Juliana Guapiassu's profile

Estudo de Caso - Girô

Estudo de caso: Girô 
 Como poderíamos recriar relações no pós pandêmico?
Mostrando as  possibilidades que o UX/UI Design podem ajudar a criar condições favoráveis para uma melhor conexão entre as pessoas após o cenário pandêmico. 
De Setembro de 2021 a Janeiro de 2022, fiz parte da Turma 04 de Design UX/UI da Cubos Academy. Sob a mentoria dos professores Gabriela Ozório e Wesley Simões. Tive a grande oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis sorteadas para o Grupo 10, são elas: Beatriz Milagre, Bruna Seabra, Brena Vaz, Marcos Filipe e Sarah Chitarra. 
Logo nos identificamos e, como um time de super heróis, nos denominamos UxCalibur, baseando-nos no grupo britânico do X-man e também na força da famosa espada do Rei Arthur. Contamos com o acompanhamento das incríveis monitoras Kareen e Nai Lopes.
Para dar início ao projeto, fomos apresentados ao Duplo Diamante, processo adotado pela Cubos onde esquematiza as convergências e divergências de pensamento que acontecem no caminho para alcançarmos a inovação. O mesmo consiste em 4 fases muito importantes: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega. 
Exemplo do duplo diamante
Sobre o Desafio
A partir de um sorteio, dentre diferentes temas abordados, nos foi proposto trabalharmos com o seguinte desafio:
Como poderíamos recriar relações no pós pandêmico?
Descobrindo o problema
Logo vimos que o tema era muito abrangente mas ao mesmo tempo, um tema muito oportuno de ser explorado. A partir de 2020, todos nós passamos (e ainda estamos) por diferentes experiências e sentimentos durante este período conturbado de pandemia. Mas para entender e aprofundar no que se referia à relações, conduzimos uma Desk Research. Com ela foi possível compreender alguns aspectos muito relevantes: 
●Houve um aumento significativo do uso das redes sociais durante o período de pandemia, principalmente na fase de isolamento. 

●Divórcios extrajudiciais sobem 26,9% de janeiro a maio de 2021 e disparam na pandemia;

●A Pandemia afetou de diferentes formas as relações interpessoais - https://site.vidalink.com.br/site/blog/3959/como-a-pandemia-tem-afetado-as-relacoes-interpessoais/

●As atividades físicas foram afetadas pela pandemia, trazendo com ela alto índice de sedentarismo. 
 
●Para um cenário pós pandêmico, será exigido que o indivíduo esteja vacinado com pelo menos a segunda dose para frequentar certos ambientes. 
Entendimento do problema
Além dessas citadas, uma avalanche de informações nos atingiu e precisávamos partir para a criação da Matriz CSD (Certezas, Suposições, Dúvidas) onde poderíamos registrar as informações encontradas bem como continuar o processo focando em nossas Suposições, onde entendemos que poderiam ser a realidade e Dúvidas, das quais foram surgindo através da pesquisa feita. É possível visualizar que após nossa primeira etapa de pesquisas, nossa matriz sofreu algumas mudanças.
Matriz CSD
Tendo em vista as informações apuradas e registradas na Matriz, seguimos para a realização de um Mapa Relacional para nortear nossos objetivos e hipóteses a partir desta etapa do processo. 
Nossos objetivos então se tornaram: 

Objetivo 1: Entender quais os tipos de relação existem e são mais considerados entre as pessoas.

Objetivo 2: Entender como o isolamento social impactou a saúde mental das pessoas. 

Objetivo 3: Entender o papel das redes sociais para manter as relações que existiam.

Objetivo 4: Averiguar se os novos protocolos higiênicos impactam ou impactaram a construção das relações.
A partir destes objetivos traçados, estava na hora de termos contato direto com pessoas no geral que pudessem contribuir com nossas pesquisas. Para isso, optamos por elaborar um questionário online para coletar informações gerais e entrevistas para conhecermos estas pessoas.
Hora de pesquisar!
Pesquisas Quantitativas

Para quantificar as informações e resultados, utilizamos o Google Forms, plataforma online de formulários, onde obtivemos mais de 200 respostas de todo o país de pessoas de diferentes faixas etárias, que contribuíram muito para a validação de nossos objetivos. 
É importante ressaltar que 53,2% das pessoas que responderam, informaram que suas relações próximas foram enfraquecidas por terem se distanciado durante o período pandêmico e quase 30% justificaram esse distanciamento por terem cumprido o isolamento social.
●91,5% das pessoas manteve contato com essas pessoas utilizando as Redes Sociais.

●Aproximadamente 84% sente que está mais ansioso e se sentiram sozinhos durante a pandemia. 

●32% das pessoas eram pessoas extrovertidas. 

