Júlia Rebelato's profile

(PIDI – I) - União Administradora de Saúde

INTRODUÇÃO:

          O presente trabalho tem como foco principal a apresentação da empresa União Administradora de Saúde LTDA, que tem como principal atividade econômica a consultoria, assessoria e seleção de planos de saúde. Nele será disponibilizado as informações necessárias, tais como a descrição de atividades organizacionais, balanço patrimonial, DRE e outros, que levarão a uma futura proposta de intervenção, visando a melhoria da empresa e sua maior eficácia, aumentando o grau de realização de seus objetivos.
         Por meio da análise intersetorial entre as diferentes estruturas organizacionais, o trabalho objetiva obter a sistematização de conceitos adquiridos em sala de aula e experiência profissional, bem como também proporcionar o conhecimento interorganizacional para indicação de consulta baseada em coleta de dados internos da organização para análise didática dos objetivos propostos da disciplina, para a prospecção de estudos futuros e/ou estratégicos, também. 
       Sabe-se, por preceitos basilares, que a ciência administrativa desde os princípios objetiva uma coisa a mais do que lucro: sobrevivência. Isso envolve uma série de preceitos e conceitos e, nesta mesma busca, encontra-se o mercado competitivo da contemporaneidade, que através de seus níveis e subníveis proporcionam da visão micro à macro da realidade econômica e financeira de uma entidade. 
      Com isso, conforme vemos por exemplo no corpo humano, os órgãos possuem sua função especial desde o início da existência do ser vivo, com sua forma e tarefas a serem executadas para um bom funcionamento do corpo humano e, da mesma maneira, o trabalho em conjunto e interdependente é necessário para garantia da sobrevivência, sendo o conjunto de órgãos dando origem a subsistemas e, na mesma medida, o conjunto de sistemas formando sistemas específicos (sistema respiratório, endócrino, ou mesmo, em termos organizacionais, recursos humanos, financeiro…) e, de igual modo o conjunto de sistemas compõem o corpo, sendo neste caso lógica semelhante perfeitamente aplicável para o mundo empresarial da atualidade.
      Assim, desta maneira, o objetivo desta pesquisa é de cunho científico destes já referidos sistemas e subsistemas da organização e versa preceituação analítica para entendimento e mapeamento de estudos para propostas de pesquisa futuras e levantamento de informações de interesse, tendo como objeto de estudo uma entidade voltada para o ramo da saúde, através da venda de soluções para seus clientes que se interessam ou precisam de acesso à serviços desse ramo de atividade, com qualidade, eficiência e foco no resultado e satisfação do cliente.
DESCRIÇÃO E HISTÓRICO:

       Originária no Distrito Federal, a União Administradora de Saúde oferece consultoria na escolha e seleção de planos de saúde, disponibilizando aos seus clientes assessoria de qualidade. Teve sua criação marcada por uma conversa entre três amigos que buscavam uma melhor qualidade de vida, com início em 22 de novembro de 2019, e hoje segue em constante crescimento. Tem como valores a atuação feita com dedicação, excelência, destreza, compromisso e ética, oferecendo conforto e credibilidade aos seus beneficiários.

GESTOR RESPONSÁVEL 
Lucas Sousa.
 Contato: (61)99249-4664. 

TIPO DE ORGANIZAÇÃO
 Linear, privada e terciária. 

TIPO DE SOCIEDADE 
Limitada (LTDA).

 NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
 Treze.

 ORGANOGRAMA 
O organograma será apresentado na Figura 1.
CRONOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO:

       
OPERAÇÕES, MARKETING E PESSOAS:

       Operações são partes vitais para um bom funcionamento de uma empresa. Na organização em questão, as operações são distintas em pequenos setores: administrativo e diretoria, comercial e cadastro, financeiro e marketing. 
      No setor administrativo, cuja responsabilidade está sobre Lucas e Augusto, são tratados os assuntos sobre as áreas comercial e gestão de pessoas. A diretoria é responsável pela busca de novos parceiros comerciais. Dessa forma, temos aqui o início do processo de tomada de decisão para a execução. As ideias que surgem para a diligência do negócio começam nesses setores.
     O comercial, onde os responsáveis são Marcelo e Marcela, que respondem ao setor administrativo, realiza vendas e contratos externos. Todas as vendas e cadastros são alojados em um sistema criado pela própria empresa, utilizando a tecnologia de maneira eficiente, implementando um programa de fácil utilização. Ao ocorrer a efetivação de dados nesse sistema, Buac e David, que estão na área de cadastros, transferem tais dados para um outro sistema interno, para ser encaminhado então para a área financeira. Sabemos, conclusos, que o sistema é de extrema importância estratégica da organização para continuidade das atividades operacionais, pois é aqui que tem-se a captação de leads para continuidade das atividades da empresa, através da busca e conquista do portfólio de clientes.
       O financeiro, conduzido pelas funcionárias Paloma e Ana Lara, faz a aprovação de compras, pagamentos de salários, benefícios e cobranças. É aqui que a “máquina” gira, pois é importante para qualquer empresa a preservação da boa saúde financeira da empresa, através do controle preciso e regulado do contas a pagar, contas a receber, cobrança de clientes devedores e controle de inadimplência, bem como também apresentação dos relatórios e fechamentos necessários para o bom andamento futuro da instituição e tendo, inclusive, papel de relevância para os rumos e próximas fases dos processos envolventes no que se refere à tomada de decisão.
       O marketing é gerido por Thiago e Gabriel. A proposta desenvolvida pela organização é o trabalho em conjunto com uma empresa terceirizada chamada Alma, onde sua atribuição é a administração de mídias sociais e sites. Sabemos, com isso, que o marketing é de extrema importância e que trabalha junto com o comercial para a garantia do bom resultado de busca de novos leads e, através de suas campanhas publicitárias e suas postagens com várias cores ajudam a captar o diferencial que a empresa pode fornecer e garantir, assim, sucesso nas empreitadas na busca de novos clientes no mercado de vendas de planos de saúde.
ÁREA ESCOLHIDA PARA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: A área escolhida é a de Marketing.

