Ana Carolina's profile

Texto jornalistico

O Parque horto florestal sugere escape de rotina agitada em São Paulo.
Um dos mais antigos parques de São Paulo oferece tranquilidade e lazer  para seus usuários.

O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, um dos mais antigos da capital, dentro da cidade de pedra que é SP, foi a primeira área de conservação efetivamente implantada no estado de São Paulo no fim do século 19, com cerca de 187 hectares de área verde, sendo 35 destinados ao público acaba se tornando uma aula de conscientização ambiental com diferentes ecossistemas.Localizado na Zona Norte de SP é gratuito e aberto diariamente das 6h às 18h pelo horário de Brasília.
Criado em 1986 pelo decreto 335 por iniciativa do botânico sueco da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, Alberto Loefgren. Por este motivo, o Parque Estadual da cidade passou posteriormente a ter seu nome como uma homenagem a ele que ajudou a fundar o parque há mais de um século. Em meados de 1930, o parque acomodava o Governador do Estado de São Paulo, em um Palácio oficial de verão nele possui acervos de estudo botânico, pinturas e raras espécies vegetais é aberto ao público porém agendando com antecedência. O parque conta com uma flora altamente rica e protegida pelo poder público.
O lugar além de ser ótimo para se aprender sobre as espécies de animais que são das mais variadas como  maritacas, patos, tartarugas e capivaras tendo a prevenção ecológica também do famoso Pau-brasil, acaba sendo uma boa opção de lazer para a família vale lembrar que ele possui playground, área com equipamentos de ginástica, quadras de futebol, uma pista de cooper e o Museu Florestal Octávio Vecchi que possui acervo de madeiras rica em detalhe.O lugar tem algumas apresentações ao ano das mais variadas formas de arte e contém exposições de artistas como do grupo Art Blanch´aime que ficará no parque com a exposição “uma declaração de amor à arte” que fica em exposição até oito de dezembro .
O lugar é bem pensado para todos os públicos e com isso conto que para aqueles que gostam de um contato maior com a natureza podem tirar um passaporte de  trilhas do Estado de São Paulo gratuitamente, “É vivendo, de perto, que se aprende a importância da preservação”, se lê no site oficial da iniciativa.
Em maio de 2019 foi proibida a entrada de animais domésticos para não pôr em risco a vida dos animais que lá habitam, e para a prevenção dos próprios animais domésticos que ali chegam a ser abandonados.
O parque é bem conservado altamente elogiado com um peso enorme de educação ecológica e sempre acaba tendo uma atividade para todos todos os tipos de público, vale muito ir aos fins de semana em um passeio com a família ou durante a semana que acaba sendo mais usado pelos usuários para fazerem exercícios físicos. Um local com bastante área verde e muito ar puro.

Exposição “uma declaração de amor à arte”, disponível até 8 de dezembro.  


Texto jornalistico
Published:

Texto jornalistico

Published:

Creative Fields