●Um dado que nos chamou atenção foi que, 57% das pessoas disse estar preocupado com o cenário de pandemia mas, ao mesmo tempo, quase 45% disse estar vivendo normalmente e se adaptando ao novo normal.
A partir deste formulário, obtivemos o insight de que grande parte das pessoas considera como relações próximas suas famílias, namorados (a) e/ou colegas de trabalho. Neste ponto, começamos a compreender quais grupos de pessoas poderiam nos direcionar como público alvo.

Ao final, disponibilizamos um campo para que, quem se sentisse confortável, deixasse seu contato para uma futura entrevista. Conseguimos conversar com 3 pessoas distintas que se disponibilizaram a fazer parte de nosso estudo sendo entrevistadas. 
Pesquisas Qualitativa - Conversando com possíveis usuários
Ao conversarmos com essas 3 pessoas de diferentes faixas etárias, tivemos o intuito de aprofundar na visão pessoal destes usuários acerca de certos pontos: qual era a forma de pensar a respeito da pandemia, como elas estavam se sentindo nos últimos tempos (em termos de saúde mental) e como imaginavam um cenário pós pandêmico. Dentro desse cenário, conseguimos identificar similaridades entre as entrevistas:
Sobre a pandemia e relações 

●Todos os entrevistados citaram que perceberam o enfraquecimento de algumas relações que antes eram muito próximas.

●Os 3 entrevistados responderam que já tomaram a primeira dose da vacina mas responderam que, em uma possível flexibilização em lugares que podem ter  aglomerações, ainda não se sentiriam completamente à vontade para frequentá-los. 

●Ainda respeitam às indicações de segurança contra a covid e utilizam máscaras, álcool em gel e cumprem o distanciamento. 
Sobre a saúde mental

●Sentiram que a ansiedade aumentou durante esse período e em alguns casos, houve constantes crises. 

●Apesar de se considerarem pessoas extrovertidas e sociáveis, se sentiram sozinhas e afastadas da família, ainda que tentassem manter certo contato. 

●Tentaram encontrar maneiras de aliviar toda essa pressão através de atividades de casa e/ou atividades físicas. 
Sobre as Redes Sociais

●Todos se consideraram usuários ativos e frequentes nas redes sociais, principalmente Instagram, TikTok e WhatsApp. 

●Utilizaram esse meio para manter contato com os parentes e amigos afastados. 

●Também viram nas redes sociais uma oportunidade de crescimento profissional ganhando uma renda extra através da divulgação do seu trabalho. 
Definindo o problema
Através destas descobertas com o usuário, tivemos alguns insights que nos ajudaram a construir nosso mapa de empatia como forma de definir quem são de fato estas pessoas.
Mapa de empatia
Persona

Nesta etapa, conseguimos identificar as dores e necessidades de nossos usuários, bem como seus objetivos e comportamentos. Neste momento, pudemos enxergar com mais clareza quem seria nossa persona principal que representa similaridades e padrões encontrados em toda a etapa de descoberta.
Persona
Partindo da premissa que foi possível compreender na fase de contato com usuários, nossa persona está em conflito interno entre ter a necessidade de voltar a se socializar, por questões de saúde mental, mas ao mesmo tempo, sente preocupação e medo devido aos riscos proporcionados pela pandemia da covid 19.
Concepção - Trabalhando na Solução

A partir da criação da Persona em questão, voltamos à necessidade principal do desafio: como poderíamos incentivar essa pessoa a recriar relações dentro das limitações pandêmicas que um cenário pós pandemia ainda iria proporcionar?
Após os levantamentos de pontos de dor e necessidades de nossa persona e entendimento do conflito principal, visualizamos com clareza como poderíamos ajudá-la e assimilamos nossos objetivos:
●Devido à necessidade de socializar, gostaríamos de sugerir, através de um aplicativo, atividades para nossa persona que fossem possíveis de serem realizadas com outras pessoas com segurança em um cenário pós pandêmico.

●Essas atividades seriam baseadas especificamente no perfil do usuário, sendo necessário conhecê-lo através de algumas perguntas iniciais. 

●Ao sugerir as atividades, também seria necessário informar como os protocolos de segurança contra a dispersão da COVID-19 e suas variantes são aplicados nestes lugares.
Nosso maior intuito era reaproximar as pessoas com segurança para que a pressão psicológica fosse aliviada e mais ainda, fosse reforçado os laços que se enfraqueceram. Para isso, realizamos a etapa de priorização através da Matriz MoSCoW para definir as prioridades do aplicativo.
Matriz MoSCoW
User Flow

Após a decisão de quais funcionalidades seriam essenciais para nossa solução, criamos o fluxo a ser seguido pelo usuário, chamado de User Flow, para prosseguirmos com o desenvolvimento do aplicativo.
User Flow
Criado o fluxo, continuamos a trabalhar na solução do nosso problema e nesse ponto, o aplicativo começava a tomar forma através dos Wireframes de baixa fidelidade, os primeiros passos, em termos de UI - User Interface, rumo ao aplicativo final, com as seguintes telas:
Wireframes
Entrega - Partiu dar um Giro?
Em tempos de pandemia, passamos por um turbilhão de emoções, experiências e sentimentos que talvez antes não imaginávamos possíveis. Então pensamos: precisamos nos renovar, nos reinventar… precisamos dar um Giro na nossa vida mesmo que diante de todas essas dificuldades e nos reconectar com as pessoas que gostamos e lugares que queremos visitar. E foi aí que surgiu o Girô!
O Girô oferece um ambiente amigável e leve que se conecta diretamente com seu usuário, entendendo suas dores e necessidades. 

Escolhemos a cor azul para inspirar calma e transformação, para que essas sensações fossem transmitidas através do app e nossos usuários tivessem a impressão de mudança e perceber que sua vida realmente girou. E um ponto importante, um esquema de cores que fosse acessível a todos.
Style Guide
Protótipo
O Girô, tem como objetivo principal oferecer novos tipos de atividades de acordo com sua necessidade mental e física de se reencontrar e recriar suas relações depois de um período repleto de turbilhões emocionais e enfraquecimento de laços interpessoais. Mas acima de tudo, levar em consideração sua personalidade única, que faz parte do que você é. Assim, possibilita um reencontro apropriado: aconchegante, divertido e seguro. 
Girô e suas funcionalidades
Quiz
Visto que as atividades sugeridas se baseiam na individualidade do usuário, oferecemos a eles perguntas relacionadas à saúde mental e personalidade para o conhecermos melhor. Logo em seguida, damos o feedback em qual personalidade ele se encaixa de forma mais personalizada possível através dos traços únicos informados por ele. 
Atividades
Aqui está o ponto chave do nosso aplicativo! O usuário é convidado a conhecer atividades que dão match com seu perfil e suas informações mais relevantes e, além delas, é possível conhecer atividades que estão em alta entre os usuários.
Informações
As informações sobre os lugares e atividades estão sempre à mão do usuário!  O nosso maior objetivo é informar ao usuário a descrição completa da atividade sugerida e o porque ela se encaixa em seu perfil. Um ponto muito importante é que neste ponto, são informados todos protocolos de segurança contra o coronavírus para que o usuário tenha conhecimento e se proteja! 
Perfil  
No seu perfil, sempre será registrado seus lugares preferidos, próximas sugestões e todas as informações sobre sua navegação e salvos dentro do app. 
Comunidade
A ideia é se reconectar! É possível interagir através de comentários e convidar aquelas pessoas que se afastaram tanto para se juntar a você à atividade tanto para conhecer o app, criando uma rede de relações online e offline.
Navegue pelo protótipo 

Gostou da ideia? Dê uma olhada no nosso protótipo. Aqui é possível navegar por suas funcionalidades e conhecer o Girô. 

Validando a Solução - Teste de Usabilidade
Optamos por aplicar o teste de forma remota e escolhemos 3  pessoas que já haviam contribuído para o projeto na fase de pesquisa e contato com o usuário. O intuito era realmente apresentar o app à alguém que estava dentro do perfil de nossa persona para compreender se a solução era realmente uma boa forma de lidar com suas necessidades.

O principal objetivo do teste era viabilizar as tarefas básicas do aplicativo, observando se, no ponto de vista do usuário, o fluxo era intuitivo e simples para conclusão. Levamos em consideração os fluxos de criação de conta, resposta ao quiz inicial, exploração das atividades sugeridas e, principalmente, a identificação fácil de todas as informações fornecidas. 
Resultados e feedbacks
O retorno dos testes foi muito positivo e as tarefas foram validadas de forma simples e coerente. No entanto, recebemos feedbacks incríveis de possíveis aplicações e melhoras no app que tratamos como backlog incentivador a continuar trabalhando em seu desenvolvimento. Nesse ponto, ficamos muito felizes pela aceitação da solução, mas entendemos que ainda temos detalhes a serem trabalhados para sanar ainda mais as necessidades dos nossos usuários. 
Gratidão e aprendizado adquirido
O Girô não foi apenas um projeto de curso, foi O projeto em que me apaixonei ainda mais por Ux/Ui, que me fez crescer como pessoa e entender melhor o mundo em que vivemos. 
Gratidão a toda a equipe da Cubos Academy e aos meus companheiros de grupo e mais novos amigos!
Este projeto foi feito em 2021. Em 2024  decidi dar uma nova cara para o Girô. Caso tenha interesse em conhecer, aqui está o link :

https://dribbble.com/shots/23953060-Gir-2-0?utm_source=Clipboard_Shot&utm_campaign=juguapiassu&utm_content=Gir%C3%B4%202.0&utm_medium=Social_Share&utm_source=Clipboard_Shot&utm_campaign=juguapiassu&utm_content=Gir%C3%B4%202.0&utm_medium=Social_Share
Estudo de Caso - Girô
Published:

Owner

Estudo de Caso - Girô

Published: