Bruna Ourique's profile

Enchente Histórica de 2024 / Canoas, Rio Grande do Sul

Enchente Histórica de 2024 / Canoas, Rio Grande do Sul
Registros captados na cidade de Canoas
Sábado, 27/04/24, inicia uma grande chuva na cidade e se forma alguns pontos de alagamentos. Casas de bombas funcionando normalmente auxiliando a escoar a água que se acumulava em alguns pontos da cidade. 
Quinta-feira, 02/05/24, vereadores acompanhados do Secretário do Escritório de Resiliência Climática, José Fortunatti, vistoriam as Casas de Bombas da cidade de Canoas. 
O boato de que elas não estariam funcionando cresce a medida que o nível da água sobe nos diques. As casas de bombas seguiam funcionando a pleno vapor desde o começo das chuvas, a diferença nesta vez é que choveu mais de 300mm² em cinco dias, superando o valor histórico do meses inteiros de abril e maio que era 227,2mm² .
Quinta-feira, 02/05/24, na noite após as fiscalizações nas casas de bombas, retornei até a Casa de Bombas 4 localizada na Vala da Madrinha, bairro Rio Branco, a equipe da prefeitura tenta criar uma barreira de contenção.
Infelizmente enquanto um lado era contido, a água escoava por outro lado devido ao seu grande volume. Não aguardei o pior acontecer pois o nível começava a aumentar consideravelmente pelo local por onde chegamos.
Fui então para a Casa de Bombas 6, localizada no bairro Mathias Velho, onde o prefeito Jairo Jorge seguia fiscalizando as tentativas de contenção que ele e a população colocaram na tentativa de barrar a água que poderia vir a extravasar pelo dique.
Sexta-feira, 03/05/24, o bairro Rio Branco começa a ser evacuado por conta do rompimento da contenção feita na Vala da Madrinha e a população desabrigada começa a ser acolhidas em abrigos na cidade. Nas fotos abaixo vemos os registros da escola La Salle Niterói que abrigou mais de 200 pessoas antes de ser evacuada também pelas cheias que iriam atingir o local dias após.
Sexta-feira, 03/05/24, Bloqueios começam a ser feitos na Avenida Guilherme Schell. Uma das principais avenidas que conecta Canoas com a capital Porto Alegre está debaixo d'água. O nível segue subindo de forma rápida.
A empresa de ônibus SOGAL, a pedido do prefeito, disponibiliza sua frota para auxiliar a população na evacuação de suas casas.
Alertas de evacuação nos bairros da região oeste da cidade já haviam sido emitidos, veículos de som avisando para a população sair de suas casas estavam passando sem parar.
Sábado, 04/05/24, acordei as 4:30h da manhã com a notícia que o dique do bairro Mathias Velho estava extravasando.
Com isso, o pior cenário estava acontecendo. 60% da cidade estava prestes a ficar submersa.
Desde a madrugada voluntários e defesa civil iniciam resgates das pessoas que moram na região mais afastada do bairro Mathias onde a água subia com muita velocidade.

Os principais pontos de resgate acabaram se tornando o viaduto que liga a avenida Boqueirão com o bairro Mathias Velho e a rua lateral ao hipermercado Carrefour.
Após acompanhar alguns resgates por barcos e helicópteros e ver alguns sorrisos aliviados de pessoas que encontraram seus familiares e lágrimas escorrendo por rostos de desespero por ainda não ter notícia de seus entes, resolvemos ir para o bairro Rio Branco, onde a população voluntária estava resgatando pessoas. Foi um dos locais onde mais vi sair moradores com seus pets.
Buscando registrar mais destes momentos, fomos para a Estação Fátima, onde estava concentrado mais um ponto de resgate exatamente na parte inferior da estação de trem. A água que invadiu a avenida Guilherme Schell chegou até esse local, tornando o que um dia foi uma grande avenida em um rio que se perde até o horizonte.
Domingo, 05/05/24, retornei ao lado do Carrefour para registrar mais resgates. Foi emocionante ver como as equipes de resgate já estavam mais alinhadas com os salvamentos. Barcos chegavam e saíam a todo momento com pessoas e pets.
Neste momento inclusive foram resgatados vários pacientes de uma APAE do bairro Mathias Velho.
Mais tarde nesse mesmo dia eu passei na ULBRA onde estavam recebendo doações para o abrigo que lá está existindo, na central de coleta de doações, onde vinham pessoas de vários locais e Estados trazendo mantimentos para o povo canoense. Em seguida fui ao abrigo montado na Escola Cristo Redentor ver como estavam os abrigados e as distribuições de roupas.
Quarta-feira, 08/05/24, fui ao centro de doações montado pela prefeitura para centralizar os donativos, onde estão sendo distribuídos mantimentos e produtos de higiene para as pessoas desabrigadas. Estar cobrindo mais as partes de doações tem feito bem para o meu psicológico, mas admito que todos os dias, desde o dia 02, eu acabo em algum momento caindo em lágrimas, imaginando a dor que esse povo está sofrendo.
No dia 13/05, o apresentador Luciano Huck visita a cidade de Canoas. Sua primeira parada foi ao Centro Olímpico Municipal, onde trouxe doações e conversou com as pessoas abrigadas.
Dia 17/05, equipes da Defesa Civil de Campinas - SP fazem o mapeamento geográfico do bairro Mathias Velho e também testam a possibilidade de levar mantimentos para pessoas que insistiram em permanecer nas suas residências.
23/05, inicia a obra de uma via de acesso exclusiva para o reparo do dique da Mathias Velho. Trabalhadores seguem no serviço mesmo abaixo de chuva.
Mais bombas seguem sendo instaladas em diversos bairros da cidade para auxiliar no escoamento d'água. A SABESP emprestou ao município várias bombas com capacidade  de vazão de 2,5 mil litros por segundo.
A cantora gaúcha Luíza Sonza visitou o Centro de Bem-Estar Animal no dia 21/05, trazendo consigo várias doações para os animais e enfatizando em suas redes a importância de seguir ajudando a população e os animais.
Após as águas baixarem, podemos ver como ficou o Hospital de Pronto Socorro.
Equipes da Defesa Civil de São Luis - MA, Niterói - RJ, Campinas - SP e de Canoas - RS unem esforços para identificar através de drones casas que tiveram suas estruturas comprometidas. Após esse serviço aéreos, equipes vão até estas residências para efetuar uma fiscalização pessoalmente.
Nas ruas, equipes de limpeza trabalham todos os dias para retirar da frente da casa os objetos descartados pelos moradores.
Enchente Histórica de 2024 / Canoas, Rio Grande do Sul
Published:

Owner

Enchente Histórica de 2024 / Canoas, Rio Grande do Sul

Published:

Creative Fields