       Por meio dessa área executamos o planejamento, controle e supervisão das estratégias, campanhas e ações de marketing em uma empresa. O principal objetivo é aumentar a visibilidade do negócio, reforçar o branding diante do público-alvo, conquistar mais consumidores e zelar pela marca.
      E para melhor compreensão da importância do departamento de marketing, é possível citar o professor universitário estadunidense Philip Kotler, que se tornou o “papa” do Marketing através de suas contribuições ao longo de décadas. A partir dos ensinamentos desse estudioso, será analisado o funcionamento e feita a proposta de melhorias no departamento de marketing da empresa. Para Kotler, o marketing não é apenas mais um departamento, mas o centro de toda uma empresa, que deve ser compreendido e colocado em prática por todos os gestores. Seu trabalho conectou o conceito de lucro ao marketing como promotor da elevação do bem-estar do consumidor e do bem da sociedade. Sua proposta conhecida como “os 4P’s” (produto, preço, praça de marketing e promoção), revolucionou o modo como o trabalho de marketing passou a ser executado.
      O prestigioso jornal de economia Financial Times publicou em 2003 uma lista com as três principais contribuições de Kotler ao marketing. A primeira seria o deslocamento do marketing de uma posição marginal para o centro das atividades da empresa. Em seguida, a ênfase na satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, a partir dos benefícios recebidos a partir de um produto ou serviço. Em terceiro, a ampliação do conceito de marketing como uma ferramenta de vendas para uma atividade mais ampla envolvendo comunicação e troca, não apenas entre empresa e consumidor, mas ainda entre instituições de diferentes naturezas e propósitos (como empresas e instituições de caridade, partidos políticos e entidades que não envolvem trocas comerciais ou objetivos que visam lucros).
       É possível entender que por meio dessa área, o marketing executa o planejamento, controle e supervisão das estratégias, campanhas e ações publicitárias em uma empresa. O principal objetivo é aumentar a visibilidade do negócio, reforçar o branding diante do público-alvo, conquistar mais consumidores e zelar pela marca. Sendo um setor vital para a vida da empresa, dialogando com todos os demais departamentos.
       O objetivo é otimizar ao máximo a capacidade de estudar o mercado, traçar o perfil do público consumidor e estabelecer a comunicação entre a instituição e sua clientela, fazendo com que o departamento de Marketing seja cada vez mais decisivo para que a empresa se destaque entre a concorrência. Oportunamente será feita a análise da atual situação do departamento de marketing da empresa e detalhar propostas para seu enriquecimento.
ÁREA FINANCEIRA :
        No exercício de 2021, a União Administradora de Saúde apresentou resultado zero em suas operações. Suas Despesas Operacionais, composta pelas despesas administrativas, financeiras, comerciais, marketing e outras despesas operacionais, representaram 94,89% das receitas operacionais líquidas. Isso significa que para R$100,00 de receitas a empresa gastou R$94,89 para sua manutenção, podendo ser considerado um índice elevado, devendo, portanto, sua administração trabalhar para sua redução, seja pela redução das despesas ou pelo aumento das receitas, já que a empresa possui um grande endividamento de longo prazo. O endividamento de curto prazo demonstra estar controlado, uma vez que o Passivo Circulante representa 86,11% do Ativo Circulante, demonstrado que os recursos disponíveis no caixa, banco e aplicações financeiras, são suficientes para a liquidação das obrigações trabalhistas, fiscais e empréstimos de curto prazo.
       Ou seja, para cada R$86,11 de obrigações de curto prazo, a empresa dispõe de R$100,00 para sua liquidação, o que evidencia essa folga financeira. Já o endividamento de longo prazo deve trabalhar para receber os valores devidos pelos associados, trabalhar para melhorar o resultado no próximo exercício, uma vez que a empresa necessitará de recursos em razão do Empréstimo BRB - Pró-Giro.
Neste sentido, a União Administradora de Saúde deveria estabelecer critérios para alocação corretas de seus custos e despesas em suas demonstrações, permitindo com isso a análise adequada que venham a perceber os reflexos das ações do Marketing.
(PIDI – I) - União Administradora de Saúde
Published:

(PIDI – I) - União Administradora de Saúde

Published:

Creative Fields