A Colheita | O Jogo



A Colheita

Game Designers: Fernanda Couto, Maitê Escote e Pedro Henrique Rocha
Plataformas: Web e Itch.io
Classificação Etária: 10+
Data de Lançamento: 24/06/2021




➤ Gênero

Primário: Ação/Shooter
Secundário: Estratégia


➤ Visão Geral

É o seu primeiro dia cuidando da horta da sua nova casa, e tudo parece correr bem. No entanto, quando a noite chega, diversas criaturas saem da floresta para atacar a você e a sua plantação. É necessário que o jogador consiga cuidar das plantas da sua nova horta e, ao mesmo tempo, impedir que as criaturas um cheguem perto o suficiente para matá-las. O jogador precisará manter sua horta protegida e permanecer vivo pelas 4 estações do ano, cada uma de crescente dificuldade, de modo a colher seus frutos e zerar o jogo.


➤ Elevator Pitch
Jogo shooter de ação sobre salvar uma plantação de criaturas da floresta.


➤ História

Quando você se mudou para o interior, não esperava que cuidar de plantas seria uma tarefa tão difícil. Quer dizer, a princípio, realmente não é. Mas quando animais começam a sair da floresta para atacar a você e a sua plantação, cada segundo precisa ser meticulosamente calculado para conseguir manter suas plantas vivas e, ao mesmo tempo, expulsar os animais. Além disso, moradores locais estiveram te avisando que é melhor tomar ainda mais cuidado, uma vez que há rumores da floresta ser assombrada. O que será que acontece conforme as estações vão passando? No final das contas, é necessário apenas colher os frutos da horta e esperar que todo esse perrengue tenha valido a pena.


➤ Mecânica

Em “A Colheita”, é possível controlar o personagem jogável em 8 direções, movendo-o por toda a área da sua propriedade e atirando pedras nos animais que aparecem das extremidades do layout. As criaturas se movem em direção às plantas ou seguindo o jogador. O primeiro inimigo, ao entrar em contato com as plantas, muda de direção aleatoriamente, até sair do layout e se voltar para as plantas novamente. Todos são criados em diferentes posições, podendo atacar a plantação de todos os lados. Cada estação terá um novo SubChefe e um Chefão, que, ao contrário das criaturas normais, terão habilidades únicas, como maior velocidade, manchas que matam instantaneamente, podendo, também, tirar um pouco da sua vida ao colidir com eles. Já as plantas, serão destruídas se algum inimigo entrar em contato com elas. A cada estação que passa, a dificuldade aumentará a partir dos novos inimigos que surgirem e de seus novos padrões de movimento e habilidades. É possível perder o jogo de duas formas: se o jogador perder todas as vidas (ao ser atingido pelos inimigos ou ser afetado por suas habilidades), ou se mais de metade das plantas da horta forem destruídas (sendo pelos ataques inimigos ou pela falta de cuidados do jogador). Se o jogador conseguir manter pelo menos metade das plantas vivas e colher seus frutos até o final das 4 estações, ele ganha o jogo.



➤ Referências

“A Colheita” teve como principal fonte de inspiração o RPG eletrônico Stardew Valley, tanto por seus temas de fazenda, quanto por sua gameplay com elementos de ação e estratégia nesse ambiente. Certos pontos da storyline de “A Colheita” também foram inspirados no jogo, como o fato do protagonista acabar de ter se mudado para o interior e alguns aspectos místicos entrelaçados na lore. Há também semelhanças com Plants vs. Zombies, devido ao conceito de monstros atacando plantas e a habilidade de impedi-los com tiros,  encorajando o jogador a montar estratégias a fim de zerar o jogo.


Referência 1:  Stardew Valley

Referência 2: Plants vs. Zombies


➤ Público-Alvo

Público-Alvo: Jogadores casuais de todos os gêneros, a partir dos 10 anos.

“A Colheita” possui um aspecto visual que remete a um repertório um pouco mais infantil, assim podendo chamar a atenção desse público. No entanto, por encorajar o jogador a formular estratégias sobre como defender a plantação e impedir os inimigos ao mesmo tempo, também pode atender a um público mais adulto, assim apelando a um grande escopo de faixas etárias. Além disso, devido à leve violência presente na gameplay, “A Colheita” não seria recomendado para crianças tão novas, tendo uma classificação indicativa de +10 anos. Por ter uma gameplay intuitiva e uma curva de aprendizagem pequena, o jogo se encaixa mais com um público casual.

Perfil Primário: Achievers
Perfil Secundário: Timmy/Tammy

Os jogadores que se encaixam no perfil Achiever são motivados por atingir as metas do jogo, superar os desafios propostos e agir diretamente no mundo. A experiência de “A Colheita” é baseada na pontuação do jogador e no tempo em que ele demoraria para zerar o jogo. Assim, com a possibilidade de fazer pontuações altas e speedruns, “A Colheita” pode chamar a atenção de um Achiever. Além disso, conforme o jogo vai avançando e a dificuldade aumenta, é necessário pensar em táticas que facilitem a sua sobrevivência e a de suas plantinhas. Dessa forma, esse tipo de jogador poderia se divertir tentando desenvolver estratégias que lhe permitam expulsar os inimigos, sem danificar sua plantação e melhorar sua pontuação e tempo com o passar das fases.
Ademais, jogadores do tipo Timmy/Tammy também podem se interessar por “A Colheita”. O indivíduo desse perfil normalmente busca uma experiência visceral e elementos divertidos da gameplay, assim como descobrir coisas novas, explorando diferentes maneiras de se jogar. Em “A Colheita” os inimigos que você matou voltam da morte para te assombrar, cada vez mais poderosos e vão variando de acordo com as fases (estações). Por isso, esse tipo de jogador poderia se interessar pelas curiosidades dos personagens e pequenos detalhes como esse, além de aproveitar a própria experiência do gameplay.


➤ Personagens Jogáveis

Protagonista
O jogador toma o papel do protagonista, um indivíduo completamente amador na arte de cuidar de hortas e viver no interior. Ele tem uma aparência visivelmente cansada; tem dificuldade de lidar com os animais e com a plantação, mas, de alguma forma, dá um jeito.



➤ Personagens não-jogáveis (NPCs)

Plantas
As plantas precisam de água e proteção para ficarem verdes e bonitas. Depois de muito cuidado, elas finalmente dão frutos: os lindos tomates que esperamos tanto.
Quando não recebem o devido carinho e atenção, elas ficam secas, pedindo água, ou podem até mesmo morrer, sem a possibilidade de revivê-las.



Rato Marrom
Eles são os primeiros inimigos com o qual nos deparamos. São grandes ratos que vêm diretamente da floresta para atacar e matar as plantinhas.

Rato Esquelético
Os ratos esqueléticos já revelam um pouco sobre os rumores que circulavam entre os moradores. Eles são seres sobrenaturais que parecem com os ratos marrons. Como se eles tivessem voltado à vida, não mais atrás das plantas, e sim, de quem os matou. São mais rápidos e têm mais vida, sendo mais difíceis de matar e perseguem constantemente o jogador.

Rato Fantasma
Os ratos fantasmas são como evoluções dos ratos esqueléticos. Seriam como espíritos que não conseguiram aceitar a morte. São maiores, têm mais vida e habilidades especiais. Apesar de serem mais lentos, deixam trilhas de manchas por onde passam que, se tocadas, matam o jogador instantaneamente. 



➤ Universo do Jogo

“A Colheita” se passa no interior, onde é localizada a plantação do jogador. Criaturas que moram na floresta aparecem de todos os lados, enquanto que a plantação aparece ao centro. A horta possui cercas que foram originalmente construídas para proteger a propriedade. No entanto, com o passar do tempo, elas se desgastaram e quebraram, permitindo com que as criaturas entrem na horta. Além disso, arbustos e pedras com musgo completam o cenário verde e bucólico de uma propriedade do interior. 
Durante a gameplay, diferentes ratos irão aparecer na propriedade do jogador. Quando morrem, retornam cada vez mais fortes, voltando à vida como esqueletos e fantasmas em busca de vingança.


➤ A Experiência

A experiência de “A Colheita” é divida em 4 fases, que no universo do jogo são estações: Primeira estação é a fase de nível fácil do jogo, na qual o jogador deverá encarar os ratos marrons. Segunda estação de dificuldade mediana onde é inserido um novo rato, além do marrom, o rato esquelético que vai atrás do personagem ao invés das plantas, além de ser mais difícil de matar e mais rápido. Terceira estação, nesta a quantidade de ratos marrons e esqueléticos é aumentada consideravelmente. Quarta estação é a última, na qual, além de ratos marrons e esqueléticos, têm o rato fantasma que possui um tamanho maior, possui mais vida e ao se movimentar deixa um rastro verde que, se o jogador passar por cima, leva à morte instantânea. 

Condição de vitória: Proteger pelo menos metade de suas plantas, não deixando elas serem comidas pelas criaturas e regando-as uma certa quantidade de vezes para conseguir pegar os frutos.

Condição de derrota: Perder mais de metade das plantas ou perder todas as vidas ao ser atacado pelas criaturas.


➤ Destaques

Trilha sonora emocionante. Uma música que pode mexer com suas emoções, causando uma certa tranquilidade ou agitação, dependendo do momento, resultando em uma maior imersão no jogo. 

Experiência viciante. Uma movimentação diferente que requer um tempo para se acostumar. Porém, quanto mais se jogar, melhor serão seus resultados. Incentivando o jogador a melhorar cada vez mais, o jogo acaba se tornando extremamente viciante, especialmente para aqueles que gostam de sempre se superar.

Possibilidade de aperfeiçoamento. Com o feedback final de quanto tempo a gameplay durou no total e quanto pontos você fez, pode-se perceber e comparar suas melhoras a cada partida, realizando metas e desafios pessoais ou com seus amigos. Além disso, a quantidade de plantas vivas no final do jogo pode acabar se tornando outro estímulo para o aperfeiçoamento de sua performance.​​​​​​​



Obrigada pela visita!
A Colheita | O Jogo
Published:

A Colheita | O Jogo

A Colheita é um protótipo de jogo feito no Construct. Você precisa regar suas plantas e proteger sua plantação dos monstros.

Published: