Gabriel Amaral da Silva's profile

Melhorias no UX do LinkedIn baseado em pesquisas

Melhorias na experiência do LinkedIn baseado em pesquisas
Você acessa bastante o LinkedIn? Eu particularmente acesso bastante, estou sempre dando uma olhadinha nas vagas, scrollando um pouco o feed, vendo as atualizações profissionais das pessoas que eu conheço.

Mesmo sendo uma plataforma muito bem construída e com uma excelente experiência no geral, sempre dá para melhorar. Por isso fiz o desafio de propor sugestões que podem melhorar ainda mais a maior rede profissional do mundo.
Melhor aproveitamento do menu lateral
A principal função do LinkedIn no Brasil é a busca por vagas, segundo pesquisa da Opinion Box realizada em 2021. De acordo com o artigo da empresa especializada em pesquisas: "A primeira função da rede para os brasileiros é buscar emprego. 61% afirmam usar o LinkedIn para procurar vagas".

Pensando nisso, eu elaborei uma mudança que pode fazer melhor uso da tela principal para o usuário que acessa via desktop, segue a imagem de como é hoje essa tela, repare no canto superior direto com recomendações de notícias:
Minha sugestão é colocar algumas vagas recomendadas, com a opção de mudar para outras funcionalidades caso o usuário não esteja interessado em outras oportunidades.

Dessa forma, o usuário pode customizar sua experiência alternando para o que faz mais sentido para ele, seja vagas, notícias ou até sugestões de conexões entre outros usuários.
Feed customizável
Quem usa bastante o LinkedIn já deve ter encontrado alguns posts motivacionais que dão uma sensação de não pertencimento, eventualmente. Quero dizer, nem sempre estamos no humor para achar tudo incrível e sensacional. Por isso essa atmosfera de sucesso e motivação pode incomodar alguns usuários.

Isso já tem sido alvo de brincadeiras, como o site Viral Post Generator que promete criar posts motivacionais baseados no que você fez hoje.
Usuário mais fraco do LinkedIn:
Minha consideração seria implementar algo parecido com o que o X, antigo twitter, fez. Dar a opção ao usuário de escolher por um feed que só apareça posts das pessoas de sua rede, sem nenhum conteúdo sugerido pelo algorítimo.

Isso pode ser muito útil para quem quer no feed apenas atualizações de seus conhecidos. Quais cursos seus amigos terminaram, qual emprego eles começaram recentemente e até as postagens de seus influenciadores preferidos. O que é um dos motivos pelos quais os usuários acessam a rede, 21% dos usuários, para ser mais exato.
Essas foram minhas sugestões de melhorias para o LinkedIn para melhorar a experiência do usuário, espero que tenham gostado. Se você usa bastante essa rede social e gostaria de contribuir com a sua opinião, eu agradeceria bastante o engajamento. Vejo vocês lá, até mais.
Melhorias no UX do LinkedIn baseado em pesquisas
Published:

Melhorias no UX do LinkedIn baseado em pesquisas

Published:

Tools

Creative Fields