pequeno exercício com você: Escreverei como sendo o seu "eu" do passado. Espero que isso te ajude nos momentos em que você achar que a sua mente vai te derrotar.

**

Olá! Aqui quem fala é o seu "eu" do passado. Essa carta está sendo escrita com o objetivo de te recordar das coisas que você vai se esquecer. Eu sei disso porque eu te conheço, eu sou você e eu também me esqueço.
Escrevo esta carta em um momento em que estou me lembrando.

Leia esta carta todos os dias, a princípio, de manhã, à tarde e à noite. Com o tempo, pode reduzir, mas leia pelo menos uma vez ao dia.

As recomendações que farei servirão para qualquer momento da sua vida, por isso, evite cair na tentação de alterá-las. Na busca por torná-las melhores, você poderá torná-las mais difíceis e, consequentemente, torná-las impossíveis para você.

Dito isso, vamos às recomendações:

Eu não sei como você acordou hoje, se animado, se triste, angustiado ou produtivo; se dormiu bem ou passou a noite insone. Hoje o dia pode ser, estar sendo ou ter sido mais fácil ou mais difícil. Peço a você que não se julgue caso o lado negativo se imponha, nem crie expectativas se o positivo se sobrepuser. Confie em mim: O amanhã, o mais tarde, o daqui a pouco pode ser completamente diferente. Infeliz ou felizmente, é assim que seu cérebro funciona. Seja agradecido por você ser quem você é. Se revoltar, se vitimizar, se sentir injustiçado não te levará a lugar algum.

Não se deixe levar pela ideia de não planejar o seu dia. Você não pode se dar esse luxo. Planeje todos os dias, independente do dia e do afazer. E principalmente: Tente, de todo coração, cumprir! Mesmo que esteja difícil ou pareça impossível. Você é capaz, a recompensa é boa e você precisa disso. Lembre-se:

"Esse é o segredo dos grandes homens: acabar, chegar até o fim, custe o que custar, no que é pequeno e no que é grande, nas parcelas limitadas da nossa vida e na existência inteira. [...] É isto precisamente o que significa constância: lutar até o fim, sem sucumbir perante o desalento, a falta de motivação sensível, a monotonia estafante ou os obstáculos que nos pareçam intransponíveis."

• Se a ansiedade bater, não se esqueça de respirar. Se bater demais, não se esqueça de escrever, tirar – da sua própria cabeça – os pensamentos e colocá-los no papel. Se ela durar mais do que o normal, vá fazer alguma atividade mecânica, de preferência que você domine e goste.

• Pensando na sua inquietude, nos episódios de insônia e até na ansiedade: Faça atividades físicas. Eu sei que com a correria dos dias, com o tédio que te invade, isso pode ser a coisa que você mais empurra ao longo do dia até o dia acabar e você não fazer. Porém, assim como o planejamento do dia, você não pode se dar ao luxo de deixar a atividade física para depois. Vinte minutos ofegante e com o coração acelerado te ajudarão a dormir, a se concentrar, a acalmar a mente e a ficar menos agitado. Eu te imploro: Não negligencie essa recomendação.

• Aprenda a demorar na presença das coisas. Eu sei, porque sou você, que você possui uma tendência incontrolável de sair constantemente da presença das coisas. Você vive um constante trocar de abas da vida real. Em cinco minutos você é capaz de trocar de atividade incontáveis vezes. Lute e se treine a ficar um pouco mais nas atividades. Quando vier o desejo de ir fazer outra coisa, fique mais um minuto antes de realmente mudar. Ao sair, busque pela sensação de finalização e não de troca. Se não consegue mais continuar lendo o livro, não o deixe aberto sobre a mesa, feche-o, guarde-o e siga para a sua próxima atividade. Isso te tornará mais forte na luta contra a sua tendência a trocar as atividades, e evitar aquela frustração constante de não conclusão.

Por fim, vamos às recomendações breves:
- Evite ouvir música por causa do pensamento repetitivo;
- Evite as redes sociais, pois elas validam o seu comportamento de troca de atividades e diminuem sua sensação de bem-estar subjetivo;
- Tenha hobbies, mas hobbies que façam bem para você no longo prazo, não se acanhe;
- Não se permita desleixar sua aparência, isso criará uma desorganização interior que refletirá na sua vida em geral;
- Não desista da sua vida espiritual;
- Beba água;
- Faça coisas para outras pessoas, ajude-as em seus problemas.

Eu não vou me esquecer e você também não vai de que “Quem quer o fim, deve querer os meios.”

Um abraço apertado,
Do seu eu do passado.


PS.: Ótimo! Dito tudo isso, eu preciso te alertar que talvez você não leia essa carta todos os dias três vezes ao dia. Inclusive, é pouco provável que você a leia uma vez ao dia, todos os dias. Eu disse anteriormente em algum lugar, infeliz ou felizmente é assim que o seu cérebro funciona.
Por isso, logo abaixo está um resumo das recomendações em forma de frases para você ler sempre que a carta parecer longa demais. Se desejar, escreva essas frases em vários papéis e espalhe-os em vários lugares, para que sirvam de lembretes, guias e motivadores.


• Não se julgue e seja grato por quem você é.
• Planeje todos os dias e esforce-se para cumprir seu planejamento.
• Lute contra a ansiedade respirando, escrevendo e praticando atividades mecânicas.
• Pratique atividades físicas diariamente, mesmo que por 20 minutos.
• Aprenda a permanecer mais tempo nas atividades e finalize antes de trocar.
• Evite música para evitar pensamentos repetitivos.
• Reduza o uso de redes sociais para melhorar o bem-estar subjetivo.
• Cultive hobbies saudáveis a longo prazo.
• Mantenha-se apresentável para evitar desorganização interna.
• Cuide da vida espiritual.
• Hidrate-se adequadamente.
• Pratique atos de gentileza para com outras pessoas.
• Se quer o fim, deseje ardentemente os meios.


E para facilitar ainda mais o seu processo, transformei as recomendações em frases de efeito, para que possam fixar mais facilmente na sua mente:

"Aceite-se! Melhore! Agradeça!"
"Planeje cada dia como quem planeja uma nova oportunidade!"
"Respire! Escreva! Movimente-se!"
"Exercitar o corpo é afiar a mente!"
"Valorize a presença de cada coisa na sua frente. É aí que reside a vida."
"Diminua o volume da música para ouvir a melodia da vida."
"Reduza o tempo nas redes sociais para amplificar sua felicidade real."
"Cultive hobbies que alimentem sua alma e fortaleçam seu ser."
"Mantenha-se sempre bem cuidado por fora, isso te tranformará por dentro."
"Nutra sua vida espiritual, é a bússola que guia sua jornada interior."
"Hidrate-se como quem renova a energia a cada gole."
"Espalhe gentileza, e livre-se da escravidão de viver para si mesmo."
"Queira o fim, ame os meios!"
Ao meu amigo com TDAH
Published:

Owner

Ao meu amigo com TDAH

Published: