Renan Luiz's profile

HISTÓRIA DOS COMPUTADORES

Tudo sobre a história dos computadores:




Antes de descobrir a história do computador é necessário saber o que significa a palavra computar, que no caso é calcular. De certa forma o primeiro dispositivo com essa capacidade de calcular é o Ábaco Seu primeiro registro é no ano de 5.500 a.C., na Mesopotâmia. Outros já dizem que ele foi inventado em 2500 a.C. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela que contém pequenas bolas que realizam a contagem.
Após isso no ano de 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes (Régua de Cálculo). A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos (operação, acho que você pode ter visto sobre isso em Matemática), realizadas pelo escocês John Napier. Napier descobriu propriedades matemáticas e deu a elas o nome de logaritmos. Após isso, multiplicar valores se tornou uma tarefa mais fácil.
O mecanismo era em forma de régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados de forma que os resultados fossem acessados de maneira automática. Um ponteiro indicava o resultado do valor procurado.
No ano de 1642 o matemático francês Bleise Pascal inventou um conjunto de rodas dentadas que realizava adições e subtrações de forma automática, chamada: Maquina Pascal, considerada a primeira calculadora mecânica da História.

Após isso em 1671 Gottfried Leibnitz conseguiu criar uma calculadora que efetuava a soma e a divisão, além da raiz quadrada, o que Pascal não tinha conseguido fazer.
Já no ano de 1801, o costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema muito interessante nesta área, as maquinas que vimos anteriormente não tinham a possibilidade de inserir novas funções.
A indústria de Jacquard atuava no ramo de desenhos em tecidos. Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática e rápida. Tal mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Esse tipo de sistema serviu de exemplo a outros que surgiriam depois.
Em 1822, Charles Babbage criou uma maquina com um sistema capaz de realizar cálculos com funções matemáticas complexas como (trigonometria, logaritmos) chamada: Máquina de Diferenças.
No ano de 1847 surgiu a Teoria de Boole, considerado o avô da computação do ponto de vista de arquitetura de hardware, Boole desenvolveu, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1(já vimos sobre isso antes). Sistema utilizado até hoje.




Em 1890 surgiu a Máquina de Hollerith, feita por Hermann Hollerith que foi considerada praticamente uma revolução na maneira de coleta de informações, pois acelerava todo o processo de computação dos dados. Ele criou uma empresa após o sucesso de sua criação chamada: Tabulation Machine Company, no ano de 1896, mais tarde chamada de IBM (Internacional Business Machine) no ano de 1919.
Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1.
A Segunda Guerra Mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que as máquinas estavam se tornando mais úteis em tarefas de descodificação de mensagens inimigas e criação de armas inteligentes. Entre os projetos feitos nesse período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.
Allan Turing focou sua pesquisa na descoberta de problemas formais e práticos que poderiam ser resolvidos através de computadores criando a famosa teoria da “Máquina de Turing”, que, através de um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens. A máquina de Turing foi colocada em prática através do computador Colossus.



No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época, já utilizando transistores (componentes eletrônicos, tinham o tamanho de um instante (diferente dos anteriores que ocupavam uma sala).
Na década de 60 O IBM 7030, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Executando cálculos na casa dos microssegundos, o que permitindo até um milhão de operações por segundo.
PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da época. Foi uma versão mais simples do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista. Eram menores do que os supercomputadores.
Na terceira geração, surgiu o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.


Já O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores, usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou um excelente desempenho naquele período.
Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns.
Então Steve Jobs criou com a Apple I, lançado em 1976, pode ser considerado como o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC. Como o sucesso da máquina foi muito grande, em 1979 foi lançado o Apple II, que seguia a mesma ideia.
Já em 1983 e 1884 computadores Lisa (1983) e Macintosh (1984) foram os primeiros a usar o mouse e possuir a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho.
De certa forma Bill Gates não poderia ficar de fora, fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, criou o primeiro sistema operacional da Microsoft, MS-DOS.


Após isso Bill Gates acabou criando uma parceria com Jobs e, após algum tempo, copiou toda a tecnologia gráfica do Macintosh para o seu novo sistema operacional, o Windows.
 No ano 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. Com a demissão de Steve Jobs da Apple, a empresa acabou muito enfraquecida. Assim, a Microsoft acabou se tornando a líder do mercado de computadores pessoais.
Desde aquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Como por exemplo: os processadores 8086, Pentium 3, Intel i7 entre outros. No ano de 1993 a empresa AMD entrou no ramo de processadores com o K5.
Todos os computadores pessoais que são lançados atualmente são derivados das ideias criadas pela Apple e pela Microsoft.
Uma das principais tendências dos últimos anos do mercado de computadores é a chamada “multi-core”, que consiste em vários processadores trabalhando ao mesmo tempo. Assim, as tarefas podem ser divididas e executadas de maneira eficiente.







De certa forma hoje, vimos muitos computadores chamados “acessíveis”, que podem ser utilizados em qualquer lugar como notebooks por exemplo, além de tablets e smartphones que podem ser considerados como: computadores de bolso, que está cada vez mais presente nas nossas vidas. De alguns anos para cá, cada vez mais dispositivos móveis são lançados no mercado, os quais podem ser carregados dentro do bolso e ser levados em qualquer lugar sem ocupar espaço.
HISTÓRIA DOS COMPUTADORES
Published:

HISTÓRIA DOS COMPUTADORES

Published:

Creative Fields