Gabriela Bento's profile

Perfil Carlos Kober

Professor, diretor, publicitário e jornalista: as facetas de Carlos Kober

Dos seus 58 anos de vida, 38 foram dedicados à televisão. Carlos Kober, nascido e criado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começou a produzir conteúdos audiovisuais desde à época de universitário. No início da década de 80 se formou em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Famecos, Faculdade de Comunicação, da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Filho de dois engenheiros agrônomos, portanto sem referências para entrar no mercado de comunicação, mas que sempre foi incentivado a ler e a apreciar as artes. Tocava piano de ouvido desde os 7 anos de idade, talvez por conta disso sempre amou musicais, projetos culturais e entretenimento, onde atua ativamente desde que se conhece por gente.

A entrada no mercado de trabalho se deu dentro da universidade, como estagiário da disciplina de televisão. Ainda como acadêmico, foi um dos criadores do SET Universitário, evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de comunicação, cinema e design.

Em parceria com Carlos Gerbase e Alexandre Aloise, com o apoio do professor e coordenador, João Brito, o evento foi criado em 1987. “Eu ficava incomodado de não poder mostrar nossos trabalhos para todo mundo, então criamos um evento que fizesse isso.”, lembra Kober. Ele conta que muitos alunos que participavam ativamente do projeto são hoje profissionais reconhecidos, como: Flávio Fachel, Patrícia Poeta, Flavio Fachel, Mariana Becker, entre outros.

Após concluir a faculdade, foi contratado como professor e funcionário pela PUCRS, onde permaneceu por 12 anos. Como funcionário foi um dos primeiros a trabalhar como produtor e diretor na Videopuc, primeira produtora universitária do Brasil e primeiro canal universitário.

Além disso, enquanto dava aulas, também trabalhava como diretor artístico em diversos programas pela RBS TV, emissora afiliada à Rede Globo, em Porto Alegre. Segundo a aluna da Famecos, Nicolle Tim, Kober ainda é lembrado com carinho na faculdade, por toda a sua trajetória e conquistas.

“Ano passado no SET Universitário fizemos uma homenagem ao Kober pelos 30 anos do evento. Foi um momento muito especial, dava pra ver que ele ficou muito emocionado e feliz pela homenagem.”, lembra Nicolle.

Depois disso, Kober trabalhou em outras emissoras, como TV Guaíba, TV Bandeirantes, TVE Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo (onde foi diretor de núcleo, atuando desde o Bem Brasil até o Castelo Rá Tim Bum), ESPN Brasil e Rede Globo. Neste último, dirigiu os programas Domingão do Faustão e Fantástico, além de diversos projetos de merchandising da divisão nacional e internacional.

Também dirigiu videoclipes e especiais musicais para artistas como Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, João Gilberto e Zélia Ducan, assim como documentários para o canal Discovery Channel e campanhas políticas.

Ele afirma que musicais e documentários são os gêneros televisivos que mais gosta de trabalhar, pois para ele o entretenimento é algo único. “Temos que nos superar, pois propor que a pessoa fique parada na frente da TV por alguns minutos é muito difícil, ainda mais hoje com tantos estímulos.” conta.

Após se mudar para o Rio de Janeiro, procurou lecionar em uma universidade que tivesse como objetivo e meta atender a todos, principalmente alunos de comunidade e de baixa renda. Nessa busca, encontrou o Centro Universitário Carioca (Unicarioca), onde ministra as disciplinas de televisão até o momento.

Thamyres Amorim foi aluna de Kober, na Unicarioca, e é um exemplo desse objetivo social da faculdade. Ela mora na comunidade Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, e teve muito incentivo do professor ainda depois de formada.

“Eu lembro de um cara alegre e muito humilde, mesmo tendo um status absurdo no meio de comunicação. Até hoje a gente tem contato e ele continua me dando dicas e me incentivando.”, lembra Thamyres.

Kober, além de trabalhar na Unicarioca, participa de projetos da Rede Globo e dá assessoria ao Globosat. Recentemente deu um curso de telejornalismo com o jornalista do Bom dia Rio, Flávio Fachel, no Rio de Janeiro. Entre os participantes estavam desde estudantes de jornalismo até profissionais da área. Agora se prepara para a cobertura do Rock in Rio 2019, pela Multishow.

Perfil profissional produzido e redigido por Gabriela Bento.
Perfil Carlos Kober
Published:

Perfil Carlos Kober

Perfil redigido para a disciplina de Redação Jornalística, do 4º semestre do curso de Jornalismo, da Unisociesc.

Published: