Regina Sugayama's profile

Nova embalagem para a Deli Chat e um desafio a superar

Nova Embalagem para a Deli Chat e um Desafio a Superar
Food Design

Quem pensa que mudar a embalagem de um alimento é uma tarefa simples está bem enganado. Com a mudança de embalagem (que pode ser uma simples troca no tamanho de um pote de geleia), podem mudar exigências normativas. No caso da Deli Chat, a adoção de um novo tamanho de pote trouxe um relaxamento das obrigações quanto à apresentação da tabela nutricional, mas a empresa queria deixar essa informação disponível ao consumidor a qualquer custo. Só que ela não cabe na área rotulável do novo pote. A solução apareceu na hora de fazer um pix! 
As geleias da Deli Chat estavam disponíveis até o mês passado em potes de 40 g e de 260 g. Um é pequeno demais e outro, grande demais. Então, foi tomada a decisão de oferecer o produto em um tamanho intermediário, 160 g. Só que essa decisão, aparentemente de poucas consequências e complicações, acabou gerando um desconforto: pelo tamanho da área rotulável, o fabricante é desobrigado a apresentar a Tabela Nutricional. Embora, num primeiro momento, isso pudesse ser considerado algo 'bom' pelo menor trabalho na hora de desenhar os rótulos, a simples ideia de deixar o consumidor sem acesso à informação foi angustiante.
O impasse foi solucionado adicionando-se um QR-Code que direciona o consumidor a uma Ficha Técnica sobre o produto. A tecnologia tem mais de 20 anos de existência e se popularizou no Brasil recentemente com o pix. A ficha para qual o usuário é direcionado ao usar o QR-code estão informações detalhadas, como a tabela nutricional, a descrição sensorial do produto, seus diferenciais, presença de alergênicos e harmonizações. .Confira no vídeo uma explicação mais detalhada.
Nova embalagem para a Deli Chat e um desafio a superar
Published:

Nova embalagem para a Deli Chat e um desafio a superar

Published: