Caê Vasconcelos's profile

[FACULDADE] V de Vingança X Opinião Pública

April 10, 2014 | Paloma Vasconcelos

Manipulação de Opinião
Lippman abordou a questão da manipulação e, em V de vingança, é possível notar, com clareza, essa alteração da notícia. Na segunda cena do filme, em que V entra na emissora BTN (fictícia), ele coloca seu comunicado no ar desestabilizando toda a rede televisiva. Após o ataque à emissora, divulgam que o V havia morrido. Outro momento evidente de manipulação de informação é quando um funcionário da BTN propõe dizer que u​m dos personagens principais da emissora, Prothero, conhecido como a Voz de Londres, não foi assassinado por V e teria morrido por causas naturais. 

Estereótipos, pontos fracos e seus valores, códigos e seus inimigos
A história do filme V de Vingança é baseada nos quadrinhos de Alan Moore de 1988/1989, que contém o mesmo título e ganhou vida nas telas no ano de 2006. O enredo, por sua vez, é baseado na representação do papel do terrorismo na sociedade e na mídia. Mas V, o personagem principal, está longe da imagem que temos de um terrorista: ele é carismático e defende a liberdade. O que V realmente significa na historia do filme: um herói que está atrás de vingança ou um terrorista? Em V de Vingança não existe apenas uma maneira de interpretar todo o filme, cabe a cada um escolher o seu lado. Grupos políticos dizem que o filme é anarquista. Religiosos dizem que é satânico. Libertários usaram-no de forma conservadora se opondo a intervenção política na vida dos cidadãos. V menciona a liberdade e a justiça enquanto realiza seus planos.

O estereótipo contido no filme, trata-se de classificar um revolucionário que luta não apenas pela sua vingança pessoal mas também pelo direito da população à liberdade, como um terrorista. De fato, V não usa os métodos mais convencionais para conseguir seu objetivo: explode o parlamento, invade a emissora de TV e comete assassinados. Mas o final do filme, além de épico, mostra que V pode não ser tão terrorista quanto parece, pois ele conquista a população. A superfície de um governo corrupto e fascista é derrubado pela rebelião causada por "V". O filme vai muito além de uma vingança, ele aborda temas que ainda são tabus em nossa sociedade, como a homossexualidade, a crítica da religião, o totalitarismo, a islamofobia e o terrorismo. V surge em um campo de concentração, onde o governo totalitarista prende todas as minorias, todos os esquerdistas, gays, negros. Nesse campo de concentração médicos realizam diversas experiências com essas pessoas. Todas morrem, menos uma: V, o único sobrevivente que ficava na sala 5.

É certo que, para os grupos mais conservadores o filme é ofensivo. O personagem Alto chanceler Adam Sutler os trata como doentes, como seres a serem eliminados, mostrando preconceito em suas falas.

Simbolismo

Máscara
A máscara utilizada pelo protagonista é uma alusão à Guy Fawkes, um soldado inglês que participou da “Conspiração da pólvora“.

Símbolo V
Analogia ao símbolo do anarquismo de forma inversa (A no círculo).

Cruz de Lorena
O símbolo do partido fascista do Alto Chanceler Adam Sutler é uma Cruz de Lorena. Este era um símbolo usado por forças francesas livres durante a Segunda Guerra Mundial, como se fosse um símbolo tradicional do patriotismo francês, que poderia ser usado como uma resposta à suástica nazista.

Trabalho avaliado para disciplina de Informação e formação de Opinião - 2º semestre.
[FACULDADE] V de Vingança X Opinião Pública
Published:

Owner

[FACULDADE] V de Vingança X Opinião Pública

Trabalho avaliado para disciplina de Formação de Opinião. 2º semestre do curso de Jornalismo da FIAM FAAM.

Published:

Creative Fields