Xipu Puri's profile

ambonam (taheantah tri, 2022)

A primeira faixa e único single de "taheantah tri", intitulada "ambonam", traz o conto presente no livro "O Passarinho Que Viu O Vento", lançado em 2022, no dia do equinócio de primavera no hemisfério sul. O livro traz uma narrativa em duas línguas (a Portuguesa e a Puri) com histórias distintas, que se desencontraram nos caminhos dos novos tempos que foram anunciados com o que por muito tempo ficou conhecido por "Descobrimento". A invasão dos territórios a que chamamos de "Pindorama", "Abya Yala", mas que possui tantos outros nomes antes mesmo de arbitrariamente chamarem tudo de "América", representou o início do fim de muitos mundos e o nascimento das sociedades que conhecemos hoje. A medida em que outros Povos foram consumindo nossos territórios, nossos corpos foram adoecendo, nossas línguas foram morrendo e nossos sonhos foram sendo varridos para outro espaço. O Brasil nasceu da queima de tudo que nos era/é mais sagrado. E ainda assim, alguns Povos, muitos Povos, mais de trezentos Povos indígenas resistem, dentro ou fora de seus territórios ancestrais, nas grandes e pequenas cidades, nas universidades, aonde quer que sonhamos em ver o urucum e o jenipapo, as cores, os cheiros, a força encantada de nossos conhecimentos tocarem para fazer nascer novos mundos.

"ambonam", assim como todo o álbum em sua inscrição artístico‑literária é uma contação pindorâmica, enunciando alguns caminhos, sentidos, trazendo por meio de diversos campos semióticos a expressão da existência indígena do Puri em sua literatura, em estreita relação com a música. Foi a primeira faixa a ser produzida, após meu avô se encantar e surgir em meu peito o impulso que me levou a produzir a obra em seu conjunto. Quando o texto é renomeado para compor a nova produção, a própria narrativa do conto se expande, pois O Passarinho então se revela como o meu querido avô, que no meio de um canto, alçou seu voo no coração do tempo.

"Ô pena branca, vai para casa. O raio de fogo vai me curar. Trazer o fogo, esquentar a madeira, aumentar a chama, num cozinhar azul e vermelho. Essa nuvem traz a força da casa, queima as dores do corpo doente, corta a força do mau. Muita cura, cura, cura..." (Canto Puri).
ambonam (taheantah tri, 2022)
Published:

Owner

ambonam (taheantah tri, 2022)

Published: